O ex-secretário do Tesouro Nacional Mansueto Almeida vai assumir, quando o período de quarentena remunerada acabar, o cargo de economista-chefe do banco BTG Pactual. A informação foi revelada nesta segunda-feira (10) pelo Brazil Journal e confirmada pelo Congresso em Foco com o BTG.
As principais informações deste texto foram enviadas antes para os assinantes dos serviços premium do Congresso em Foco. Cadastre-se e faça um test drive.
Como o site mostrou em junho, Mansueto se movimentava para ir para a iniciativa privada desde dezembro do ano passado.
O ministro da Economia, Paulo Guedes, foi um dos fundadores do BTG. Hoje ele não tem participação na empresa.
Ele estava no comando do Tesouro Nacional desde 2018, durante o governo do ex-presidente Michel Temer (MDB). O economista saiu do cargo em julho deste ano, a pedido, e foi substituído por Bruno Funchal.
Leia também
Quando era secretário de Acompanhamento Fiscal do então ministro da Fazenda Henrique Meirelles, em 2016, Mansueto foi um dos formuladores da emenda à Constituição (PEC) do teto de gastos.
O ex-secretário do Tesouro entrou em rota de colisão com o secretário da Fazenda, Waldery Rodrigues. Waldery chegou a anunciar a saída de Mansueto em dezembro, mas foi desmentido pelo colega. “Zero chance de sair“, disse Mansueto, em dezembro, conforme mostrou o Congresso em Foco.
> Cadastre-se e acesse de graça, por 30 dias, o melhor conteúdo político premium do país
> As últimas notícias da pandemia de covid-19
BTG é aquele que foi fundado pelo Guedes? Pode isso, Arnaldo?
O Mansueto sempre esteve com os numeros na ponta da língua, lembro dele dar ótimas participações no antigo programa Painel com o William Waack, foi bem no Tesouro Público, foi uma perda para o Governo ele ter saído!