Muita água ainda vai rolar embaixo da ponte que levará ao formato final da reforma da Previdência, mas começam a ficar mais claros – e o Congresso em Foco revela aqui, com exclusividade – alguns pontos-chave do texto substitutivo que o relator na comissão especial da Câmara, Samuel Moreira (PSDB-SP), deve apresentar no início da semana que vem.
Samuel confidenciou a parlamentares que pretende instituir um pedágio de 100% como norma de transição para os atuais servidores públicos. Um exemplo permite entender melhor como a coisa funcionaria. De acordo com a proposta de emenda à Constituição (PEC) que saiu do Ministério da Economia, se o servidor tem 58 anos e faltam seis meses para conquistar o direito à aposentadoria, ele trabalharia sete anos a mais, até completar 65.
Com o pedágio de 100%, dobra o tempo restante para início da aposentadoria, que passaria nesse caso de seis meses a um ano. Ou seja, o funcionário público se aposentaria com 59 anos. A ideia é adotar a regra para todos os servidores civis atualmente no exercício de carreiras em âmbito federal, estadual e municipal.
O relator também vai alterar os critérios propostos para os professores. A PEC do governo obriga homens e mulheres a se aposentarem com a mesma idade mínima, 60 anos. Hoje, eles se aposentam com o mínimo de 55 (homens) e 50 (mulheres). Samuel, atendendo a apelos de diversas bancadas partidárias, aceitou reduzir a idade mínima. Ainda há dúvidas, porém, quanto à fórmula a seguir. Uma alternativa é o redutor de cinco anos.
Isto é, as mulheres se aposentariam com 57 e os homens com 60 anos – cinco a menos do que o proposto pelo governo para os demais trabalhadores (62 e 65, respectivamente). Outra possibilidade é fixar a idade em 55 para mulher e 60 para homem, estendendo dessa forma em cinco anos a idade exigida pela legislação em vigor. Discute-se a possibilidade de mudar o tratamento dos policiais, para os quais o governo quer adotar a idade mínima de 55.Quanto à questão mais polêmica da reforma neste momento, o relator está determinado a enfrentar a resistência contra a inclusão no texto dos servidores estaduais e municipais. Numa articulação que teve à frente o paulista João Doria, tucano como Samuel Moreira, 25 governadores divulgaram carta em defesa da tese (as exceções vieram da Bahia e do Maranhão, estados governados por PT e PCdoB).
Para tornar a aprovação factível, Samuel deverá propor uma espécie de “purgatório”, como diz um influente integrante da comissão especial. A reforma só valerá para os estados que a incorporarem à legislação estadual no prazo máximo de seis meses, aprovando-a em suas casas legislativas. Cogitou-se da possibilidade de se fazer isso por decreto, ato da prerrogativa dos governadores, mas esse instrumento jurídico é considerado inadequado e inconstitucional para tratar de tema tão amplo e tão nitidamente próprio das atribuições do Legislativo.
De acordo com o deputado Vitor Lippi (PSDB-SP), os tucanos devem fechar questão pela manutenção do funcionalismo estadual e municipal na “Nova Previdência”. O Novo, também. No PSL e em vários partidos supostamente da base governista, há muitos opositores à proposta.Estados que não entrarem na reforma, porém, ficariam excluídos do acesso a certos mecanismos facilitados de crédito e a avais da União Federal.
“Não existe nenhuma possibilidade de os deputados aceitarem incluir estados e municípios”, afirma o experiente deputado Hildo Rocha (MDB-MA). “Temos de respeitar esse princípio federativo da independência entre os diversos poderes e permitir que os estados caminhem com suas próprias pernas definindo os seus planos próprios de previdência”. Veja a entrevista com Hildo Rocha
Também deverão ser substancialmente modificadas as disposições relativas à aposentadoria rural, às pensões e aos benefícios de prestação continuada (BPC), pagos a deficientes físicos e pessoas em situação de miséria. “Para obter os 308 votos no plenário [mínimo de três quintos dos 513 deputados], tem que melhorar muito a proposta. Acredito que mais de 20 mudanças deverão ser feitas. Sem isso, não passa”, prevê o líder do Cidadania (ex-PPS) na Câmara, Daniel Coelho (PE), outro ferrenho defensor da exclusão de estados e municípios da reforma.
Vencida a batalha na comissão especial da Câmara, o texto deve ter os votos de três quintos dos deputados e dos senadores (pelo menos 49), em dois turnos de votação. Até aqui, a reforma passou apenas por um teste de fogo. Passou pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), mais de dois meses após a proposta chegar ao Congresso. A proposta foi entregue no Congresso em 20 de fevereiro.
As alterações contemplam, sobretudo, categorias ou segmentos sociais numerosos, como professores, beneficiários do BPC, trabalhadores rurais e pensionistas. Tudo indica que os servidores serão a parte mais afetada pela reforma. Mesmo aí, ainda pode prevalecer a lógica de tirar muito de poucos e pouco de muitos. Explica-se. Se o funcionalismo estadual e municipal sair da reforma, ficarão no sacrifício somente os servidores federais. Os números de cada parcela do funcionalismo tornam esse rumo menos desgastante para os parlamentares. Enquanto há no Brasil cerca de 1,2 milhão de federais na ativa, os funcionários estaduais somam cerca de 3,7 milhões e os municipais, 6,5 milhões.
Um tema que deve ganhar evidência no debate é o da capitalização. Um dos congressistas mais identificados com a defesa dos aposentados, o senador Paulo Paim (PT-RS), assim resume a situação: “Eles vão fazer de tudo para tirar da Constituição o sistema de repartição, em que os trabalhadores da ativa contribuem solidariamente para a Previdência Social, para adotar a capitalização. Aí cada um faz poupança para si mesmo, o empregador para de contribuir, como o ministro Paulo Guedes tem dito, e o governo fica sem orçamento para pagar aposentadoria. Se isso acontecer, vai ser um desastre. O trabalhador fica sem aposentadoria e a conta não vai fechar porque o governo não terá arrecadação”.
