Freixo aguarda autorização do Psol para decidir se apoia Eduardo Paes

O deputado federal Marcelo Freixo (Psol) afirmou nesta segunda-feira (16) que aguarda uma deliberação do Psol para se posicionar na eleição de segundo turno no Rio de Janeiro (RJ), onde disputam Eduardo Paes (DEM) e Marcelo Crivella (Republicanos).

"Essa é uma decisão do partido, mas acredito que derrotar Crivella seja muito importante", disse após ser perguntado pelo Congresso em Foco se apoiaria Eduardo Paes.

Freixo disputou duas eleições para prefeito do Rio. Em 2012, ficou em segundo lugar e perdeu para Eduardo Paes, que foi reeleito em primeiro turno. Em 2016, o político do Psol chegou ao segundo turno, mas perdeu para Marcelo Crivella.

Junto com o deputado Capitão Wagner (Pros), em Fortaleza (CE), Crivella é o único candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro que disputa o segundo turno em uma capital.

O partido de Freixo está no segundo turno em São Paulo (SP), onde Guilherme Boulos enfrenta o atual prefeito Bruno Covas (PSDB), e em Belém (PA), onde o deputado Edmilson Rodrigues concorre com o Delegado Eguchi (Patriota).

"O Psol vem crescendo em todas as eleições", disse Freixo sobre os resultados em São Paulo, maior colégio eleitoral do país, e em Belém.

O deputado federal do Rio de Janeiro chegou a lançar a pré-candidatura a prefeito, mas desistiu em maio após ficar insatisfeito com a falta de unidade na esquerda e centro-esquerda na cidade. O PT sinalizou apoio a uma candidatura de Freixo, mas outros partidos, como o PDT, decidiram lançar candidatura própria. Com a desistência, o Psol lançou Renata Souza como candidata, o PT decidiu ter candidatura própria e concorreu com Benedita da Silva (PT)  e o PDT disputou com Martha Rocha.

Marta Rocha ficou em terceiro lugar, com 11,32%, resultado muito próximo do de Benedita, que ficou em quarto lugar, com 11,30%. Renata Souza ficou em quinto lugar, com 3,23%.

"Falei isso o tempo todo. Sem unidade a esquerda toda perde. Retirei meu nome chamando a atenção para isso", disse o deputado do Psol.

> Confira as últimas notícias sobre as Eleições Municipais 2020

 

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!