Em nova pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (24), o candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, continua líder com 28% das intenções de voto, sem apresentar crescimento em relação à última pesquisa, quando teve a mesma pontuação.
O candidato do PT, Fernando Haddad, aproxima-se de Bolsonaro com 22%, uma diferença de 3 pontos percentuais em relação ao levantamento anterior, de 18 de setembro, quando teve 19%.
Em terceiro lugar, Ciro Gomes (PDT) estaciona em 11% e está tecnicamente empatado com o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, que pontuou 8%, contra 7% na semana passada. Marina confirma trajetória de queda, oscilando um ponto percentual para baixo e marcando 5% das intenções de voto.
Leia também
O percentual de entrevistados que votariam branco ou anulariam o voto era 14% na semana passada e foi a 12% na pesquisa divulgada hoje. Os que não souberam ou não responderam eram 7% no levantamento anterior e foram a 6%.
A pesquisa Ibope foi contratada pela TV Globo e pelo jornal “O Estado de S.Paulo” e entrevistou 2.506 eleitores em 178 cidades nos dias 22 e 23 de setembro. O nível de confiança é de 95% para uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº BR-06630/2018.
Leia abaixo os resultados completos:
Jair Bolsonaro (PSL): 28%
Fernando Haddad (PT): 22%
Ciro Gomes (PDT): 11%
Geraldo Alckmin (PSDB): 8%
Marina Silva (Rede): 5%
João Amoêdo (Novo): 3%
Alvaro Dias (Podemos): 2%
Henrique Meirelles (MDB): 2%
Guilherme Boulos (Psol): 1%
Cabo Daciolo (Patriota): 0%
Eymael (DC): 0%
João Goulart Filho (PPL): 0%
Vera (PSTU): 0%
Brancos e nulos: 12%
Não souberam ou não quiseram responder: 6%
Simulações de segundo turno
Nos quatro cenários de segundo turno testados pelo Ibope, Bolsonaro empata apenas com Marina e perde dos demais.
Contra Haddad, o candidato do PSL marcou 37% e perderia para o petista, que teve 43%. Neste cenário, brancos e nulos são 15% e os que não souberam ou não quiseram responder somam 4%.
No cenário em que Bolsonaro enfrenta Ciro, o pedetista venceria com 46% contra 35% do capitão da reserva. Brancos e nulos somam 15%; não souberam ou não responderam são 4% dos eleitores.
O deputado também perderia se disputasse o segundo turno com Geraldo Alckmin, pontuando 36% contra 41% do tucano. Brancos e nulos são 20%; não souberam ou não responderam pontuam 4%.
Em uma disputa de segundo turno contra Marina Silva, o candidato do PSL empataria com 39% das intenções de voto. Brancos e nulos somam 19% neste cenário, enquanto os que não souberam ou não responderam marcam 4%.
Rejeição
O Ibope também pesquisou a rejeição dos candidatos à Presidência, ou seja, quando o eleitor responde em quem não votaria de jeito nenhum.
O mais rejeitado continua sendo Bolsonaro, que aumentou de 42% para 46%. Atrás do deputado vem Haddad, com 30% de rejeição. Marina Silva é a terceira mais rejeitada, com 25%, e 20% dos entrevistados não votariam de jeito nenhum em Alckmin. Já o candidato do PDT, Ciro Gomes, é rejeitado por 18% dos eleitores.
Leia abaixo a rejeição de todos os nomes testados:
Jair Bolsonaro (PSL): 46%
Fernando Haddad (PT): 30%
Marina Silva (Rede): 25%
Geraldo Alckmin (PSDB): 20%
Ciro Gomes (PDT): 18%
Henrique Meirelles (MDB): 11%
Cabo Daciolo (Patriota): 11%
Eymael (DC): 11%
Guilherme Boulos (Psol): 11%
Vera (PSTU): 10%
Alvaro Dias (Podemos): 9%
João Amoêdo (Novo): 9%
João Goulart Filho (PPL): 9%
Poderia votar em todos: 2%
Não sabe/não respondeu: 7%
Haddad sai de 8% para 19% e se isola em segundo no Ibope. Bolsonaro vai a 28%
Se o cara do #17 tem quase 40% em SP, RJ e RS, quase 35% em MG, beira os 80% em ES, SC, PR e tem 16% na BA e 7% no Nordestão (que eu acho estranho). Essa eleição vai acabar no primeiro turno.