Hildo Rocha discorda: “Eu acredito que a capitalização mista, não no modelo apresentado pelo Paulo Guedes, mas num modelo mais avançado, eu acredito que passe. Até porque a capitalização é algo bom, não é ruim”. Na tal capitalização mista, conviveriam algumas regras gerais de previdência, ainda pelo sistema de repartição, com a capitalização. Paim cita dados da Organização Internacional do Trabalho para argumentar que mesmo esse caminho é pouco promissor. “Tanto que dos cerca de 30 países que adotaram a capitalização, mais de 20 voltaram atrás”, disse.
> Avança tramitação de projeto que pode pôr fim à estabilidade do funcionalismo
Podemos falar a verdade? Entao vamos; estao na verdade acabando com a aposentadoria pq morto nao se aposenta.
Estou vendo aqui, como de costume em toda notícia que envolve o funcionalismo público, aquele típico comentário imbecilizado: “privatiza tudo ….”. Então tá, privatizem todas as Universidades Federais. Não dou cinco anos para o sistema produtivo entrar em colapso. Durmam com esse barulho, bando de otários. P.S.: não sou eleitor do PT.
Nos EUA o sistema é privatizado. Alguma coisa eles fizeram para dar certo. Seria o caso de copiar o que deu certo. O problema no Brasil é que qualquer malandro pode abrir uma fábrica de diplomas e falar que é uma universidade. Eu conheço gente débil mental se formando em curso superior numa destas fábricas de diplomas. Foi no jatinho de um destes bandidos que Lula pegou carona para ir depor em Curitiba. Claro, ele abriu financiamento para pobre otário fazer curso nestas arapucas, tinha mesmo que ter a adoração destes trastes.
Então aqui primeiro precisa mudar a CF:
DA CULTURA E DO DESPORTO
Seção I
DA EDUCAÇÃO
Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será
promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno
desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Outra: lá os ricos doam para as universidades. Sabe quanto é o fundo de doações de Harvard? Chuta ! 28 bilhões de dólares !!!!
Foi por isto mesmo que eu disse que alguma coisa eles fizeram lá que deu certo. Lá os ricos não doam por serem bonzinhos, mas porque vão ter que gastar com impostos se não doarem. Pelo menos é o que eu ouço falar. Só que aqui o governo tá sem moral para cobrar mais impostos, porque, por exemplo, o IPEA já emitiu um parecer de que nosso problema nem é o gasto com educação, mas a gestão dele que vai mal. Um governo que torra nossos impostos financiando analfabeto para brincar de ser universitário em falsas universidades não tem como produzir educação de qualidade mesmo. Sem falar nas falsas pesquisas nas áreas de humanas, onde o Brasil é um dos que mais produz pesquisas, mas nunca teve um prêmio Nobel em nenhuma destas áreas.
Muita da intenção de criar o FIES foi eleitoreira mesmo. Nisso concordamos. E agora o rombo é imenso.
Pois é, só que estas coisas, depois que são implantadas, fica difícil de tirar, pois os políticos vão ser acusados de inimigos dos pobres. Eu acho que o ensino superior deve ser um direito de todo cidadão, mas é preciso que o cidadão esteja qualificado para fazer um curso superior. Principalmente se ele for financiado pelo dinheiro público.
E agora, este governo faz contingenciamento de verbas de modo indiscriminado deixando gente que está fazendo pesquisa séria sem ter como continuar seus trabalhos por culpa de gastos mal feitos com pesquisas picaretas.
Vergonha de governo!
Bolsonaro já demitiu 21.000 funcionarios sem concurso, tem reduzido gastos em todos os ministérios, organizou a farsa “mais médicos” e a lei Rouanet, privatizou estatais, está renegociando contratos, mas ainda assim o Brasil pagará por muitos anos pela tragédia petista encerrada em 2016.
“Essa reforma é para ajudar os pobres. Nós queremos garantir a aposentadoria para as futuras gerações”
Além dos inúmeros leilões de ferrovias, portos, aeroportos e rodovias já promovidos pelo nosso governo, que levarão desenvolvimento para todo o Brasil, outras concessões serão realizadas ainda em 2019, devendo atrair mais R$ 9,1 BILHÕES em investimentos para o nosso país.
“Este governo gosta de capital, gosta de empresário, gosta de lucro porque acredita que somente iniciativa privada é a geradora de riqueza e a criadora de empregos”.
Já é um erro não considerar como DIREITO ADQUIRIDO o “contrato” celebrado entre qualquer contribuinte e o Governo quando do início das contribuições. Mas não haver uma transição decente é um ABSURDO! O óbvio seria a aplicação da lógica, sem arbitrariedades: toda e qualquer alteração feita pela reforma (que deveria ser ÚNICA para TODOS!) deve ser aplicada de forma PROPORCIONAL sobre o TEMPO ATUALMENTE RESTANTE PARA A APOSENTADORIA. Com isso aplica-se uma simples “regra de três” para cada contribuinte, sem prejuízos e nem privilégios. E fim de papo. (Essa minha consultoria fica de cortesia, apesar de o Guedes não estar merecendo…)
Sou professor do Estado, vai ser realmente problemático dar aula próximo a essa idade de 60 anos fico imaginando nessa realidade atual, estar o tempo todo estudando, fazendo planos de aula, corrigindo provas aos domingos e de madrugada, aguentando brincadeiras de adolescentes dos alunos…mas beleza…coloquem aos 65 anos se quiserem, mas EU QUERO ENTÃO MEU FUNDO DE GARANTIA!!!!
Eu tive professor com 75 anos e nunca vi ele reclamar de cansaço.
Aí vem a questão que após aposentar podem continuar trabalhando então o salário dobra, passa ser atrativo… O que não concordo a nenhum cargo poder continuar tralhando apos aposentar em cargo público.
Tudo questão do “faz me rir”, ganhando bem … Ganha vontade.. não sejamos hipócritas que ganhando bem vendo a família feliz ganhe energia mesmo
Servidor público tem de berrar pelo direito de aposentadoria INTEGRAL se fica doentes sem esta de doença esta ou aquela é que determina isto, FIM DE PAGAMENTO DE INSS que foi FHC quem inventou de quem ja esta aposentado e pela manutenção do contrato de trabalho que regia quando ele entrou e recolhimento de INSS só sobre o Teto nada mais sobre o que exceder isto pq é a autentica roubalheia sobre o salario do servidor!
