Para fugir da polarização e mostrar que existe eleição para além do bolsonarismo e do lulismo, a Rede Sustentabilidade, o PSB, o PDT e o PV estão em constante diálogo para montar uma frente progressista com o intuito de garantir a eleição de prefeitos e vereadores nas principais cidades do país em 2020.
> Rede flerta com Marta Suplicy, mas descarta aliança com o PT
Com certa frequência tem havido reuniões entre Pedro Ivo (Rede), Carlos Lupi (PDT), Carlos Siqueira (PSB) e José Luiz Pena (PV) – todos presidentes de seus partidos -, para afinar a formação das chapas municipais. A informação foi checada pelo Congresso em Foco com seis fontes que estão participando direta ou indiretamente das negociações.
Leia também
O PT tem tentado diálogo com os partidos e se mostra aberto a negociar para fazer parte dessa frente, porém, as agremiações não querem se unir com a sigla de Lula. “O PT está aberto a dialogar. Se isso acontecer sem o PT, não vai ter sucesso”, disse reservadamente uma fonte petista ao site.
A frente progressista não tem evitado apenas o PT; Psol e PCdoB também estão sendo excluídos dos diálogos. “Eles são muito alinhados ideologicamente com o PT”, explicou um membro do PSB.
“Eles não querem conversar com a gente, acho que isso é um erro”, retrucou uma fonte do Psol para a reportagem.
PublicidadeNos bastidores, quando as lideranças partidárias se reúnem, em especial do PSB e do PDT, a principal frase que se escuta é que “o PT quer um ‘hegemonismo’, o PT quer impor sua agenda”, e é isso que tem afastado os outros partidos.
“O PT, institucionalmente, tenta manter uma relação cordial com os partidos todos. Exemplo disso é a nota de ontem (03)”, disse um membro do partido. A nota em questão, foi assinada por oito partidos de oposição – PT, PSB, PDT, Psol, PCdoB, Rede, PV e Unidade Popular – contra a agenda do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Apesar desta nota, a orientação dos partidos nesta quarta-feira (4) demonstra que os dois blocos de esquerda estão longe de se alinharem. A pauta no Plenário era do orçamento impositivo, para a derrubada ou manutenção do veto 52: o PT, Psol e PCdoB entraram em obstrução, enquanto o PSB, PDT, Rede e PV votaram pela manutenção do veto.
Em São Paulo, inclusive, está perto de se anunciar uma chapa que inclui o PSB e PDT. A Rede Sustentabilidade, por exemplo, já estava com as conversas bem adiantadas com a ex-prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, que deseja pleitear ao cargo novamente em 2020. Mas, após receber uma pesquisa que demonstra que, em caso de aliança com o PT, poderia ser vencedora na capital paulista, Marta se inclinou em fechar com Fernando Haddad de cabeça de chapa e ela como vice. A Rede, entretanto, não aceita fechar acordo com o PT e se recusou a filiar a ex-prefeita, tamanha é a cisão entre as siglas.
No Rio de Janeiro, a chapa Psol, PCdoB e PT na prática já está funcionando. Nesse último caso existe uma exceção, o PV, até o momento, está apoiando Marcelo Freixo (Psol-RJ) para a prefeitura da capital carioca.
Algumas lideranças petistas estão autorizadas a tentar dialogar e ver onde é possível uma aliança para afastar o partido desse isolamento em que está sendo jogado. Na próxima semana, o diretório nacional do partido se reunirá para, dentre outras demandas, discutir a estratégia que deve ser adotada diante desse cenário que se desnuda.
> Oposição e Centrão estudam formar superbloco com 481 deputados
Legenda da foto do nove dedos nesta matéria.. “”” OLHA O TAMANHO DO NABO QUE EU TOMEI DO MORO!!!”” KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
rsrsrs
Aqui em SP PSDB não ganha mais nada e se o PT concorrer é certeza de vitória, pois os pobres estão acordando. É Haddad e Marta como vice. E no ABC paulista, PSDB também não leva, pois o PT está forte como nunca. Só em Santo André o PSOL com a candidatura de Bruno Daniel, que vem a ser irmão de Celso Daniel, vai desequilibrar a peleja. O povão está acordando, principalmente os trabalhadores, pois já viram que governos de direta só estão ferrando os pobres e trabalhadores. Basta lembrar de Dória: ganhou a prefeitura de SP contra Haddad, mas quando concorreu para o governo de SP perdeu na cidade de SP e só ganhou graças aos votos do interior do estado. Mas o pessoal do interior do SP já está vendo o péssimo governador que ele é.
Marta é uma oportunista profissional e explícita, melhor sem ela!
Mas Marta, gostem ou não, é considerada até hoje a melhor prefeita que SP já teve.
Há controvérsias… Haddad não vence nem para síndico.
Tomou o remedinho já? kkkk
É bom para para a direita.
O tempo está mostrando que são esses crápulas ladrões do dinheiro público…
O PT morreu e tenta em vão sair do caixão!
Parece que nem estão tentando. Tem um cadáver deitado encima que impede a saida.
Melhor mesmo! Lula se tornou um obstáculo, só e unicamente pensa nele mesmo. Tem gente muito capaz e talentosa na esquerda que não ganham chances porque o óraculo de Garanhuns não deixa.
Independente de quem seja não é interessante algum socialista querer ser autêntico. Eles só querem o socialismo caviar/nutella..Muitos privilégios enquanto os outros pagam a conta..
Na Europa sempre tem vários governos socialista-democráticos que funcionam muito bem. Não podemos nem querer a extrema direita, nem a extrema esquerda.