Decano do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Celso de Mello classificou como “inconsequente o golpista” a declaração do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) de que, para fechar a corte, bastam um soldado e um cabo. Para o ministro, os quase 2 milhões de votos obtidos por Eduardo na eleição do último dia 7 não legitimam suas “investidas contra a ordem político-jurídica”.
Veja a íntegra da resposta enviada por Celso de Mello à Folha de S.Paulo e ao Globo:
“Essa declaração, além de inconsequente e golpista, mostra bem o tipo (irresponsável) de parlamentar cuja atuação no Congresso Nacional, mantida essa inaceitável visão autoritária, só comprometerá a integridade da ordem democrática e o respeito indeclinável que se deve ter pela supremacia da Constituição da República!!!! Votações expressivas do eleitorado não legitimam investidas contra a ordem político-jurídica fundada no texto da Constituição! Sem que se respeitem a Constituição e as leis da República, a liberdade e os direitos básicos do cidadão restarão atingidos em sua essência pela opressão do arbítrio daqueles que insistem em transgredir os signos que consagram, em nosso sistema político, os princípios inerentes ao Estado democrático de Direito”.
Leia também
A afirmação foi feita pelo deputado durante palestra em um cursinho no Paraná enquanto ele respondia uma questão sobre a possibilidade de o STF contestar a candidatura de seu pai, Jair Bolsonaro (PSL). Eduardo diz que o Supremo terá que pagar para ver o que acontece caso decida impugnar a candidatura de seu pai (veja o vídeo mais abaixo).
“Aí já está encaminhando para um estado de exceção. O STF vai ter que pagar para ver. E aí quando ele pagar para ver, vai ser ele contra nós. Você tá indo para um pensamento que muitas pessoas falam, e muito pouco pode ser dito. Mas se o STF quiser arguir qualquer coisa – recebeu uma doação ilegal de cem reais do José da Silva e então impugna a candidatura dele. Eu não acho isso improvável, não. Mas aí vai ter que pagar para ver. Será que eles vão ter essa força mesmo? O pessoal até brinca lá: se quiser fechar o STF, você sabe o que você faz? Você não manda nem um jipe. Manda um soldado e um cabo. Não é querer desmerecer o soldado e o cabo não.”
O filho de Bolsonaro foi além em seu ataque ao Supremo: “O que que é o STF, cara? Tira o poder da caneta de um ministro do STF, o que que ele é na rua? Você acha que a população… Se você prender um ministro do STF, você acha que vai ter uma manifestação popular a favor do ministro do STF?”.
Pedido de desculpas
Após a repercussão negativa do vídeo, que circulou nesse domingo (21) nas redes sociais, Eduardo afirmou que não defendeu o fechamento do STF. “Se fui infeliz e atingi alguém, tranquilamento peço desculpas e digo que não era minha intenção”, escreveu.
Os ministros aguardam uma resposta do presidente do Supremo, Dias Toffoli, que chega de viagem ao Brasil nesta segunda-feira (22).
Para Marco Aurélio Mello, o segundo mais antigo da corte, o país vive “tempos sombrios”. “Vamos aguardar, com toda a serenidade, os acontecimentos”, afirmou em tom mais ameno do que o habitual em suas declarações.
A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Rosa Weber, minimizou a fala do deputado. “No Brasil, as instituições estão funcionando normalmente. E juiz algum no país, juízes todos no Brasil [que] honram a toga, se deixa abalar por qualquer manifestação que eventualmente possa ser compreendida como conteúdo inadequado”, afirmou a ministra, que também integra o STF.
Fascismo
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) foi mais enfático em sua resposta. “As declarações do deputado Eduardo Bolsonaro merecem repúdio dos democratas. Prega a ação direta, ameaça o STF. Não apoio chicanas contra os vencedores, mas estas cruzaram a linha, cheiram a fascismo. Têm meu repúdio, como quaisquer outras, de qualquer partido, contra leis, a Constituição”, escreveu nas redes sociais.
Ao ser informado sobre a declaração, o presidenciável Jair Bolsonaro disse que a fala do filho foi tirada de contexto: “Se alguém falou em fechar o STF, precisa consultar um psiquiatra”.