È IREM PRA GREVE SEM FIM com a destruição da vida feita por este governo e seus asseclas de congresso pra manterem as lagostinhas!
Tá achando ruim? Muda para a iniciativa privada. Vem pro mundo real, cidadão.
Depois de aprovada esta reforma, não seria hora do trabalhador ir às ruas prá exigir que seja tirada da gaveta a proposta do Clodovil, para que seja diminuído pela metade o número de Deputados?
Trabalhador brasileiro está igual gado, indo para o abatedouro, caminhando e cantando, e, AINDA criticando o PT, que já deixou o Governo 3 anos atrás.
“Um levantamento feito por Crusoé dá a dimensão da ascensão social da família, em grande parte experimentada no período em que Lula esteve no poder. Apartamentos em endereços nobres, carros de luxo, dividendos milionários e tratamento vip providenciado por parceiros de negócios mostram que os filhos do ex-presidente não têm do que se queixar.”
PARABÉNS aos servidores que votaram no BOZO, no tchtchuca dos bancos e nos gatunos do PSDB, chupem essa manga!!! Eu que comecei trabalhar com 17 anos e só poderei aposentar com 65 anos, terei contribuindo por quase 48 anos!!!!!!!!!!! parabéns aos envolvidos, lagosta no STF e militar aposentado com 48 anos de idade, depois de passar a vida jogado bola no quartel!!!
E você queria que as pessoas votassem em quem? No partido do Petrolão? Claro, para vocês funcionários públicos, o que menos importa é o patrimônio público, né. Dinheiro do povo pode ser roubado à vontade se os ladrões forem seus aliados.
Verdade, só tinha o BOZO e o PT né? Não havia 13 candidatos???
Mas a maioria dos que votaram em Bolsonaro no segundo turno não votaram nele no primeiro. Quem foi eleito não foi Bolsonaro, mas o antipetismo. Se Bolsonaro cair na ilusão de que ele foi o eleito, vai cometer um sério erro de avaliação política.
Bolsonaro já demitiu 21.000 funcionarios sem concurso, tem reduzido gastos em todos os ministérios, organizou a farsa “mais médicos” e a lei Rouanet, privatizou estatais, está renegociando contratos, mas ainda assim o Brasil pagará por muitos anos pela tragédia petista encerrada em 2016.
“Essa reforma é para ajudar os pobres. Nós queremos garantir a aposentadoria para as futuras gerações”
“Este governo gosta de capital, gosta de empresário, gosta de lucro porque acredita que somente iniciativa privada é a geradora de riqueza e a criadora de empregos”.
Todos somos iguais perante a lei, homens e mulheres, professores, militares, medicos, advogados….todos deveria se aposentar com a mesma idade. se o trabalho é duro ou de risco, que pague mais, mas a idade para se aposentar deveria ser a mesma para todos. Simples.
Todos os estudos mostram que a reforma é necessaria somente no setor público.
da alta casta.
O cinismo dos funcionários públicos aqui é de dar nojo. Falam que são a favor da reforma só se for para todos, senão são contra. Claro que todo mundo sabe que não vai ser para todos, mas o povo já vai estar no lucro se for para boa parte dos sangue-sugas do dinheiro público encrustados no serviço público. O que os políticos custam sai na urina da previdência, mesmo que eles fiquem fora, já será um ganho imenso. Agora, ninguém vai ver funcionário público na rua defendendo que a reforma também atinja os militares, pois usam os militares como desculpa para serem contra a reforma.
falou aquele que é incapaz de passar em concurso
igosilva, tem gente que não entra no serviço público porque é um bosta, e tem gente que não entra no serviço público justamente por não ser um bosta, por ter mais o que fazer do que seguir uma carreira de empregadinho.
E para os militares um pedágio de 17%! Muito engraçado!
O núcleo da discussão não é nem a apregoada economia de 1 trilhão em 10 anos, mas, sim, o que eles (os governos) farão com essa dinheirama!
sou a favor da reforma, mas essa questão da transição é que está sendo uma grande injustiça….é necessário ser justo para quem já está no modelo atual…não só para funcionarios publicos mas para com todos…muitos já até fizeram planos e agora estão sofrendo com essa situação de ter que rever todo o planejamento…
Servidor público tem de berrar pelo direito de aposentadoria INTEGRAL se fica doentes sem esta de doença esta ou aquela é que determina isto, FIM DE PAGAMENTO DE INSS que foi FHC queminventou de quemjaesta aposentado e pela manutenção do contrato de trabalho que regia quando ele entrou e recolhimento de INSS só sobre o Teto nada mais sobre o que exceder isto pq é a autentica roubalheia sobre o salario do servidor!
È IREM PRA GREVE SEM FIM com a destruição da vida feita por este governo e seus asseclas de congresso pra manterem as lagostinhas!
Esses caras são mesmo uns pilantras. No final das contas, vão ferrar mesmo é com os servidores públicos federais, que não têm pra onde correr. Os sonegadores vão continuar sonegando; os roubos vão continuar e os privilégios deles próprios, suas mordomias e falcatruas podem fazer 100 reformas, nunca vão acabar.
Mas é bem feito aos servidores públicos que acreditaram nesses cafajestes mentirosos. Um tapa na cara e no bolso…
Este governo não tem mais do que ser sem noção, graças a liberação de agrotoxico a Europa esta tirando tudo que é produto brasileiro dos mercados pq são toxicos!
Só palhaçadas é o que este governo do Maluco e seu circo de putados!!
Até quando o povim olho grande vai entrarnos leros leros de discussão de favelização generalizada e o fim REAL de aposentadoria de quem trabalha por anos ao inves de diminuir drasticamente numero de politicos que gastam mais de 30 milhões por dia?
O cara não contribuiu com nada por 65 anos e fica aposentado, isto não tem cabimento mesmo, as caridades em troca de VOTOS com o suor e a vida reta de outros em beneficio de vagal!
Não votaram pelo fim dos ditos comunas mas querem todo mundo ganhando salario minimo…povim bem esdruxulo mesmo teu nome é VAGAL e BRASIL todos indo virar CUBANOS!
