Da defesa do coronel Brilhante Ustra, primeiro militar reconhecido pela Justiça como torturador, às menções inverídicas sobre as vítimas do golpe de 1964, o presidente Jair Bolsonaro coleciona declarações polêmicas e agressivas em apoio ao regime que torturou 20 mil e matou 434 pessoas em seus porões, segundo a Human Rights Watch (HRW). Oposição, juristas e de representantes da área de direitos humanos reagiram às recentes falas do presidente e já estudam a apresentação de pedido de impeachment de Bolsonaro.
Mas não é a primeira vez que ele está no centro de controvérsias sobre a ditadura. O Congresso em Foco levantou alguns ataques do político às vítimas do período de repressão. Confira:
1) “Por que a OAB impediu que a Polícia Federal entrasse no telefone de um dos caríssimos advogados? Qual a intenção da OAB? Quem é essa OAB? Um dia, se o presidente da OAB quiser saber como é que o pai dele desapareceu no período militar, conto para ele. Ele não vai querer ouvir a verdade.”
Leia também
Em julho de 2019, em crítica ao presidente da OAB, Felipe Santa Cruz. Ele é filho de Fernando Augusto de Santa Cruz Oliveira, que desapareceu na ditadura. Bolsonaro comentava o desfecho do processo judicial que considerou Adélio Bispo, autor da facada no presidente, inimputável.
2) “Ela estava indo para a guerrilha do Araguaia quando foi presa em Vitória. E depois [Miriam Leitão] conta um drama todo, mentiroso, que teria sido torturada, sofreu abuso etc. Mentira. Mentira.”
Em julho de 2019, durante café da manhã com jornalistas estrangeiros. A jornalista Miriam Leitão nunca participou da luta armada.
3) “Onde você viu uma ditadura entregar para a oposição de forma pacífica o governo? Só no Brasil. Então, não houve ditadura.”
Em março de 2019, em meio ao debate público sobre comemorar ou não o aniversário do golpe militar. Na ocasião, ele afirmou que o regime foi uma maravilha.
4) “Sou capitão do Exército, minha missão é matar.”
Em junho de 2017, durante palestra em Porto Alegre.
5) “O erro da ditadura foi torturar e não matar.”
Em julho de 2016, em participação no programa Pânico, da rádio Jovem Pan.
6) “Pela memória do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, o pavor de Dilma Rousseff, pelo exército de Caxias, pelas Forças Armadas, pelo Brasil acima de tudo e por Deus acima de tudo, o meu voto é sim”.
Em abril de 2016, durante a votação do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.
7) “Desaparecidos do Araguaia? Quem procura osso é cachorro.”
Em maio de 2009, para familiares de desaparecidos na ditadura, em cartaz anexado na entrada de seu gabinete na Câmara dos Deputados. Eleito presidente, Bolsonaro determinou, neste ano, o encerramento do Grupo de Trabalho Perus, responsável por identificar corpos de desaparecidos políticos da ditadura militar (1964-1985) entre as 1.047 caixas com ossadas da vala comum de um cemitério na zona oeste de São Paulo (SP), e o Grupo de Trabalho Araguaia, responsável pela busca e identificação dos restos mortais da guerrilha do Araguaia.
8) “No período da ditadura, deviam ter fuzilado uns 30 mil corruptos, a começar pelo presidente Fernando Henrique.”
Em maio de 1999, num programa de TV, ao defender o fechamento do Congresso Nacional.
9) “Morreu menos gente que durante o último carnaval em São Paulo.”
Em 1999, Bolsonaro declarou que, caso fosse o presidente da República, “daria um golpe no mesmo dia” e fecharia o Congresso, “porque não funciona”.
10) “Pinochet devia ter matado mais gente.”
Em 1998, Bolsonaro em entrevista à revista Veja sobre a ditadura chilena de Augusto Pinochet. Ao todo, o regime deixou mais de 3.000 mortos ou desaparecidos, torturou milhares de prisioneiros e forçou 200 mil chilenos ao exílio.
11) “Sem Fidel Castro financiando a luta armada no nosso país, teríamos acabado no máximo com Costa e Silva o período militar, graças aos militares nós hoje gozamos de democracia.”
Em 2013, durante debate com a blogueira cubana Yoani Sánchez, crítica do regime da família Castro, que dura mais de cinco décadas. Ele repetiu a justificativa de que o golpe militar foi uma resposta à ameaça comunista no Brasil.
>> As frases polêmicas de Jair Bolsonaro
>> Tudo o que você sempre quis saber sobre Bolsonaro, mas tinha medo de perguntar
>> Sete vezes em que Bolsonaro causou polêmica ao defender a ditadura
>> Bolsonaro: PT vai entrar com ação na PGR por fala sobre presidente da OAB
É… todos a que Bolsonaro se referiu eram INOCENTES COITADINHOS que nunca fizeram nada contra o povo brasileiro.
E é muito FÁCIL julgar num contexto diferente e desfasado no tempo. O mais dificil é entender a realidade da altura.
