Deputados vão discutir pacto federativo com Geraldo Alckmin

Em audiência pública, deputados querem avaliar as ideias do governador de São Paulo para a partilha de recursos públicos entre as esferas de governo

A comissão especial que discute o pacto federativo vai promover audiência pública com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, na próxima terça-feira (9). Os deputados querem avaliar as ideias de Alckmin para a partilha de recursos públicos entre as esferas de governo (União, estados, Distrito Federal e municípios).

O debate foi sugerido pelo presidente do colegiado, deputado Danilo Forte (PMDB-CE). Ele destaca que Alckmin defende uma fiscalização mais severa na cobrança de ressarcimento dos planos de saúde ao poder público quando utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS). “Na época em que eu participava do Comitê de Gestão do Ministério da Saúde, em 2009, cerca de R$ 2 bilhões deixavam de entrar nos cofres do SUS por ano porque as operadoras não repassavam esse dinheiro para o sistema público", informa Danilo Forte.

O deputado reforça que uma das prioridades da comissão é reunir sugestões de prefeitos e governadores para aprimorar os serviços públicos: "O que a população mais clama é por um bom serviço público, o que só se tornará realidade se tivermos uma uniformidade tanto nas questões administrativas quanto no financiamento".

A reunião será realizada no plenário 3, a partir das 14 horas.

Mais sobre pacto federativo

Continuar lendo