Apenas 7 dos 81 senadores compareceram a todas as 36 sessões deliberativas ordinárias realizadas no primeiro semestre legislativo, entre fevereiro e julho. Entre os mais assíduos estão Reguffe (Sem partido-DF) e José Pimentel (PT-CE), que já tinham atingido 100% de presença durante todo o ano de 2017.
Também marcaram presença em todas as sessões os senadores Airton Sandoval (MDB-SP), Flexa Ribeiro (PSDB-PA), José Medeiros (Podemos-MT), Lúcia Vânia (PSB-GO) e Waldemir Moka (MDB-MS).
Veja a assiduidade de cada senador(a)
Em ritmo de corrida eleitoral, a lista dos mais assíduos deve sofrer alterações até o fim do ano, com o Congresso andando a passos lentos graças às campanhas dos parlamentares. Desde a volta do recesso, que pela Constituição acaba em 1º de agosto, somente duas sessões deliberativas foram realizadas, em 7 e 8 de agosto.
Única mulher entre os parlamentares mais assíduos, a senadora Lúcia Vânia (PSB-GO) afirmou que, graças ao esforço concentrado nas Casas, não vai ser tão difícil manter a frequência alta durante a campanha. Ela concorre à reeleição e acredita que vai manter os 100% de frequência.
Leia também
No ano passado, apenas três senadores conseguiram fechar o ano com a marca de mais assíduos: Reguffe, Pimentel e Randolfe Rodrigues (Rede-AP). O Congresso em Foco atualiza o levantamento da assiduidade dos senadores periodicamente.
Há três anos e meio sem faltar a nenhuma sessão deliberativa ordinária, Reguffe diz que a presença em plenário é um obrigação dos senadores. “O mandato é muito mais do que apenas você estar presente. Mas você também tem de estar presente. O mandato não se resume a isso, mas essa é também uma obrigação do parlamentar”, ressaltou. Eleito em 2014, o senador foi estava entre os mais assíduos em 2015, 2016 e em 2017.
O dia 2 de maio foi a sessão em que foi registrado o menor quórum do semestre. Naquela quarta-feira após o feriado de 1º de maio, só 41 senadores apareceram para a sessão deliberativa. O maior quórum foi registrado em quatro ocasiões: nos dias 20 e 21 de fevereiro, 21 de março e 9 de maio, quando 75 senadores registraram presença.
Até duas faltas
No total, um terço dos senadores, titulares e suplentes, registrou assiduidade acima dos 90%. No ano passado, pelo menos 48 dos 87 titulares e suplentes que exerceram mandato durante o ano compareceram a mais de 90% das sessões.
Além dos sete sem faltas, outros 22 senadores faltaram a, no máximo, duas sessões: Ana Amélia (PP-RS), Paulo Rocha (PT-PA), Regina Sousa (PT-PI), Simone Tebet (MDB-MS), Valdir Raupp (MDB-RO), Armando Monteiro (PTB-PE), Dalirio Beber (PSDB-SC), Lasier Martins (PSD-RS), Marta Suplicy (MDB-SP), Romário (Podemos-RJ), Tasso Jereissati (PSDB-CE), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Ângela Portela (PDT-RR), Ciro Nogueira (PP-PI), Eduardo Amorim (PSDB-SE), Elmano Férrer (MDB-PI), Hélio José (Pros-DF), João Capiberibe (PSB-AP), Lindbergh Farias (PT-RJ), Maria do Carmo Alves (DEM-SE), Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Wellington Fagundes (PR-MT).
Uma vergonha para os Senadores por São Paulo. Aluísio correu para ser SUBALTERNO Do executivo, e os outros dois?
E loucos pela reeleição para ganhar mais e continuar a fazer porcaria nenhuma.
Reguffe Presidente 2022.
Engraçado que na hora de receber, essas merdas recebem normal como se tivessem comparecido.
Imagina se um cidadão como faz isso no trabalho. No mínimo é demitido.
Bando de vagabundos corruptos.
Pode deixar que essa farra vai acabar no Congresso e nos Governos estaduais. Nessas eleições Majoritárias de 2018 haverá uma limpeza geral no Congresso Nacional e nos governos estaduais. Esses políticos que estão aí há anos na política só enriquecendo em detrimento da saúde, educação, segurança e saneamento básico para o povo, vão ter uma resposta contundente. As eleições Municipais de 2016 já deu uma aviso, mas eles continuaram com as suas falcatruas, corrupções e desvios do dinheiro público. A Lava Jato veio abrir os olhos e a mente do povo e agora o povo sabe quais são os partidos corruptos e os seus membros, por isso, eles vão ter o que merecem. O povo simplesmente cansou e não é idiotas como eles pensam. Como disse o Lula na campanha da reeleição da Dilma, quando o repórter lhe perguntou se ele não estava preocupado com a reeleição da Dilma, ele simplesmente respondeu “o povo está interessante em futebol e carnaval”. Ele está tendo o que merece por achar que o povo são um bandos de idiotas. https://uploads.disquscdn.com/images/b640b54e864228f9bf3608b83d2ab08ad1c11caf298742bbf2c2b60090e28f29.jpg
Daí você acordou de seu devaneio, não é? Acha mesmo que alguma coisa vai mudar? Que haverá limpeza? Pobre coitado, inocente de tudo.
De fato não haverá se todos os brasileiros pensar como você um tremendo fracassado. E é tudo que esses corruPTos que estão aí no poder há anos querem. Tanto você quanto eles vão quebrar a cara, simplesmente porque o povo acordou e acabou a pouca vergonha na política Nacional.
Se faltaram tanto até hoje, imagine daqui até as eleições, quando o mais importante para eles será garantir a boquinha nos próximos anos…
Pior é que tem gente que vota nessas merdas. Daí vem reclamar de corrupção.