O PDT decidiu se unir ao presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores na defesa pelo voto impresso. Em um vídeo publicado nas redes oficiais do partido, o comandante da sigla, Carlos Lupi, questionou a garantia de lisura do processo eleitoral brasileiro. Nas palavras dele: “sem a impressão do voto, não há possibilidade de recontagem.
Sem a recontagem, a fraude impera”.
Já tendo anunciado intensão de disputar as eleições de 2022 por mais de uma ocasião, Ciro Gomes, é integrante do PDT.
Ainda nas redes, Lupi disse entender que a pauta está alinhada a pessoas mais à direita, porém, isso não impede o PDT abraçar a causa. Para isso, usou o argumento de que defender a democracia é “salutar” e lembrou que há 25 anos, desde o surgimento da urna, o líder do partido, Leonel Brizola, apoiava a impressão do voto.
Leia também
“Quando tiver alguma desconfiança, alguma votação diferente de locais, você pode conferir esse voto”, explica. “Esse é o segredo de toda a democracia no mundo! A possibilidade de recontagem”, continuou.
“Sem a impressão do voto, não há possibilidade de recontagem. Sem a recontagem, a fraude impera”. Confira meu recado defendendo eleições honestas e verdadeiramente democráticas. #PDT pic.twitter.com/JViYVZJQZU
— Carlos Lupi 🇧🇷🌹 (@CarlosLupiPDT) May 27, 2021
Brizola defendeu a impressão do voto quando estava atrás da candidata do PT, a atual deputada Benedita da Silva (PT-RJ), nas pesquisas do Instituto DataFolha ao governo do Rio de Janeiro. Em outubro de 2000, o pedetista chegou a afirmar que “manobras” estavam levando Benedita ao segundo turno. De acordo com matéria publicada na época pelo jornal Folha de S.Paulo, ele acusou o sistema de apuração eletrônica e falou a favor da volta da cédula de papel. “Perdemos o direito à recontagem”.
Ciro Gomes se posiciona
Após críticas dos correligionários, Ciro Gomes decidiu se manifestar. Também por redes sociais, defendeu o retorno do uso de cédulas impressas no sistema eleitoral brasileiro, classificando como um “aperfeiçoamento da urna eletrônica”.
Para ficar bem claro: o que Lupi defendeu, teoricamente, em uma entrevista, não foi a substituição do voto eletrônico por voto em papel. Mas o aperfeiçoamento da urna eletrônica, tornando-a capaz de gerar um canhoto impresso. (…)
— Ciro Gomes (@cirogomes) May 28, 2021
A Câmara dos Deputados instalou na último dia 13 uma comissão especial para analisar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do voto impresso. A presidência e a relatoria do colegiado são de aliados do presidente Jair Bolsonaro. Respectivamente, os deputados Paulo Eduardo Martins (PSC-PR) e Filipe Barros (PSL-PR) estão à frente das articulações. O projeto é da principal bandeira da presidente da Comissão de Constituição e Justiça, deputada Bia Kicis (PSL-DF)
Na última pesquisa do DataFolha sobre as intenções de votos para o primeiro turno das eleições de 2022, publicada no dia 13 de maio, o ex-presidente Lula tinha 41% , à frente de Jair Bolsonaro que somou 23%. O ex-juiz Sérgio Moro obteve 7% das intenções e Ciro Gomes apenas 6%.
> Na Comissão do Voto Impresso, especialistas defendem sufrágio eletrônico
Na verdade, o PDT defende isso desde antes do Bolsonaro ser alguma coisa na vida nacional.
O Cara de Bunda sabe que o patrão dele, o Engenheiro do Caos Social Leonel Brizola quase foi roubado numa eleição por causa de mutretas eletrônicas.
O coronelismo quer canhoto do voto para comprovar a venda.
É esse dai é o partido do coroné que fugiu do país quando ele mais precisava
Não existe sistema eletrônico a prova de hackeamento! Os Bancos que tem donos, isto é interesses pessoais de que não haja fraude, gastam zilhôes todos os anos para aperfeiçoamentos dos seus sistemas e estão sempre a reboque dos gatunos, Empresas como Google, Apple, Microsoft, etc., as maiores do mundo em tecnologia tb não conseguem se ver livre desta praga, como é que o Brasil pode achar que seu sistema é 100% seguro? É muita pretensão? Voto aditável já, este é o desejo do povo! Países do primeiro mundo não aceitam este sistema usado no Brasil, simplesmente pq não há como conferir.
dã dã dã as urnas não estão ligadas a internet mongol como vão hackear??? o hacker vai até cada urna colocar um cabo kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Quero ver hackearem meu toca-discos. Que não está ligado à internet ou a qualquer cabo. Se você fosse mesmo eng, não diria tanta bobagem. Ainda fala em “aditável”. Não se trata de somar alguma coisa. E o desejo da maioria é que o bozofascista seja escorraçado.
Hackear não, mas podem tirar fora o seu disco do Pablo Milanês e colocar no lugar um disco da Anita
Ali do tem Pablo vittar.kkk
Se sumirem com os discos daquela argentinha obesa que batia um tamborzinho, não vai encontrar nunca mais.
Um absurdo! Esses políticos vai nos levar à idade da pedra.
Vão.
O Cara de Bunda é ex-ministro do Luladrão e da Dilmaburra.
A contagem manual de votos é passível de ser melada, como ensinou o Sr. Tramp e aprendeu seu caudatário Bozo. É a oportunidade de tumultuar para dar um golpe. Além de genocida, o Bozo é golpista. As urnas são auditáveis e confiáveis.
Em um universo de 100 votantes numa sessão eu afirmo que 80% votaram a favor de determinado candidato. A urna mostra o contrário. Como averiguar.???
As urnas são auditadas antes e depois da votação. Averígua-se com a auditoria.
Comprovante?. Não tem.. é a mesma coisa que comprar um produto sem nota fiscal?
Sua mãe tem o comprovante de quem é seu pai? Você viu? Cuidado pra não estar sendo enrolado… devem ter “melado” seu dna…
Pesquisa mais sobre o BNDES depois vc volta.kkkk
Ernesto o tal ezequiel tem 90 anos não conhece tecnologia, ele não sabe que toda urna após a votação é impresso o comprovante de cada sessão que alguns mesários minions andaram até exibindo nas ultimas eleições
Boa sabichão…vc conhece arduíno? Fizeram vários testes e pode se mudar antes delas receberem votos. Pesquisa mais sobre o BNDES.kkkk
A fraude pode acontecer de muitas formas.
Programas instalados na própria urna ou na hora da transferência dos votos para o computador central do TSE.
E as urnas não são auditáveis, uma vez que ela só confirma o que fez antes, se o que fez foi manipulado não tem como provar.