Vão conseguir de virarem republiqueta de banana com carros de 100 anos atras tipo Cubano com poder aquisitivo zero.
Todos devem ter a mesma regra e teto do INSS!!! “”TODOS”!!!!! o resto é para manter privilegios!!!
não existe isto pq as condições de trabalho são diferentes, servidor público nao tem FGTS nem PIS PASEP nem seguro desemprego e nem garantia de contrato de trabalho pq fazem o que bem entendem não respeitando regra nenhuma que foi a que fez com que a pessoa vc fosse trabalhar lá.
MENTE COMUNISTA não consegue nada e ODEIA quem consegue, o famoso OLHO GRANDE,.
OLHO GRANDE? POR ISSO O BRASIL ESTA ASSIM!! PENSA PEQUENO CARA!!
olho grande sim, não estuda só nas perninhas das tias faz da sua vida uma M e depois é de olho grande em tudo que é alheio, tai a melhor definição do brasileiro.
ta..mas então paguem o FGTS aos professores.
Um ponto importante para os contribuintes autônomos é a nova fórmula de cálculo da proposta. Ela penaliza bastante quem contribui com até 5 salários mínimos e está prestes a se aposentar, entrando nas regras de transição. Perda altíssima de renda. Mudança da Fórmula Já!!!
Parabéns Bolsonaristas, vocês conseguiram, e antes que apareça um Bolsopata, não é porquê acho ele péssimo e incapaz que sou comunista Talkey ? Aliás o
Brasil nunca teve um governo comunista o que mais falta aqui é investimento em “EDUCAÇÃO”.
O IPEA diz que o que falta é melhorar a gestão do que é investido, porque tem gente fazendo trabalho sério dentro das universidades e escolas em geral e acaba ficando sem verba por conta do desperdício de dinheiro com picaretagens como o FIES, PROUNI, PRONATEC, universidade sem fronteiras, falsas pesquisas nas mais diversas áreas, etc.
“Não existe nenhuma possibilidade de os deputados aceitarem incluir
estados e municípios”, afirma o experiente deputado Hildo Rocha
(MDB-MA). “Temos de respeitar esse princípio federativo da independência… Tudo bem respeitamos sim, mas o que não pode é os estados que não entrarem na reforma acharem que os que entraram vão trabalhar para aposentar os magnatas dos primeiros. Reforma para todos, incluindo militares!!!
Já(ir) não se acostumaram? rsrsrsrs
A realidade é que brasileiro não gosta de trabalhar e toda categoria vai inventar um motivo para se aposentar antes. Só vai sobrar mesmo para os CLTs que não tem representação forte no congresso apesar de serem a maioria da população.
vc gosta??? eu trabalho pelo dinheiro
Concordo, ninguém tem que gostar de trabalhar mesmo, principalmente para bancar mordomia alheia. Por que o pobre tem que comer o pão que o Diabo amassou neste país que vive entrando e saindo de crises enquanto os funcionários públicos têm estabilidade trabalhando ou embromando e assim conseguem atingir o tempo de contribuição mais cedo para se aposentar?
Esse Sylvio Costa não é muito didático…Num dos tópicos, ele afirma que: “Um exemplo serve pra entender melhor como a coisa funcionaria…O servidor público que cumprir regra de transição e de acordo com a PEC do ME, se ele servidor tiver 58 anos e faltar 6 meses pra aposentadoria trabalharia até atingir 65 anos ou 7 anos a mais…Noutro tópico, ” com o pedagio de 100% dobra o tempo restante pra inicio de aposentadoria que passaria, nesse caso de 6 meses a um ano. Ou seja, se aposentaria com 59 anos.?!? Tá…Ou eu estou fazendo confusão ou esse fundador do Congresso Nacional está misturando CAPITÃO DE FRAGATA COM CAFETÃO DE GRAVATA…
Leia de novo os dois parágrafos. Em um, é a regra vinda do Guedes: trabalhar até os 65 anos. A outra é a proposta do relator: pedágio de 100% em cima do que falta: aumenta 1 ano no tempo. Pelo Guedes, vc precisa de 6 meses, trabalha 7 anos. No relator, precisa de 6 meses, trabalha o dobro.
A questão é que não vai achar uma regra que agrade a todos. Sempre vai ter exceção, gente no limite do corte. Igual radar de velocidade: se vc botar 80, alguém é multado a 81. Se botar 85, alguém é pego em 86. E sempre vão achar injusto.
Você não leu direito, tá muito claro.
O servidor é o vilão da previdência? Então pronto!!! Devolvam minhas
contribuições e está tudo certo. Cada um vai cuidar da sua vida. Mas
isso o governo não quer né.. prefere ficar de sacanagem querendo se
apropriar das contribuições e estabelecendo regras para aposentadorias
impossíveis ou na véspera da morte.
eu quero receber TODO FGTS corrigido e a devolução da contribuição da previdência MUITO acima do inss corrigida, ai conversamos
eu também.. beleza, vamos ver se consigo permanecer vivo em sala de aula até os 60 anos ou mais… mas então que paguem o FGTS e o que já trabalhei, aceitaria até sem correção, pois sem que não vão pagar.
Se a previdência já está com um rombo de centenas de bilhões sem devolver nada, imagine como vão ser pagas as aposentadorias dos que já estão inativos se o governo começar a devolver. São décadas de distorções acumuladas. Agora, o remédio vai ter que ser amargo mesmo, mas parece que não tem exemplo de país onde a previdência se sustentou com gente se aposentando com menos de 65 anos.
Se me derem todo o FGTS corrigido esses anos todos e a multa de 40%, podem me mandar embora! E se me devolverem o que paguei de INSS corrigido eu abro mão da aposentadoria!
PROFESSOR JÁ TEM MUITO PRIVILEGIO ,TRABALHA POUCO .TEM APOSENTADORIA INTEGRAL .NAO TEM ,RESPONSABILIDADE QUALIDADE DOS ALUNOS FORMANDO,,,
Você deve ter sido um PÉSSIMO e RECALCITRANTE aluno, agora fica culpando os professores rsrsrs
como tem gente que pensa isso… professor trabalha fora de horário de aula, corringindo avaliações, pesquisas..faz projetos… plano de aula… verifica dificuldade dos alunos… cada turma é diferente uma da outra… tem que se atualizar sempre o que significa estudar por toda vida… fora isso tudo, salas lotadas, aguentar piadas e bagunças dos alunos sem que possa se fazer nada… enfim… você pode falar o que for da estrutura da Educação em qualquer Estado, mas do professor não meu caro..
