O que é o Prêmio Congresso em Foco

Em sua 14ª edição, a premiação mais importante da política brasileira foi criada para fortalecer a democracia, estimular a cidadania a avaliar o desempenho de deputados e senadores e valorizar aqueles que, no entendimento da sociedade, melhor a representa.

Os parlamentares premiados serão definidos por três grupos: pelo público, em votação aberta na internet; por 25 jornalistas que acompanham o Congresso para diferentes veículos jornalísticos; e por um júri especializado, formado por seis representantes de diversas áreas.

Neste ano, além das categorias gerais de "Melhores na Câmara" e "Melhores no Senado", estarão em disputa três categorias especiais: "Defesa da Educação", "Clima e Sustentabilidade” e "Mulheres na Política".

Estão aptos a concorrer ao Prêmio Congresso em Foco aquele(a)s que exerceram o mandato em 2021 por pelo menos 60 dias e não estão sob investigação criminal ou por improbidade administrativa, segundo levantamento do Congresso em Foco. O regulamento também prevê a exclusão de parlamentar que atente, por atos ou declarações, contra os direitos humanos.

Regulamento do Prêmio Congresso em Foco 2021

Lista dos parlamentares aptos à disputa

Quem apoia o Prêmio:

Continuar lendo