Guedes manda na economia, diz Bolsonaro. Para ministro, aumento de gasto é exceção

Em meio a rumores sobre uma possível mudança no comando do Ministério da Economia, o presidente Jair Bolsonaro prestigiou o ministro Paulo Guedes nesta segunda-feira (27). Em entrevista coletiva que não estava prevista na agenda, Bolsonaro disse que “o homem que decide a economia” é Guedes. A declaração foi dada pelo presidente após reunião com o próprio Guedes e os ministros da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, e da Agricultura, Tereza Cristina, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Os quatro estavam ao lado de Bolsonaro durante a pequena coletiva.

A reunião não fazia parte da agenda oficial do presidente desta segunda. “Acabei mais uma reunião aqui tratando de economia. E o homem que decide a economia no Brasil é um só: chama-se Paulo Guedes. Ele nos dá o norte, nos dá recomendações e o que nós realmente devemos seguir”, disse Bolsonaro.

> Cadastre-se e acesse de graça por 30 dias o melhor conteúdo político premium do país   

Guedes reiterou a continuidade de sua política econômica. Segundo ele, os gastos elevados assumidos pelo governo nas últimas semanas são “exceção” e têm como único propósito combater a covid-19. "Queremos reafirmar a todos que acreditam na política econômica que ela segue e a mesma política econômica", declarou o ministro. “Quando há um problema, como de saúde, o presidente fala: ‘Olha vamos par um programa de exceção'", acrescentou.

> Para MDB, Plano Pró-Brasil é insuficiente; PT fala em mini PAC

Além de tentar afastar rumores sobre uma possível troca no comando da Economia, Bolsonaro e Guedes também pretendem mostrar que não há divergência entre a política econômica do governo e os investimentos previstos no programa Pró-Brasil, anunciado semana passada sem a presença de representantes da pasta. O anúncio feito pelo ministro da Casa Civil, Braga Neto, não repercutiu bem na equipe econômica, como mostrou o Congresso em Foco.

> Cadastre-se e acesse de graça por 30 dias o melhor conteúdo político premium do país   

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!