Governismo no Congresso: bancada de SC é a mais alinhada a Bolsonaro. CE é a mais oposicionista

Os deputados federais de Santa Catarina formam a bancada estadual mais alinhada às propostas do governo federal. Em 89% de todas as votações nominais da Casa, os catarinenses votaram de acordo com a orientação do líder do governo. De todos os deputados do estado, apenas um tem índice de aderência ao governo inferior a 88%: o petista Pedro Uczai (17%).

> Veja todos os dados sobre governismo no RADAR DO CONGRESSO
> Ferramentas inéditas e poderosas para você conhecer melhor o Congresso

A análise do índice de governismo dos parlamentares é a mais nova funcionalidade da ferramenta Radar do Congresso, plataforma de dados do Congresso em Foco . O levantamento leva em conta 347 votações nominais realizadas entre fevereiro de 2019 e fevereiro de 2020, na Câmara. Já no Senado foram avaliadas 230 votações nominais realizadas entre fevereiro de 2019 e setembro de 2020.

Posição dos deputados de Santa Catarina em relação ao governo de Jair Bolsonaro

Por outro lado, a bancada estadual menos alinhada ao presidente é a do Ceará, com uma taxa de 59% dos votos alinhados à orientação da liderança do governo. 

Posição dos deputados do Ceará em relação ao governo de Jair Bolsonaro

Veja abaixo a relação com a taxa de governismo de todas as bancadas da Câmara dos Deputados.

Senado

Já no Senado, a bancada que lidera a taxa de adesão ao governo é a do Acre, com 95% dos votos coincidentes com o da liderança do governo. A bancada do Acre é composta por Mailza Gomes (PP), Sérgio Petecão (PSD) e Márcio Bittar (MDB)

Na outra ponta, com média de 77% de aderência ao governo estão Jean Paul Prates (PT), Zenaide Maia (Pros) e Styvenson Valentim (Podemos), do Rio Grande do Norte.

 > Deputados candidatos gastaram mais de R$ 3 milhões da Câmara em publicidade

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!