Se vocês professores estão tendo que trabalhar mais do que oito horas por dia, têm que cobrar do governo as horas extras ou fazer uma operação padrão ou greve para mostrar que isto está errado. O que não podem é querer se aposentar com menos tempo de contribuição que os outros.
Paguem o fgts ao menos oras.. você pelo visto é contra professores e a educação por associar ao pt. Sem mais.
Se te devolverem o FGTS, não vai dar para pagar os funcionários que já estão aposentados e recebendo deste seu dinheiro. Pelo jeito, não tem nenhum país no mundo onde a previdência se sustentou com gente se aposentando com menos de 65 anos. Se houvesse, já estaria sendo citado como exemplo de que não é preciso fazer reforma.
35 anos de contribuição é menos tempo do que os outros ? Informe-se melhor …
Pelo menos os professores da rede básica do ensino público têm este privilégio, não digo os outros.
Psdb só podia ser??? e as notas dos governadores e prefeitos para pressionar o congresso nacional. os grandes gestores arrebentaram com os estados e municípios durante anos, agora, querem arrebentar com as aposentadorias de milhões de brasileiros, CADÊ OS IMPOSTOS DO POVO???? PQ QUEREM TANTO A PREVIDÊNCIA? PQ ESSA QUEBRADEIRA TODA CPI NESSES ESTADOS E MUNICÍPIOS PARA VER ONDE ESTÁ O PROBLEMA NINGUÉM FAZ?????
Servidor público serve, trabalha e luta para prestar bons serviços a toda a população, os previlegiados vcs fazem vista grossa. Muitos do congresso fazem o que? Remam contra sempre. Policiais, professores, médicos.. vamos mostrar a nossa força. Ano que vem já tem eleições, que tal serem chamados de senhores prefeitos (as) e vereadores(a), vamos colocar nossos nomes a disposição para esses cargos só para começar. E reeleição zero para quem apoiou essa maldita PEC 6/19 e seus partidos.
A reforma da ultra deficitária Previdência é imprescindível para o futuro do país. Só os irresponsáveis, demagogos e nefelibatas a ela se opõem. Todas as categorias profissionais devem ser igualmente atingidas. O mesmo deveria ocorrer com os beneficiários do BPC.
Dê o que é seu a quem você quiser, o que é meu ganho com muito esforço e suor, e mais de 45% é confiscado. Não estou mais a fim de ser espoliado. Falei.
Por que não ficamos todos com a reforma dos militares, já que pelo que li será um grande sacrifício pra eles, nos poderíamos nos sacrificar também mas com os termos dos militares
Transição de 100% é como injeção de ácido sulfúrico no olho!
Imoral! se fosse justo, aplicariam para políticos e militares…
Mas o governo escolheu os servidores como bodes expiatórios dessa terrível reforma de destruição da previdência social brasileira.
Mais honesto seria devolver a grana paga acima do teto do INSS (contribuição de empregado e empregador) e liberar todos os servidores desse suplício, que é um sistema bom na teoria, na hora de cobrar o governo é um leão, mas, na prática, na hora de pagar, o empregador chama de “privilégio” (pra poder dar o cano naquilo que foi pago mesmo).
critérios/idade igual para homens e mulheres.As servidoras mulheres que quebram os Estados, sem falar o monte de licenças médicas que tiram. Conheci uma que aposentou por invalidez no Estado e abriu uma lojinha.
denuncie que é crime,já que vc sabe quem é ja devia ter feito isto.
O resumo é: Servidor civil com alíquota de até 22% (militares com 10,5%)
Transição dos civis 100% (militares somente 17%)
Fim da pensão pras viúvas dos civis (pensão integral pros militares)
Enfim, o governo está criando um abismo entre categorias.
MELHOR QUE DEVOLVESSE A GRANA QUE OS SERVIDORES CIVIS PAGARAM (por décadas) ACIMA DO TETO DO INSS E IGUALASSEM A TODOS!
Se não é igual para todos não é reforma e sim “sac anagem”. Parece que o PT que gostava tanto de pobres que queria todos os braileiros pobres e este só gosta de militares querendo-os com mais privilégios.
Essa história de PT já deu….
Os números oficiais te desmentem e estão aí para serem consultados…São frios.
O País tá afundando a uma velocidade incrível.
É hora de acordar…E de crescer intelectualmente…
Albenário é só enxergar o cenário, não somente para frente mais principalmente para trás. Ou você acha que chegamos aonde estamos em apenas 1 ano e cinco meses? ( um ano do Drácula e cinco meses do Bozó ). Tudo começou ainda no Governo Geisel, após um bom trabalho feito no Governo Castelo Branco e colhido o bom fruto no Governo Médici. Agora, que o dedo ( ausente ) de um certo senhor e a inteligência incomensurável de uma determinada senhora, foram fundamentais, para que conseguíssemos atingir essa linda situação econômica. Isso sem falar nos fiscais do Sarney, no fusquinha do Itamar e no Socialismo Moreno do FHC. ” A burrice no Brasil, teve um passado glorioso e um futuro promissor.”
Certo, então as dividas deixadas por governos anteriores nao interferem nos atuais? É brincadeira hem, no MT o governador pegou um emprestimo de 1 bilhao com 4 anos de carencia, atitude totalmente irresponsavel e sacana. O endividamento do pais na epoca do lula caiu no coloca da dilma, ela raspou o tacho de tudo que é fundo para tentar esconder o defict. Estamos colhendo os frutos, aperta o cinto porque nao será facil, espero que o povo cobre sempre responsabilidade dos governantes
Desculpe amigo mas os numeros oficiais ja mostravam isto desde que o plano Real foi destruído pelo Lula, pouco antes da “marolinha”. Os números mostram recessão desde 2014 só estancada quando aquela senhora foi destituída do cargo. Infelizmente o que fizeram em 13 anos não serão corrigidos em menos de 10 ou 15, isto com muita competência e sorte. Falar em crescer intelectualmente e em numeros oficiais e dizer que estamos afundando em velocidade incrível sem admitir que desde que o projeto de poder eterno foi posto em prática não me parece crescimento, quanto mais intelectual.
