Em entrevista à revista francesa Paris Match, o ex-presidente Lula confirmou que pretende disputar a Presidência da República em 2022. Na edição da revista que começou a circular nessa quarta-feira (19), Lula afirmou que não hesitará em disputar contra o presidente Jair Bolsonaro.
“Se estiver na liderança das pesquisas para ganhar as eleições presidenciais e gozando de boa saúde, sim, não hesitarei”, respondeu o ex-presidente ao ser questionado se disputaria a corrida presidencial contra Jair Bolsonaro no próximo ano.
O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Premium, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, entre em contato com comercial@congressoemfoco.com.br.
Leia também
Pesquisa Datafolha divulgada semana passada mostra Lula à frente de Bolsonaro na disputa do primeiro turno e do segundo turno. Os levantamentos mais recentes também têm indicado piora acentuada na avaliação do presidente e de seu governo.
Ao longo das seis páginas da entrevista, Lula destacou as diferenças entre sua política externa e a de Bolsonaro.
“Acho que fui um bom presidente. Criei laços fortes com a Europa, América do Sul, África, Estados Unidos, China, Rússia. Sob meu mandato, o Brasil tornou-se um importante ator no cenário mundial, notadamente criando pontes entre a América do Sul, África e os países árabes, com o objetivo de estabelecer e fortalecer uma relação Sul-Sul e demonstrar que o predomínio geopolítico do Norte não é inexorável”, disse.
>>Eduardo Cunha declara voto em Bolsonaro em 2022 contra o PT
O ex-presidente voltou a criticar a conduta do ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro, responsável por sua condenação na Operação Lava Jato.
“Em meu primeiro depoimento, disse ao juiz Moro: ‘Você está condenado a me condenar porque a mentira foi longe demais e você não tem como voltar atrás’. Essa mentira realmente envolveu um juiz, promotores e a grande mídia do país, os quais me condenaram antes mesmo de eu ser julgado. O que eles não sabiam é que estou pronto para lutar até o último suspiro para provar que se uniram para me impedir de ir às eleições”, disse.
O petista também defendeu o estreitamento das relações do Brasil com a França e outros países. “O Brasil não deve procurar entrar em conflito com nenhum país. Nossa última guerra foi contra o Paraguai há 150 anos! Posso ter divergências com o presidente dos Estados Unidos, mas não devo perder de vista que devo manter relações diplomáticas com ele para garantir a democracia, a política de desenvolvimento, as relações comerciais, a ciência e a tecnologia”, declarou.
>>Pazuello usa gravata de Lula e petista tira sarro: “me deixou chateado”
Graças aos comparsas do $tf.
É Lula de novo, com a força da Foice.
para a sua alegria hahahaha tanto falou no barbudo que ele voltou
Só tem um pequeno problema chamado Datafolha.
Eles simplesmente erraram TODAS as previsões.
Eu me lembro que o Bolsonaro perdia da Marina Silva por 52 x 48.
No final a Marina ficou com 1% dos votos e menos da METADE dos votos do Cabo Daciollo…
Se não houver outra opção votarei, ainda que a contragosto, no lula.
Sempre votou no PT, qual o problema disso?
Se fossemos um país sério esse senhor estaria de candidatando s presidente da pupuda ou de Curitiba. Parabéns STF amigos são pra essas coisas
Presidente muito Prudente.
E o Bozo?
Ele já presidente de honra de todas elas.
É o ”padroeiro” da categoria.
Quem vota em Bolsonaro merece Lula de volta hahaha
Sem dúvida, Lula é a melhor opção, entre as viáveis. Certamente aprenderam e não vão repetir a corrupção (que, todavia, não foi maior que em outros partidos).
Sim..vivemos numa suiça.kkkk brincalhão..kkk
Lula-lá-lá vai vir com ”sinceridade” e ”honestidade”.
Teremos novos amigos e deixaremos de ser párias internacionais.
Chega de querer manter relacionamentos comerciais com esses odiosos países capitalistas que só pensam em nos explorar.
Vamos nos relacionar economicamente com as pujantes democracias da África e América.
Se não vencer no primeiro turno, vence no segundo.
Com certeza.
https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/eleicoes/2018/noticia/2018/09/28/pesquisa-datafolha-para-o-senado-em-minas-gerais-dilma-28-pacheco-17-viana-14-cherem-11-pinheiro-10.ghtml
Roubou pra kct, loteou o governo da Dilma aos mesmos ratos que tomaram conta do governo Bozo, mas vivemos num país com imprensa e Justiça totalmente parciais, que demonizaram um lado e passaram pano para outro. O PSDB, por exemplo, NUNCA são condenados, e olha que ano passado o MP-SP bloqueou mais de CINCO BILHÕES DE REAIS das contas dos tucanos graúdos – como que roubaram tanto assim sem nada sair na imprensa?? E o que dizer dos processos prescritos do José Serra e do Aécio? Agora, tá aí o mega sujo Renan Calheiros pagando de paladino da justiça na CPI, para desgosto do eleitor bovino, que votou com arminha nas mãos e nos presentou com o pior presidente da história, um genocida ainda por cima!
Sobre os governos petistas, vemos aí muita gente que prefere um assassino corrupto no poder do que qualquer petista. Quem plantou isso na cabeça dessa gente? A grande mídia, claro! A mesma que fracassou ao tentar eleger seus tucanos queridos – a eterna gratidão da elite brasileira ao FHC por ter acabado com o imposto sobre grandes fortunas – e que entregou o país nas mãos dessa milícia atual, ainda que a contragosto, pois era “melhor” o PIOR do que ver o brasileiro sendo tratado com o mínimo de dignidade. Mesmo que o país tenha registrado os maiores índices de crescimento dos últimos 35 anos na dita “Era Lula”, isso comprovado por um estudo da FGV-SP anos atrás e que teve, claro, repercussão alguma. Sem contar o fortalecimento do SUS, da educação profissional em todo o país (somente no meu estado, o IFES saltou de 3 p/ 28 unidades, todas hoje referência em pesquisa e formação profissional) e por aí vai. A grande mídia fez o brasileiro comum odiar seus direitos, suas conquistas, seus semelhantes. Agora, temos o pior dos piores.
Aaaaah, vc tá defendendo bandido bla bla bla – diria o bovino que só enxerga A ou B. Eu não defendo bandido. Não passo pano para as cagadas do PT e acho um baita retrocesso Lula ser candidato novamente. Primeiro, porque o PT não demonstrou qualquer decência em tentar limpar sua imagem e formar políticos mais limpos. Segundo, porque se Lula venceria em 1o turno agora, é um claro sinal de que quem votou no Bozo fez a pior escolha possível. Ajudaram a criar um país de extremos.
Por fim, que um dia uma parcela mínima que seja de nossos eleitores passe a ter senso crítico ao invés de defender político com mais afinco do que defenderiam a própria mãe. Países com eleitores fanáticos produziram governantes como Hitler, Stálin, Pinochet, e Bolsonaro! Lula estaria nessa lista? JAMAIS! Existe uma ENORME diferença entre um corrupto e um corrupto que governa para ELIMINAR O MÁXIMO POSSÍVEL DE PESSOAS.