A Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) apoia mais uma edição do Prêmio Congresso em Foco. A entidade é responsável pela auditagem e conferência dos votos da internet, garantindo segurança e confiabilidade à votação, que vai até o próximo dia 30.
Se você não votou, vote agora!
Para o perito criminal federal Evandro Lorens, responsável pela auditoria dos votos, é fundamental que o sistema de votação evite fraudes.
“O sistema de votação do Prêmio Congresso em Foco precisa estar disponível durante todo o período de votação e garantir que todos os votos recebidos e considerados válidos sejam corretamente computados. É preciso que a base de dados de votos seja mantida íntegra antes, durante e depois do período de votação. É necessário que os votos computados estejam em conformidade com o regulamento do prêmio, especialmente os itens 7.1.2 e 7.1.3; que as informações de origem dos votos usadas no processo de verificação de conformidade tenham seu sigilo preservado; que todo o processo de votação e validação dos votos seja transparente e verificável”, diz o perito criminal.
Leia também
Conforme os itens citados acima por Lorens, os parlamentares têm liberdade para fazer campanhas via internet, pedir votos, utilizar mailings ou enviar boletins eletrônicos com o propósito de conseguir o apoio do público na internet, vedando-se a utilização de robôs ou de quaisquer outros meios ilegítimos de captação de votos. A votação também é auditada por um processo interno de controle do Congresso em Foco, que detecta e impede eventuais tentativas de se burlar o sistema. Só depois de passar pelo crivo interno e da APCF os votos são validados.
Além disso, é vedada a tentativa de inflar artificialmente a votação por meio de e-mails falsos, votos em duplicidade disparados do mesmo computador ou quaisquer outros mecanismos irregulares. Essas infrações podem acarretar a desclassificação do congressista que seria beneficiado por tais votos, além da exposição pública dos autores das irregularidades.
Criado em 2006, o Prêmio Congresso em Foco tem o objetivo de estimular a cidadania e avaliar o desempenho dos congressistas. Os parlamentares serão premiados este ano nas categorias Melhores no Senado, Melhores na Câmara, Clima e Sustentabilidade; Defesa da Educação e Mulheres na Política.
Regulamento do Prêmio Congresso em Foco