Bolsonaro já demitiu 21.000 funcionarios sem concurso, tem reduzido gastos em todos os ministérios, organizou a farsa “mais médicos” e a lei Rouanet, privatizou estatais, está renegociando contratos, mas ainda assim o Brasil pagará por muitos anos pela tragédia petista encerrada em 2016.
“Essa reforma é para ajudar os pobres. Nós queremos garantir a aposentadoria para as futuras gerações”
Estima-se que com a aprovação da Nova Previdência serão criados 8 milhões de novos empregos formais, além de garantir os benefícios dos atuais aposentados e aliviar os mais pobres, que pagarão ainda menos do que pagam hoje.
Mente quem diz que a proposta beneficia os mais ricos!
Vai criar o krlho, esse blá blá blá vem desde a reforma trabalhista, que ia criar 10 milhões de empregos, MENTIRA, depois congelar os gastos com saúde e educação por UMA DÉCADA ia resolver, MENTIRA, a nova mentira é que a reforma da previdência vai fazer milagres, É MENTIRA!!! Só vai beneficiar banqueiro!
Bolsonaro já demitiu 21.000 funcionarios sem concurso, tem reduzido gastos em todos os ministérios, organizou a farsa “mais médicos” e a lei Rouanet, privatizou estatais, está renegociando contratos, mas ainda assim o Brasil pagará por muitos anos pela tragédia petista encerrada em 2016.
“Essa reforma é para ajudar os pobres. Nós queremos garantir a aposentadoria para as futuras gerações”
Além dos inúmeros leilões de ferrovias, portos, aeroportos e rodovias já promovidos pelo nosso governo, que levarão desenvolvimento para todo o Brasil, outras concessões serão realizadas ainda em 2019, devendo atrair mais R$ 9,1 BILHÕES em investimentos para o nosso país.
“Este governo gosta de capital, gosta de empresário, gosta de lucro porque acredita que somente iniciativa privada é a geradora de riqueza e a criadora de empregos”.
Sem esquecer que o “Messias” foi para a reserva remunerada aos 34 anos…. Tão patriota. Agora ele acha que é essencial se aposentar aos 65 anos, senão o Brasil quebra. Também, num país onde o (que se diz) Presidente acredita que a terra é plana…..
Os avanços que o Brasil precisa dependem da aprovação da Nova Previdência. É a partir dela que o país terá condições de estabilizar as contas, potencializar investimentos, viabilizar uma rígida reforma tributária e enxugar ainda mais a máquina pública, reduzindo nossas estatais.
O que o Brasil precisa é acabar com essa hipocrisia. Uma pessoa que se aposentou (ou reformou para os mais técnicos), aos 34 anos, como o Bozo, não tem a mínima condição moral de querer qualquer coisa com relação à aposentadoria dos outros. E se ele quisesse mesmo mudar alguma coisa na Previdência, poderia ter feito um projeto de lei, durante os 28 anos que passou na Câmara de Deputados…. coisa que ele nunca tentou fazer.
Além dos inúmeros leilões de ferrovias, portos, aeroportos e rodovias já promovidos pelo nosso governo, que levarão desenvolvimento para todo o Brasil, outras concessões serão realizadas ainda em 2019, devendo atrair mais R$ 9,1 BILHÕES em investimentos para o nosso país.
“Este governo gosta de capital, gosta de empresário, gosta de lucro porque acredita que somente iniciativa privada é a geradora de riqueza e a criadora de empregos”.
Já fizeram Reforma na Previdência em: 1.998 (FHC), 2003 (LULA) e em 2016 (DILMA) – o que afetou a economia do país? – NADA. O que essa Reforma vai afetar a economia do país? – NADA – Essa como as outras retira dinheiro do trabalhador (aumenta tributos) e diminui benefícios, ou seja, retira dinheiro do Trabalhador e dá ao Estado para diminuir seu déficit causado por INEFICIÊNCIA e roubos E PIOR DE TUDO – CONTINUARÁ O DÉFICIT NA PREVIDÊNCIA. Solução – mudar a forma de arrecadação – substituir todos os impostos previdenciários (PIS, COFINS, CSLL, contribuições de patrões e EMPREGADOS) por um ÚNICO IMPOSTO – IMPOSTO SOBRE PAGAMENTOS – que teria uma alíquota de aproximadamente 2,5%. Hoje o trabalhador paga de 8% a 11% – RESULTADO ganhariam de 5,5% a 8,5% de salários – BILHÕES seriam injetados mensalmente na economia – crescimento e emprego seriam gerados – impostos ao governo em nível exponencial – FIM DO DÉFICIT DA PREVIDÊNCIA. Porque não fazem isso?? Porque são BURROS, INCOMPETENTES, IDIOTAS.
Já é errado não considerar como direito adquirido (sim, por que não?) o “contrato” celebrado entre qualquer contribuinte e o Governo quando do início das contribuições. Mas não haver uma transição decente é um ABSURDO! O óbvio seria a aplicação da lógica, sem arbitrariedades: Toda e qualquer alteração feita pela reforma (que deveria ser ÚNICA para TODOS!) deve ser aplicada de forma PROPORCIONAL sobre o TEMPO ATUALMENTE RESTANTE PARA A APOSENTADORIA. Com isso aplica-se uma simples “regra de três” para cada contribuinte, sem prejuízos e nem privilégios. E fim de papo. (Essa minha consultoria fica de cortesia, apesar de o Guedes não estar merecendo…)
Filha de uma….
Esse pedágio de 100% é imoral. Quem tem mais de 55 e faltando mais de 5 anos para se aposentar vai ter que trabalhar mais de 10 anos e ultrapassar os 65. Absurdo! Só tem carniceiro nesse governo.
Imoral! se fosse justo, aplicariam para políticos e militares…
Mas o governo escolheu os servidores como bodes expiatórios dessa terrível reforma de destruição da previdência social brasileira.
