Milton Pascowitch será ouvido nesta quinta pela CPI da Petrobras

Pascowitch foi convocado depois que a Justiça cancelou a acareação prevista entre o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e o doleiro Alberto Youssef

A CPI da Petrobras decidiu ouvir nesta quinta-feira (6) o depoimento do empresário Milton Pascowitch, um dos presos da Operação Lava Jato. Pascowitch é acusado de intermediar propinas da empreiteira Engevix para diretores da Petrobras, para o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto e para o ex-ministro chefe da Casa Civil José Dirceu. A ida dele à CPI foi autorizada pelo juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara da Justiça Federal, em Curitiba (PR), responsável pelas investigações da Lava Jato.

Pascowitch foi convocado depois que a Justiça cancelou a acareação prevista entre o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e o doleiro Alberto Youssef – a pedido da defesa de Costa, que alegou problemas de saúde.

Outra decisão judicial relativa à CPI foi a concessão de um habeas corpus, pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, que suspende a aprovação da quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico de duas filhas, da mulher e da irmã do doleiro Alberto Youssef: respectivamente Taminy Youssef, Kemelly Caroline Fujiwara Youssef, Joana Darc Fernandes Youssef e Olga Youssef.

Diante disso, o autor dos requerimentos, deputado Celso Pansera (PMDB-RJ), sugeriu que os deputados procurassem os ministros do STF para explicar a importância da decisão. “Estamos tentando marcar um encontro com o ministro Celso de Mello, que é o relator do caso”, explicou Hugo Motta, presidente da CPI da Petrobras.

As quebras de sigilo tinham sido aprovadas em reunião da CPI em junho, mas foram suspensas em decisão liminar concedida pelo STF. Os advogados de Youssef argumentaram que a comissão não justificou devidamente a necessidade de quebra dos sigilos, votados em bloco com outros 136 requerimentos.

Com informações da Agência Câmara

Mais sobre CPI da Petrobras

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!