Júri define vencedores do Prêmio Congresso em Foco 2020

Os cinco jurados do Prêmio Congresso em Foco concluíram nesta quinta-feira (30) a escolha dos melhores parlamentares do ano. Também estão em disputa a eleição pela internet, que acaba nesta sexta-feira (31), e por um grupo de 21 jornalistas que acompanham de perto o Congresso, votação que se encerrou na terça-feira (28).

Vencedores e vencedoras só terão o nome revelado no próximo dia 20, na cerimônia de premiação. Se você ainda não votou, vote agora mesmo: premio.congressoemfoco.com.br.

Integram o júri este ano a presidente do Todos pela Educação, Priscila Cruz, a presidente da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig), Carolina Venuto, a coordenadora da assessoria do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), Viviane Ponte Sena, o professor e cientista Carlos Nobre e o editor-executivo do Congresso em Foco, Edson Sardinha.

Veja o perfil dos cinco jurados do Prêmio Congresso em Foco 2020

Conforme prevê o regulamento, cada um representa um segmento: o terceiro setor, o empresarial, o trabalhista e o acadêmico, além do próprio site. Esta foi a segunda reunião do grupo. O primeiro encontro virtual foi na semana passada.

Para definir a lista de premiados, os jurados avaliaram, entre outros aspectos, a participação dos congressistas nos debates do Parlamento, o desempenho na apresentação de propostas legislativas, a capacidade de articulação política e o seu compromisso no combate à corrupção e ao desperdício de recursos públicos e na defesa da democracia, do desenvolvimento sustentável e da educação.

 

O júri votou nas duas categorias gerais: Melhores na Câmara e Melhores no Senado. E também nas duas categorias especiais: Clima e Sustentabilidade, apoiada pelo Instituto Democracia Sustentabilidade (IDS) e Defesa da Educação, encampada pelo Todos pela Educação.

Serão premiados pelo júri os cinco senadores e os dez deputados mais bem avaliados nas categorias gerais. Nas especiais, serão homenageados os cinco primeiros em cada.

Podem ser votados apenas parlamentares que exerceram o mandato por ao menos 60 dias e que não respondem a acusações criminais.

Vote agora mesmo no prêmio

Saiba tudo sobre o prêmio

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!