Mais honesto seria devolver a grana paga acima do teto do INSS (contribuição de empregado e empregador) e liberar todos os servidores desse suplício, que é um sistema bom na teoria, na hora de cobrar o governo é um leão, mas, na prática, na hora de pagar, o empregador chama de “privilégio”.
Tão reclamando do quê? Que tal começarem a trabalhar para justificarem suas aposentadorias, seus batedores de cartão?
E que tal vc calar a boca, seu sem noção ?Nem todos os funcionários públicos ” BATEM CARTÃO ASSIM COMO VC, PEÃO “…BOA TARDE…
Realmente, Silas, tem uns que não só não batem cartão como nem sabem onde deveriam trabalhar, já que o contracheque chega pelo correio para eles todo mês, não é? Vai ver você é um destes parasitas criminosos.
E bonito é ver um posto de saúde fechado na sexta-feira por ter sido feriado na quinta. Os bandidos estão todos descansando enquanto tem doente que paga o salário deles precisando de atendimento no posto fechado.
Eu quero mais é tirar a estabilidade de vocês e privatizar ao máximo os serviços públicos para ver vocês trabalhando para ganhar a vida. Muitos vão se matar se tiverem que trabalhar.
danilo que é incapaz de passar em concurso e deve ter um emprego de M torcendo contra quem tem capacidade…
O dia que eu precisar prestar concurso público eu dou um tiro na cabeça. Não quero ser um bosta como você. Eu estou trabalhando para desenvolver um produto de valor e ganhar dinheiro sério com ele e não viver escorado na proteção do estado como todo medíocre. Ah, sobre passar em concurso, conheci gente que passava em concursos públicos e vestibulares de qualquer tipo para os outros, mas faliu uma lojinha de tintas quando quis ser empresário. Um outro que era analista de sistemas do Banco do Brasil quebrou uma lanchonete.
Não, terá que trabalhar até os 65 anos.
Será???? Sem contar alíquota de 22% …..
Opa …me faltam 16 anos para aposentar…..100% então vou contribuir com mais 16 totalizando 32 , tenho 47 então com 79 estou aposentado….show..
Absurdo!! Imoral!
Não amigo, neste caso você se aposentará com 65 anos.
Existem milhões de indigentes mentais aplaudindo tudo isso aí…
O cara começa á contribuir com 28 anos e quer se aposentar com quantos, 50?… Fala sério… E lá em baixo: absurdo! Indigente mental e os cambal… Eita povo néscio, seu!…
Isso se você não ficar nenhum dia desempregado.
FAZ ARMINHA QUE APOSENTA!
Não reclama não, faz sinal de arminha que resolve.
O que precisa mudar na PREVIDÊNCIA é a forma de arrecadação – instituir o IMPOSTO SOBRE PAGAMENTOS em SUBSTITUIÇÃO a todos os impostos previdenciários – PIS, COFINS, CSLL, contribuições de patrões e TRABALHADORES – esse imposto teria alíquota de aproximadamente de 2,5% – Exemplo; O trabalhador hoje paga de 8% a 11% de previdência iria pagar 2,5% de imposto sobre todos os pagamentos que realizar – sobrará 5,5% a 8,5% de seus salários, ou seja, serão dezenas de BILHÕES de reais na economia – dando um BOOM no PIB e aumentos de impostos. Além de desonerar a folha de pagamentos e ACABAR COM O DÉFICIT DA PREVIDÊNCIA. Já a proposta a ser votada – apenas retira dinheiro do trabalhador e dá ao Estado, além de escravizar algumas classes de trabalhadores e destruir os pensionistas futuros.
Sua solução pode ser um caminho, mas está longe de ser a verdadeira solução. O problema é justamente a transição, nao tem dinheiro
Porque não é a solução??? Estou mencionando que deve mudar a forma de arrecadação e não há necessidade de transição. Imediatamente, a nova forma substitui a antiga e vai acabar com o déficit, até porque a alíquota pode ser variável – se houver déficit aumenta a alíquota, se houver superavit diminui a alíquota e quanto maior é o crescimento do PIB, menor será a alíquota. Já o sistema atual é insustentável, cada vez a população vai envelhecer e menos contribuintes vão ter, sem falar que alguns impostos agregam custos aos produtos, encarecendo esses produtos.
como fica as aposentadorias do executivo,judiciario e legislativo,idem magistrados ?Sugiro que só para dar bom exemplo eles espontaneamente manifestem em dar o sangue por essa causa tão nobre que o governo tanto quer
E quanto aos “ilustres” políticos? Continuarão com todos esses privilégios enquanto o povo paga o pato e ainda tem que sustenta-los com os altos impostos.
Sempre avisei que a conivência e conveniência dos servidores públicos com os políticos teriam um preço alto. Nenhum servidor NUNCA se manifestou contra os reajustes aburdos que receberam entre 2004 a 2014, o salario de servidor publico é pornografico, nunca se manifestaram contra o lobby da OAB em TODAS as esferas do governo, qualquer concurso para advogado tem salario superior a 12 mil. Deixaram a coisa ser dominada porque estavam ganhando junto. Agora a coisa apertou, a população nao tem de onde tirar mais dinheiro para bancar o setor publico, tudo colapsou, o rio abaixou e o lixo apareceu.
Amigo, não confunda servidores públicos com servidores do legislativo e judiciário.
Professor de uf com salário de 25k fazendo pós profissional na Europa é executivo. Não engana mais , não é só no legislativo e judiciário que tem abuso.
Professor de UF ganhando 25k ? Nem Prof Titular ganha isso limpo. Você vive onde ???
Só se for o seu salário que subiu assim. Sou servidor público e fiquei DEZ ANOS sem um centavo de aumento: 2006 a 2016. O que veio foi uma merreca dividida em oito parcelas, a última sai este ano. Não dá pra fazer uma feira decente. REALMENTE não sei de onde você tirou essa informação. Claro, há servidores e SERVIDORES.
Qual a % da população que recebe 9 mil por mês? Somado a isso a garantia de NUNCA ficar desempregado, acesso a credito mais barato, facilidade na compra de imóvel etc etc etc.
