Nova proposta do governo vincula multa do FGTS ao Minha Casa, Minha Vida

Projeto apresentado faz parte da tentativa do governo de manter veto da presidente Dilma ao texto que acaba com a multa

A ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti, apresentou aos líderes da base aliada, em reunião nesta terça-feira (17), projeto de lei complementar (PLP) do governo estabelecendo que os recursos advindos da multa de 10% sobre o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) serão destinados ao programa Minha Casa, Minha Vida. A multa é paga pelos empregadores em caso de demissão sem justa causa.

O projeto altera a Lei Complementar 110/01, que instituiu a multa. Conforme a proposta, os trabalhadores demitidos sem justa causa que não tenham sido beneficiários do programa habitacional do governo poderão sacar o valor da multa no momento de sua aposentadoria. Segundo a ministra, o projeto já foi encaminhado à Câmara.

A apresentação da proposta é uma tentativa do governo de manter o veto da presidente Dilma Rousseff ao PLP 200/12, que acaba com a multa adicional de 10% sobre o saldo do FGTS do trabalhador demitido sem justa causa. O governo argumenta que o montante arrecadado com essa multa (em torno de R$ 3 bilhões em 2013) financia o Minha Casa, Minha Vida. Porém, hoje essa vinculação não está prevista em lei.

A votação dos vetos da presidente Dilma Rousseff ao PLP 200/12 e a outras propostas está prevista para hoje, em sessão do Congresso marcada para as 19 horas. Para derrubar um veto, são necessários 257 votos de deputados e 41 de senadores.

O líder do PT, deputado José Guimarães (CE), disse que as bancadas do PT e do PMDB votarão pela manutenção dos vetos. “O governo não pode prescindir dos recursos advindos da multa de 10% sobre o FGTS neste momento”, afirmou. Guimarães acrescentou, porém, que ainda há divergências dentro da base, por parte do PDT, PSB e PR.

Leia mais sobre FGTS

Outros textos sobre vetos presidenciais

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!