Adversário de Bolsonaro no segundo turno, Fernando Haddad (PT) disse que a declaração de Eduardo Bolsonaro é uma ameaça ao STF. “Há muito medo de violência por parte de Bolsonaro. Um filho dele chegou a gravar, de um pensamento, se é que se pode chamar de pensamento o que eles falam, é uma coisa tão impressionante que não sei se pensam para falar. Disse que iam prender, fechar o Supremo Tribunal Federal caso batessem de frente com o Executivo”. “Esse pessoal é uma milícia. Não é um candidato a presidente. É um chefe de milícia. Os filhos dele são milicianos, são capangas. É gente de quinta categoria”, acrescentou o petista em ato de campanha em São Luís.
Veja o vídeo com as declarações de Eduardo Bolsonaro:
Acho que como não ameaçava o emprego deles não tinha problema.
Quando foram chamados de covardes pelo Sr. Lula, não ligaram. Parece que estão preocupados só com o emprego e não com o Brasil e os brasileiros.
Não foi não, apenas brincou como muitos ministros do STF brincam com a população, a diferença é que ele só brincou com as palavras e os ministros brincam “libertando criminosos e impedindo que a justiça seja feita.
Tudo é golpe e o que resolveu o problema em 1964 foi contragolpe!
O povo brasileiro que vai continuar pagando a conta da ladroagem e da mamata está cansado dos três poderes, da imprensa podre, da criminalidade e da baderna geral!
Se quiserem, voltaremos às ruas para pedir a tão esperada intervenção militar, que seria melhor do que o Bolsonaro!
Poder em que idiota não vota, que impõe 15 mil dólares de salário, fora mamatas, solta bandidos e julga até ladrão de galinha, deveria olhar para a história e perceber que se poder fosse algo estável e inatingível, hoje seríamos romanos ou outro povo qualquer!
Ministro, Parabéns pela iniciativa de defender a mais importante instituição democrática do País, principalmente num momento em que vemos a apatia da PGR, MPU, PF, Câmara do Deputados, Senado, OAB e outros órgão que deveriam já ter se pronunciado e/ou tomado as providência legais cabíveis, por dever de ofício de seus titulares.
É inadmissível que um Deputado Federal venha, em público, expressar sua falta de respeito ao STF e por consequência, a CF.
Não foi para esse tipo de molecagem que ele foi eleito, muito pelo contrário, o mandato lhe foi conferido para trabalhar pelo aprimoramento da Democracia, não achincalhar os poderes constituídos da República.
Quem ele acha que é? Ele acha vai contar com o apoio das Forças Armadas para esse tipo de sandice, até pode ter a admiração de alguns militares de alta patente, mas, certamente para esta postura ele não encontrará eco nas instituições das Forças Armadas do Brasil, que têm como missão constitucional zelar pela defesa da Pátria, pela garantia dos poderes constitucionais, essas declarações irresponsáveis atingiu todas as instituições da República e todas já deveriam ter se pronunciado.
Estas declarações são tão grave que nós Brasileiro Patriotas estamos sentido falta dos pronunciamentos do; Comandante-em-Chefe, Presidente Michel Temer; do Ministro da Defesa, General Joaquim Silva e Luna; do General Ademir Sobrinho, Chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas – EMCFA. Todas autoridades que já deveria ter se pronunciado para não dá a impressão que estão apoiando essa ameça à Democracia e aos poderes constituídos da República.
Depois que o STF avalizou o golpe contra Dilma, dado por um congresso controlado por corruptos e patrões, que compraram o Temer para que traísse sua chapa, implantando um parlamentarismo de araque, só se pode dizer que é um bando de acovardados. Se tivessem um mínimo de valor, cassariam a candidatura desse criminoso que apoia bandidos fardados e é alimentado por um poder econômico espúrio, que corrompe a democracia.
O que não foi avalizado foi a tese esdrúxula do “gópi” já que a Dilma tomou uma surra das urnas.
Já passou da hora de alguém tomar uma providência com relação ao STF que, sistematicamente afronta a sociedade. Virou um tribunal de apoio a criminalidade, um bastião da imoralidade. E o Celso de Mello faz parte do time.
Lembro certa feita de uma celeuma juridica suprema sobre obrigatoriedade de apresentação do titulo de eleitor na hora de votar. Foi uma ensebacao de idas vindas e vistas tao monotona quanto inutil para chegarem a brilhante conclusão que o STF não tinha competência pr decidir!!! Difícil não pensar que a existência desse forum é dispensável.