DIA 7 DE OUTUBRO É O DIA DA NOSSA SEGUNDA LIBERTAÇÃO, A PRIMEIRA FOI DE PORTUGAL, ESSA AGORA É DOS COMUNISTAS QUE CHEGARAM AO PODER PREGANDO UMA FALSA DEMOCRACIA E ENGANARAM O POVO.
Eu concordo com tudo que o Bolsonaro falou neste áudio, sabe a onde eu estava em 1972, em plena intervenção militar no quartel da Aeronáutica servindo como soltado, agora porque eu falo em intervenção militar, simplesmente porque nós nunca tivemos uma ditadura militar no Brasil, se você tem dúvidas, então compare a chegada de Fidel Castro no poder lá em Cuba com os militares aqui no Brasil. Lá ele matou mais de mil e quinhentos cubanos que eram contra o seu regime, enquanto aqui no Brasil não morreram nem quinhentas pessoas, e assim mesmo porque os guerrilheiros, comunistas, terroristas, vinham pra cima dos militares com metralhadoras e fuzil e os militares não iriam pra cima deles com bastão de madeira. Como já falei em 1972 estava lá no quartel da Aeronáutica na ponta do Galeão servindo como soltado e lá a cadeia estava cheia de guerrilheiro, comunistas, terroristas, e eles estavam muito a vontade e muitas vezes quando nós passávamos na porta da cadeia e olhávamos lá pra dentro, eles estavam muito a vontade e muitas vezes jogando bola feita de papel. Porque eu falo que nós nunca tivemos uma ditadura militar no Brasil, simplesmente se tivéssemos tido eles teriam sido todos eliminados, como o Fidel Castro fez em Cuba, e aqui no Brasil eles nunca teriam chegado ao poder, como chegaram e deu no que deu, até hoje o país está sofrendo as consequências desses anos de desgoverno nunca visto no Brasil. Eu dei baixa, não seguir a carreira militar porque não era o meu sonho, mas tenho muito orgulho de um dia ter servido a uma Força Armada do Brasil. Fui terminar os meus estudos, fiz faculdade me formei em Ciências Contábeis, andava altas horas pelas ruas e nunca fui assaltado. Este tempo sim nós tínhamos liberdade de ir e vir, diferente de hoje que saímos de casa e não sabemos se voltaremos para casa vivo. Será que é esse país que nós continuamos querendo para as nossas famílias? Se não dia 7 de Outubro é o dia da nossa segunda libertação, a primeira foi a de Portugal e essa agora é das mãos dos comunistas que pregando uma falsa Democracia, enganaram o povo e conseguiram chegar ao poder, por isso, não temos outra opção que não seja colocar o Bolsonaro na presidência da República a partir de 2019. A escola está conosco. https://uploads.disquscdn.com/images/7a42000c165f0248fa3d548c77014545496c01631539ea12492a565fa0532c8c.jpg
Ou o brasileiro tem no DNA o sadomasoquismo ou gosta mesmo de apanhar ( no fim das contas é a mesma coisa ). Haddad e Bolsonaro disputando o 2º turno seria ( seria não, é ) uma catástrofe para o Brasil.
HAHAHAHAHAHA essa é a pesquisa mais fulera que já ví… O Mito vai ganhar no primeiro turno!!!! chora mizera…. #EuVotoBolsonaro17
Passe-me os números da mega-sena. Já que sabem tudo e preveem o futuro!
É fundamental que todos os candidatos coloquem para os eleitores como ele atuará no combate ao narcotráfico, situação que está liquidando grande parte da sociedade brasileira com muitas violências e crimes letais por todo o país!.
Haddad integra o PT. O PT faz parte do Foro de São Paulo ao lado da FARC, maior exportadora mundial de cocaína. Nem preciso dizer mais.
A ameaça do caos petralha paira no ar. Todos os brasileiros de bem que não desejam o autoritarismo bolivariano que destruirá nossa economia e tecido social devem se unir nesse momento para evitar o mal maior. Do contrário, o inferno estará cheio de isentões.
É Bolsonaro ou o caos.
ninguem acredita mas nesse Data Folha que so faz pesquisa comprada pelo PT todo mundo sabe que Bolsonaro ja tem mais de 70% dos voto e vai ganha no 1ª turno esses rato comunista e muito mentiroso eles ta tudo desesperado por que eles sabe que Bolsonaro vai acaba com as mamata deles e vai manda o General Mourao caça eles tudo mais nao adianta fica mentindo UOL por que o povo sabe que vçs nao diz a verdade e ja escolheu o unico presidente que pode faze o Brasil gera emprego denovo e acaba com os corrupto e a violencia
Pois é, logo logo eles vão divulgar que o Haddad tem 90% das intenções de voto…