Molon é escolhido pelos jornalistas como melhor deputado

Pelo segundo ano consecutivo, o deputado Alessandro Molon (PSB-RJ) foi escolhido por jornalistas que cobrem o Congresso Nacional como o melhor deputado federal do Brasil. O resultado foi anunciado na noite desta quinta-feira (20) durante cerimônia virtual transmitida pela página do Congresso em Foco.

O deputado participou do evento e em seu discurso de agradecimento disse que o Prêmio Congresso em Foco é o Oscar da política.

"Esse reconhecimento, vindo de um júri tão plural e diverso, é a nossa maior recompensa. Esse prêmio aumenta a responsabilidade e reforça meu compromisso de construir diálogos e pontes, para defendermos juntos a nossa Constituição, a nossa democracia e os nossos direitos fundamentais", afirmou o deputado.

Além de Molon, foram premiados pela votação de jornalistas no Prêmio Congresso em Foco 2020 os seguintes deputados, por ordem decrescente de votação:

Alessandro Molon (PSB-RJ)
Marcelo Freixo (Psol-RJ)
Tabata Amaral (PDT-SP)
Jandira Feghali (PCdoB-RJ)
 Luiza Erundina (Psol-SP)

Este ano, o Prêmio Congresso em Foco contou com um corpo de jurados representando a categoria dos jornalistas. Foram escolhidos 21 profissionais de diferentes redações. Até o ano passado havia uma votação aberta aos colegas interessados, mas que na prática ficava praticamente restrita aos jornalistas presentes fisicamente no Congresso.

Cada jornalista votou em até dez deputados(as). Só puderam ser votados aqueles congressistas que não respondem a inquérito ou ação penal e que exerceram o mandato por pelo menos 60 dias no atual ano legislativo. Esta categoria foi anunciada por Décio Bruno Lopes, presidente da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip).

De acordo com o regulamento, não puderam participar da votação os jornalistas vinculados a empresas de lobby, assessoria de comunicação ou consultoria política, assim como os que exercem cargo de assessor(a) de deputado(a) federal ou senador(a), de bancadas partidárias ou de partidos com assento no Congresso.

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!