Pelo quarto ano, peritos da PF apoiam prêmio

Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) fecha apoio ao Prêmio Congresso em Foco 2012. Entidade apoiará a categoria especial Destaque na Defesa da Democracia

Das votações na internet, poucas devem ter o grau de segurança conferido ao Prêmio Congresso em Foco. Um sistema permanente de auditagem e conferência evita que políticos ou seus simpatizantes criem robôs ou outros mecanismos para multiplicar votos no processo de votação. Cada pessoa vota uma vez só, e apenas um voto de cada um é realmente contabilizado. Os deputados e senadores vencedores, assim, são realmente aqueles que conquistam, com o seu trabalho, a simpatia do maior número de internautas que acompanham o Congresso em Foco.

Leia também:

Anfip fecha apoio ao Prêmio Congresso em Foco
Tudo sobre o Prêmio Congresso em Foco
Outros destaques hoje no Congresso em Foco

O Congresso em Foco não teria conseguido chegar a esse resultado se não contasse com a expertise de um grupo que conta com alguns dos maiores especialistas no assunto: os peritos da Polícia Federal. Pelo quarto ano consecutivo, a entidade que os representa, a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), apoiará a realização do Prêmio Congresso em Foco, que este ano fará a sua sétima edição. Ao longo desse tempo de parceria, a APCF ajudou a criar os mecanismos de controle que são usados para assegurar lisura na votação.

“É uma honra enorme para nós podermos participar, com a nossa expertise, de uma iniciativa tão nobre como o Prêmio Congresso em Foco. É uma forma de nós levarmos a nossa experiência para a sociedade, auxiliando no bom resultado de um prêmio que ajuda a melhorar a atividade política no Brasil. Isso é muito gratificante”, diz o presidente da APCF, Hélio Buchmüller. Ele acrescenta que o prêmio reveste-se de “um cunho social enorme” e é “extremamente positivo para a APCF” apoiá-lo.

Evento único

Para o presidente da APCF, a cerimônia de entrega do Prêmio Congresso em Foco é “um evento único”. “Só o que nós nos acostumamos a ler e ver é a crítica aos políticos e à atividade política. O Prêmio Congresso em Foco é um reconhecimento ao parlamentar que faz um bom trabalho”, analisa Buchmüller. A partir do prêmio, podem ser estabelecidos parâmetros de comportamento para a atividade política. Assim, o prêmio faz com que o Congresso em Foco não se associe à crítica fácil, somente negativa. A partir da sensação dos próprios leitores – que são os que escolhem, ao final, os vencedores –, identificam-se padrões de comportamento político que são os percebidos pela sociedade como os mais corretos.

Como ocorreu nos últimos dois anos, a APCF patrocinará a categoria especial Destaque na Defesa da Democracia, criada para homenagear os parlamentares que mais se destacam na promoção dos valores democráticos.

Ao longo dos anos, com suas operações e investigações, a Polícia Federal tem atuado no combate à corrupção pública, e os peritos, como parte do corpo policial, têm participação importante nisso. Foi a ação da perícia da Polícia Federal, por exemplo, que possibilitou ao país recuperar R$ 8 bilhões de recursos remetidos ilegalmente para o exterior, no processo de investigação que ficou conhecido como Caso Banestado. “A Polícia Federal tem uma atuação muito grande na investigação de desvios de verbas públicas, no combate à corrupção. Assim, nós acabamos nos engajando fortemente no esforço para uma melhoria na qualidade política do país”, explica Buchmüller.

Ficha limpa

Nesse sentido, a APCF está integrada ao Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), responsável pela criação e pelo recolhimento das assinaturas junto à população que tornaram possíveis a aprovação da Lei da Ficha Limpa. Buchmüller está esperançoso com os efeitos da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que considerou constitucional a Lei da Ficha Limpa e a tornou vigente a partir das eleições municipais deste ano.

“É uma mudança de paradigma”, diz o presidente da APCF. “A partir das eleições deste ano, com a Lei da Ficha Limpa vigorando na prática, nós deveremos iniciar um processo de purificação. A gente não tem a ilusão de que vão se resolver todos os problemas, mas será um passo dos mais importantes”.

O prêmio

Como ocorre desde o seu início, o Prêmio Congresso em Foco será realizado neste ano em duas etapas. Na primeira fase, os jornalistas que cobrem o Congresso Nacional escolhem livremente aqueles que, na sua opinião, mais se destacaram no ano, de um modo geral e em categorias especiais.

Da lista dos jornalistas, são escolhidos os finalistas: dez senadores e 25 deputados, nas categorias gerais; e cinco parlamentares, nas categorias gerais. Essa lista é colocada na internet, para a votação final dos internautas.

O diretor do Congresso em Foco, Sylvio Costa, esclarece, porém, que em 2012 "haverá várias surpresas, inclusive no processo de seleção, que serão anunciadas na hora certa".

Saiba mais sobre o Congresso em Foco (2 minutos em vídeo)

Mais informações sobre o Prêmio Congresso em Foco

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!