Chico Alencar leva prêmio por defesa da democracia

Líder do Psol na Câmara foi o mais votado pelos internautas na categoria do Prêmio Congresso em Foco concedida pelo site em parceria com a APCF

O deputado Chico Alencar (Psol-RJ) é o destaque no Congresso Nacional na defesa da democracia e da cidadania em 2011. Ele recebeu 5.126 votos dos internautas na categoria do Prêmio Congresso em Foco concedida pelo site em parceria com a Associação dos Peritos Criminais Federais (APCF).

Chico recebeu o troféu das mãos do presidente da APCF, Hélio Buchmüller. A disputa por essa categoria foi acirrada. Os senadores Paulo Paim (PT-RS), com 4.957 votos, e Cristovam Buarque (PDT-DF), com 4.892, ficaram com a segunda e a terceira colocação, respectivamente. Os também senadores Demóstenes Torres (DEM-GO), com 2.338 menções, e Pedro Simon (PMDB-RS), com 2.229, vieram a seguir. Eles foram os mais votados pelos 267 jornalistas que participaram da primeira fase de votação do prêmio.

Trajetória

Carioca, 62 anos, Chico está no terceiro mandato na Câmara. Projetou-se na política como líder comunitário. Mestre em Educação, autor de 26 livros, é professor licenciado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Entre 1987 e 2005, foi filiado ao PT, pelo qual conquistou seu primeiro mandato na Câmara.

Foi vereador e deputado estadual. Trocou o PT pelo Psol em 2005, no auge do escândalo do mensalão. Contundente nas críticas ao governo e também à oposição feita pelo PSDB e pelo DEM, é uma das principais referências na defesa da ética e da transparência na administração pública.

Chico Alencar foi contemplado em todas as edições do Prêmio Congresso em Foco. Nos últimos três anos, foi considerado o melhor deputado pelos jornalistas que cobrem o Congresso. Em 2010, foi o mais votado pelos internautas. O atual líder do Psol também foi o mais votado pelos 267 profissionais de imprensa que participaram da primeira fase do prêmio, o que ainda lhe permite concorrer ao título de melhor deputado. O anúncio do vencedor desta categoria ocorrerá em instantes.

Prêmio

O Prêmio Congresso em Foco 2011, que este ano tem como tema a construção da democracia, tem o patrocínio da Ambev e da Petrobras. É apoiado pela Associação Nacional dos Peritos Criminais (APCF), pela Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pelo Sindicato Nacional dos Fiscais Federais e Agropecuários (ANFFA Sindical). Também apoiam o prêmio a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), a Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg), a Associação Nacional de Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), a Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), a TIM, a Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Este prêmio também é realizado em parceria com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal.

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!