Olá Policia Federal, STF e Petistas, também sou uma “grande empresa” que está ajudando o Bolsonaro, não ganho nada, mas tento mandar uns 20 posts por dia!! Mas estou feliz de derrotar o PT com sua empáfia, sua sede de poder, corrupção e tudo que representa de mal para nosso Brasil! MInha vida foi destruída pela corrupção do PT três anos de desemprego. Do outro lado, O Haddad esqueceu do que escreveu e a vice até comungou!!! e olha que não sou católico, porém religião, qualquer que seja merece respeito!!! Proponho que todos viralizem, identificando-se como parte do “esquema secreto” da “Folha de São Paulo Petista”…Segue o caminho para derrotar o PT.
Mas voltando ao Ministro Decano é engraçado, quanto o Lula chamou o STF de acovardados, quando Dirceu disse que o PT tomaria o poder a força, quando o CUT disse que iria pegar em armas, quando Wadih Damous prometeu fechar o STF. Quando Levandovisk, descumpriu a constituição e quebrou o julgamento do impedimento em dois para mantê-la na politica, manobra claramente partidária, ninguém de vocês disse nada! Os Srs. não disseram nada, porém estamos cheios de bandidos recebem HC, gente até de facções e traficantes do CV já foi libertada!!! Amigos de um ministro recebem HC no RJ. Portanto creio que sejam vocês que estejam fazendo tudo para denegrir a corte, quando era criança o STF era símbolo de respeito, agora tem Juiz que tem faculdade, Juiz que só vive em Portugal, outros que fazem militância para PT, e alguém explica? Sim, boa parte da população não confia em vocês e achamos que deveríamos mudar as leis e transforma-los em juízes com mandato definido, nada de indicação politica, deveriam ser juízes de carreira, nada de advogados ou procuradores. Para dizer a verdade vocês deveriam pedir desculpas pela baixa eficiência, gastos tão elevados, salário incompatíveis com a miséria que vivemos. E para terminar, em nenhum corte do mundo e ninguém nem o presidente do USA, tem serviçais para empurrar as cadeiras para que os juízes se acomodem. Tive a ocasião de estar um americano que assistiu pela TV um julgamento de vocês e riu do rito dos serviçais empurrando a cadeira. Isso é ridículo para o século XXI.
O PT te comeu, kkkk
Tá com medo de quê ministro?, já não basta a enorme quantidade de politiqueiros que o STF solta?, Criem vergonha na cara e se comportem como defensores da democracia e não com decisões espúrias e incoerentes na interpretação de decisões jurídicas. Honrem o ótimo salário salário que os contribuintes lhes pagam!.
Que histeria é essa do ministro indicado por Collor? Parece o texto de um adolescente lacrador, cheio de exclamações e adjetivações vazias.
É sintomático que Celso de Mello faça esse carnaval em cima de uma frase isolada, infeliz e descontextualizada, e nada diga a respeito do plano de governo petista, que prega abertamente o controle de todo o judiciário. Ou que nada tenha dito quando Dirceu prometeu tomar o poder a força, quando Wadih Damous prometeu fechar o STF, ou mesmo quando o presidiário Lula chamou o Supremo de acovardado.
O que podemos esperar para o STF com Bolsonaro é sua moralização, com a indicação de ministros como Moro e Bretas, de nível técnico indiscutível e compromisso inafastável de combate à corrupção. Estamos cansados da tibieza do STF diante da delinquência de colarinho branco, com sua orgia de HCs. Chega de impunidade!
Cala a boca celso de mello, juiz esquerdopata, quando dirceu falou em tomar o poder e damous em fechar o stf, vossa senhoria não se pronunciou, porque? O povo gostaria sim de ver o stf fechado e extinto, só serve para defender e proteger ladrões, bandidos e corruptos…….
Bom dia.meu nobre ministro me permita discordar,mas o senhor não acha que as decisões do STF,que sistematicamente concedem HC aos mais terríveis criminosos brasileiros,é um golpe contra o brasileirinho trabalhador e honesto…Meu caro isto sim é um golpe ..uma maneira de implantar o terror contra nós cidadãos..pra se fechar algo que esta aberto é só trancar..pode ser feito por qualquer pessoa..eu patrticularmente penso.que o STF,que seria em tese o quardião Constitucional do país.hoje está na contra mão da história..com decisões sempre desfavoráveis ao nosso povo honesto e trabalhador..só o crime vence..por isto o grito que vem das ruas é Bolsonaro presidente.