Prêmio: Jean Wyllys ultrapassa Chico Alencar como melhor deputado

Apesar de assumir a liderança na categoria geral, deputado fluminense vê o senador Randolfe Rodrigues se aproximar na disputa como Parlamentar de Futuro. Só um voto separa os dois

O deputado Jean Wyllys (Psol-RJ) ultrapassou seu companheiro de bancada, Chico Alencar (Psol-RJ), na disputa da categoria de melhor deputado do Prêmio Congresso em Foco 2012. Mas corre o risco de ser superado pelo senador Randolfe Rodrigues (Psol-AP) como Parlamentar de Futuro, que distingue os melhores congressistas com menos de 45 anos. Essas são as principais novidades da nova parcial da votação entre os internautas, divulgada nesta tarde.

Cristovam Buarque (PDT-DF) conseguiu se manter à frente de Eduardo Suplicy (PT-SP), ampliando sua vantagem, que era de apenas oito votos no boletim publicado anteontem (24), para 59 votos. Na parcial anterior, Chico tinha 13 votos de frente sobre Jean. Agora, aparece oito votos atrás.

Entre aqui para votar no Prêmio Congresso em Foco
Veja como está a votação entre os selecionados pelos jornalistas

Veja a votação entre os indicados pelos internautas

Nas demais categorias, de acordo com a última parcial, os líderes são:
- Defesa da Democracia – Eduardo Suplicy;
- Defesa dos Consumidores e Defesa da Previdência Social e dos Servidores – senador Paulo Paim (PT-RS);
- Desenvolvimento Econômico – senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP);
- Combate ao Crime Organizado e Defesa da Segurança Jurídica e da Cidadania – Randolfe Rodrigues;
- Defesa da Saúde – deputado Dr. Rosinha (PT-PR), e
- Defesa da Inovação Tecnológica – Cristovam Buarque.

Mas o cenário ainda pode mudar. O internauta tem até o dia 15 de outubro para definir a ordem final de classificação dos parlamentares indicados pelos 186 jornalistas que participaram da primeira fase de votação. Todos eles serão premiados em evento marcado para o dia 8 de novembro. Pela primeira vez, este ano o internauta também pode acrescentar um nome, por categoria, à relação dos indicados pelos jornalistas. Os mais votados também serão contemplados. Também de maneira inédita, estão fora da lista de votação os deputados e senadores que respondem a acusações criminais e a processo no Conselho de Ética ou que são alvos de denúncias de violação aos direitos humanos, como prática de trabalho escravo ou manifestações preconceituosas violentas, como homofobia.

A votação

O processo de votação na internet será monitorado pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federal (APCF). Para ser computado, o voto do internauta será confirmado por link a ser enviado por e-mail após votação no próprio site. Não é possível votar mais de uma vez com o mesmo e-mail. O monitoramento realizado também identifica votos de origem irregular, impedindo a sua contabilização.

O Prêmio Congresso em Foco é uma iniciativa do site Congresso em Foco, apoiada por diversos parceiros, que tem como finalidade premiar os melhores parlamentares do Congresso Nacional e estimular a sociedade a acompanhar seus representantes de modo ativo e permanente.

A edição deste ano tem o patrocínio da Ambev, da Petrobras e da Souza Cruz, e o apoio da Associação Nacional dos Peritos Criminais (APCF), da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (ArpenBrasil), da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), da Federação Brasileira de Associações Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), da Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef) e da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp). A iniciativa tem ainda o apoio institucional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, da Agência Radioweb e da ONG carioca A Voz do Cidadão, que mantém programa de mesmo nome na Rede CBN de Rádio.

Tudo sobre o Prêmio Congresso em Foco

Saiba mais sobre o Congresso em Foco

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!