Eu realmente sou um privilegiado. Vou quitar meu imóvel com 65 anos.
A reforma é necessária, entretanto, enquanto não forem as mesmas regras para todos sou absolutamente contra.
Fora com esses NOVOS COVEIROS DO SEXAGENÁRIO!!!!
Pedágio de 100% é melhor nem existir, é uma grande mentira! Não será pedágio para quem faltar mais de 4 anos pra se aposentar! Muitos que já tem 30 anos de serviço ficarão com pedágio ZERO! ENQUANTO ISSO O PRÓPRIO GOVERNO PROPÕEM PEDÁGIO DE 17% PARA OS MILITARES!
IMORAL!
Penso ser justo. O que não pode é permanecer essa regra draconiana do bolsonaro. Aliás, em maio de 2017 ele falou contra a Reforma do Temer: e a Reforma do Temer era menos draconiana e mais justa do que a desse Posto ipiranga. Quanto aos Militares: que desigualdade! Não se pode esquecer, senhor relator, que bolsonaro foi para a reserva aos 33 anos de idade e isso é um escárnio. Militares deveriam ter o mesmo pedágio dos civis!Ou o senhor tem medo dos militares? Um Estadista não deve temer!
transição de 100% só atinge aqueles para os quais faltam pouco mais de 2 anos pra se aposentarem, é imoral!
100% de pedágio para os civis, 17% para os militares? Tá “serto”…
E o medo?
Imoral! se fosse justo, aplicaram pra políticos, militares, etc…
Já é algum progresso. Hoje, os inimigos públicos estão todos eles com privilégios imorais. O que professor tem de especial para se aposentar com 5 anos a menos que um programador de computador, que um investigador de polícia, por exemplo? Ah, eles podem denegrir a imagem dos políticos que não os privilegiarem em sala de aula, né?
Não amigo, os professores com a proteção que os marginais possuem atualmente, estão sujeitos à ameças, agressões, etc. que um programador não tem. Acho que para não haver privilégios, os professores, após um determinado tempo em salas de aula poderiam exercer outras funções burocráticas onde suas experiências ajudariam muito na orientação dos professores mais novos, no funcionamento das escolas e no desenvolvimento do ensino de modo geral.
Ou seja, deveriam continuar tendo privilégios, é isso?…
o professor aguenta seu filho mal educado por muito tempo, acho até muito 55 anos…
Dê quatro horas seguidas de aula de Físico-Química Experimental das 19 às 23 hs e na manhã seguinte, corrija uma pilha de relatórios, para você ver se é ou não desgastante. Some-se a isso as outras coisas que se tem para fazer (executar projetos, escrever artigos, etc…), comissões, etc… Se você não sabe do que fala, é melhor ficar de bico fechado para não passar vergonha. Em tempo: nas minhas aulas, não encontro tempo para ficar falando bem ou mal de políticos, eles são absolutamente irrelevantes, não vale a pena gastar tempo sobre esse assunto.
Ué, mas tudo isto que você falou aí é trabalho como qualquer outro. Pior seria se você trabalhasse numa empresa privada em que teria que fazer isto e ainda sofrer a pressão da cobrança dos alunos pela qualidade do seu trabalho.
Sim, “é trabalho como qualquer outro”, é verdade esse bilhete…. Vai nessa. Quanta desinformação… Você acha que fiz mestrado e doutorado para quê ? Pra pendurar o diploma na parede ? Então, o recém-formado sai da faculdade e aprova projeto na FAPESP ??? Começa que a FAPESP e o CNPq nem considera submissão de projeto se você não tem título de doutor. Em faculdade particular, pós-graduado normalmente não tem vez, pois acham ruim pagar a mais para profissional titulado. E a pressão que você mencionou, não é pela qualidade, é pelo índice de aprovação. Já fui docente em faculdade particular. Antes que me esqueça, faça uma visita pelas grandes indústrias químicas e pergunte a eles de onde vem os profissionais que eles contratam.
Se você já trabalhou em faculdade particular, já deve ter sofrido mais pressão do que no serviço público. Nós estamos numa sociedade de mercado. Se faltar professor, as faculdades particulares vão começar a tirar os que estão no serviço público pagando mais a eles. Se você está no serviço público de um país quebrado onde ninguém está conseguindo bons salários, deve dar graças a Deus, pois ao menos tem estabilidade.
Trabalhei sim, na época do mestrado. A pressão que havia era para o índice de aprovação ficar maior do que 75%. Na federal, a pressão é maior: dar aula (graduação e pós), fazer pesquisa, orientar IC, mestres, doutores, captar recurso com projeto, publicar (em revista boa, não em qualquer porcaria), integrar as comissões, etc… Com certeza que dou graças a Deus, não há um maldito dia em que eu não me lembre disto. Se faltar professor, eles vão entupir os caras de aulas, pois afinal, em faculdade particular geralmente não se faz pesquisa. E DUVIDO MUITO que quem esteja empregado nas universidades públicas vai se sujeitar ao sabor das ondas do mercado das particulares, além de perder a chance de fazer pesquisa.
E digo mais. Enquanto você está aí no conforto do seu lar, navegando pela internet e postando inveteradamente como já pude perceber, eu estou trabalhando, corrigindo relatórios, em plena sexta à noite, aqui na Universidade. Já você, parece que tem bastante tempo livre. Já experimentou ajudar a patroa a passar roupa ??? E o povo dá um monte de positivo nos seus posts. Isso explica muita coisa. P.S.: não sou eleitor do PT.
Eu sou programador de computador e estou trabalhando num projeto meu para vender pela Internet. Vou até sei lá que horas da madrugada hoje. Como fiz alguns bons negócios hoje, estou mais relaxado, mas ontem, por exemplo, fui dormir às 23 hs e acordei às 3 da madruga para voltar a trabalhar no meu projeto. Se você tá fazendo hora extra, tem que cobrar. Por que os professores não esfregam isto na cara dos governadores?
No regime de DE (dedicação Exclusiva) não existe essa de hora extra.
“Serto” não esta mais CERTO só pra que sabe português
Çério, Pedro? Serto é com “C”? Eu não çabia diço!!!!! Vivendo e aprendendo…