Se Bolsobnaro elogiando uma pessoa pelo seu serviço ao país, não quer dizer que ele esteja elogiando o que essa pessoas trá feito de errado.
PALAHAÇADA de jornalismo. Isto não passa de PROPAGANDA e MANIPULAÇÂO para tentar criar ideias na cabecinha do povinho ignorante.
o que se pode esperar de um militar da reserva aposentado compulsoriamente da ativa por problemas psiquiátricos. e olha so quanto bosta minions postando por aqui a favor dos assassinatos feitos pelo exercito marinha e aeronáutica de 64 a 85. em nome da democracia . o mesmo que fez a igreja católica na época da inquisição contra os ditos hereges .
Imaginem vcs se o Lula , lá em 2010 tivesse mantado matar TODO DIREITISTA que queria impor o golpe ao Brasil (como fizeram), sem respeitar o resultado das urnas??? Seria mimimi tbém??? Vcs direitistas estariam chorando a morte dos seus entes e seria mimimi tbém??? Deixem de onda srs….A ditadura ACONTECEU SIM……Fecharam um congresso DEMOCRATICAMENTE ELEITO…Se na cartilha de vcs adversários são INIMIGOS, vcs merecem morar na Sibéria…
Lendo os bolzonaristas aqui percebo que esta turma é muito sem noção, chegam a ser sem vergonha mesmo, pois uma turma que apoia tortura, não deve valer nada mesmo e merecem o ditador que tem como presidente….
Já imaginaram se essas “vítimas da ditadura” tivessem conseguido seu intento? Hoje teríamos um Pravda noticiando e os atuais jornalistas estariam encarcerados ou mamando nas tetas da ditadura do proletariado.
Bolsonaro não percebe o peso de suas palavras, não sabe a diferença entre o q pode falar um deputado e um Presidente da Republica. Imagino q assessores já o tenham advertido, mas como não se emenda e dá uma mancada a cada dia, creio q lhe falta um parafuso na cabeça. Nesta semana q passou o Presidente destrambelhou de vez! A continuar assim, botará a perder o bom governo q faz. Por enquanto não vejo motivo para impedimentos, mas a coisa está num crescendo…
Vítimas da ditadura, o caramba. Eram terroristas querendo implantar o comunismo no país. Estávamos em guerra. O Presidente Bolsonaro está corretíssimo em todas as suas declarações a respeito. Queria ver como seria a imprensa caso os terroristas saíssem vitoriosos. Vocês se comportam como “imbecis úteis” aos esquerdopatas que não assimilaram a derrota. Deviam se envergonhar. Afinal, acredito que não sejam inocentes e nem idiotas. São maus brasileiros em última análise.
TENHO NOJO DESSA DEMAGOGIA ESQUERDOPATA E COMUNISTA QUE VIVE CULPANDO OS MILITARES PELA DITADURA, ELA SÓ EXISTIU PORQUE ESTES BANDIDOS E ASSASSINOS PEGARAM EM ARMAS PARA DERRUBAR O GOVERNO E IMPLANTAR A DITADURA COMUNISTA. PERDERAM, ACEITA QUE DÓI MENOS….
Convém estudar um pouco antes de falar besteira……O Brasil tinha qtos comunistas??? 10 mil??? atuantes 2 mil????? Como um pais QUE TINHA UMA OLIGARQUIA FORTE DE DIREITA IA DEIXAR ISSO ACONTECER??? Será que não percebem o quão ridículos e ignorantes são?
Não pedi sua opinião, fique com ela.
Não se esqueça que na Russia uma oligarquia de mais de 400 anos foi derrubada depois que um grupo reduzido como você diz, manipulou a cabeça da população até derrubar o sistema vigente. Mais ou menos o que estava ocorrendo aqui com uma parcela da população. Veja os idiotas úteis das universidades públicas.
Todo vagabundo esquerdalha esquece do fato que houve a ANISTIA GERAL E IRRESTRITA, ora calem a boca pois quem foi eliminado era só tranqueira, subversivo e ativista de comunistas e agentes dos movimentos revolucionários. Que ótimo que foram eliminados, pena que ainda escaparam alguns!!!.
O Vladimir Herzog era tranqueira né???? E Zuzu Angel era tranqueira só pq queria o CORPO DO FILHO PARA ENTERRAR???…Imagine se Lula tivesse mandado matar vcs que queriam implantar a ditadura de DIREITA aqui no Brasil…Quem sabe não fosse sua família a ter que implorar para encontrar seu corpo…..ORELHUDO….
É MUITO MIMIMIMIMIMIMIMIMIMI
Se o Lula tivesse matado seu pai vc ia dizer que era mimimi só pq vcs queriam implantar ditadura de direita???
Bota pra arrebentar Bolsonaro.
Estamos com vc
PRA FRENTE, PRESIDENTE.
O POVO DE BEM ESTÁ COM O SENHOR.
BOLSONARO 2022, 2023, 2024, 2025, 2026