Começa a edição 2010 do Prêmio Congresso em Foco

Rudolfo Lago


Aldo Rebelo (PCdoB-SP), Cristovam Buarque (PDT-DF), Marina Silva (PV-AC), Alvaro Dias (PSDB-PR), Manuela D’Ávila (PCdoB-RS), Fernando Gabeira (PV-RJ), Demóstones Torres (DEM-GO), Henrique Fontana (PT-RS), Renato Casagrande (PSB-ES). Há uma coisa em comum entre todos esses parlamentares. Ao longo dos últimos anos, eles já ganharam alguma vez o Prêmio Congresso em Foco como alguns dos melhores parlamentares do ano. O Prêmio Congresso em Foco já é um marco na agenda política de Brasília. E, hoje, dá a largada para a sua quinta edição. Este ano, a intenção é tornar a cerimônia de premiação, marcada para o dia 22 de novembro, a grande festa de celebração da legislatura que termina em fevereiro do ano que vem, uma oportunidade de despedida dos parlamentares que deixarão o Congresso e de boas-vindas para os novos que chegam.


Para marcar o início das atividades relativas à edição 2010 do prêmio, seus organizadores farão um almoço hoje no restaurante Dudu Camargo, em Brasília. Apoiadores do prêmio, jornalistas da cidade e parlamentares vencedores nas edições passadas se reunirão para uma exposição do que se planeja para esta edição.


O objetivo central do Prêmio Congresso em Foco é enfrentar o mito de que “todos os políticos são iguais”. O prêmio parte da premissa de que nem todos são iguais, e que é possível ainda mais demarcar as diferenças se as características que se esperam de cada político forem reforçadas. Assim, a lógica que perpassa o prêmio é valorizar o trabalho dos deputados e senadores que, no entender dos jornalistas que cobrem o Congresso e dos leitores do site, mais aproximam seu trabalho do atendimento dos principais interesses da sociedade brasileira. O debate em torno da premiação acaba sendo um estímulo para a participação política da sociedade, já que são os internautas que definem a classificação final.


Primeira etapa


Feito hoje o almoço de lançamento, se iniciará a primeira etapa de votação dos parlamentares. Nessa primeira etapa, participam os jornalistas que fazem a cobertura do Congresso Nacional. Eles escolherão os deputados e senadores que, no seu entender, melhor representaram em 2010 os interesses da população. A votação, na quarta e na quinta-feiras (1º e 2), será acompanhada pelo Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal. No ano passado, 176 jornalistas, ligados a 49 diferentes veículos, participaram da votação.


Da votação dos jornalistas, resulta uma lista de 25 deputados federais e dez senadores. Todos os parlamentares selecionados pelos jornalistas serão premiados com certificados.

Os jornalistas indicarão também parlamentares que receberão menções especiais em áreas como combate à corrupção, defesa da saúde, da educação e do meio ambiente e também os responsáveis pela melhor iniciativa do Congresso em 2010 (projeto aprovado, decisão administrativa etc.


Segunda etapa


No sábado (4), o site divulgará a lista dos parlamentares escolhidos pelos jornalistas. Na segunda-feira (6), começará a segunda etapa, com a votação feita pelos leitores do Congresso em Foco pela internet. Este ano, ao contrário dos anos anteriores, não haverá o acompanhamento on-line da votação. O Congresso em Foco publicará relatórios parciais ao longo do período de votação com os resultados até aquele momento. A medida permitirá submeter os votos a uma auditoria mais rigorosa, antes da validação, para evitar possíveis fraudes.


A votação pela internet se estenderá até 31 de outubro. Em 22 de novembro, em Brasília, serão premiados com troféus os três deputados e os três senadores mais votados pelos internautas e com placas, os que ficarem entre a quarta e a décima colocação.
 
Veja abaixo, em ordem alfabética, alguns dos parlamentares vencedores nas edições anteriores do Prêmio Congresso em Foco:

Deputados:
Aldo Rebelo (PCdoB-SP); Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ); Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM-BA); Antonio Carlos Pannunzzio (PSDB-SP); Arlindo Chinaglia (PT-SP); Arnaldo Madeira (PSDB-SP); Chico Alencar (Psol-RJ); Dr. Rosinha (PT-PR); Fernando Gabeira (PV-RJ); Flávio Dino (PCdoB-MA); Gustavo Fruet (PSDB-PR); Henrique Fontana (PT-RS); José Carlos Aleluia (DEM-BA); Luciana Genro (Psol-RS); Luiza Erundina (PSB-SP); Manuela D’Ávila (PCdoB-RS); Maurício Rands (PT-PE); Miro Teixeira (PDT-RJ); Rafael Guerra (PSDB-MG); Rita Camata (PSDB-ES); Rodrigo Rollemberg (PSB-DF).


Senadores:
Aloizio Mercadante (PT-SP); Alvaro Dias (PSDB-PR); Arthur Virgílio (PSDB-AM); Cristovam Buarque (PDT-DF); Demóstones Torres (DEM-GO); Eduardo Suplicy (PT-SP); Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE); José Agripino Maia (DEM-RN); Marina Silva (PV-AC); Paulo Paim (PT-RS); Pedro Simon (PMDB-RS); Renato Casagrande (PSB-ES).


Leia também:


Tudo sobre as edições anteriores do Prêmio Congresso em Foco

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!