Os assinantes do Congresso em Foco Insider recebem todas as semanas uma importante ferramenta de análise aprofundada do quadro político brasileiro. Trata-se do Farol Político. A cada edição, um recorte da cena política brasileira é analisada com profundidade pelo diretor do Congresso em Foco Análise, Rudolfo Lago, e pelos cientistas políticos André Sathler e Ricardo de João Braga.
A partir das experiências dos seus autores, com o uso de ferramentas que são colhidas também por pesquisas como o Painel do Poder, o Farol traz a seus leitores a dimensão das principais tendências das discussões que acontecem nos corredores e salas do poder em Brasília. Na última edição do Farol, seus autores aprofundaram a própria essência do seu trabalho, explicando a diferença a notícia e a análise para explicar por que são tão grandes as dificuldades do governo Jair Bolsonaro de fazer avançar sua agenda de reformas.
Leia também
Veja os primeiros parágrafos do Farol enviado aos assinantes:
A Conjuntura e a Estrutura: previsibilidade de reformas no governo Bolsonaro
Esta edição do Farol apresenta ao leitor um raio-x da perspectiva analítica utilizada pelo Congresso em Foco Análise na avaliação dos assuntos do poder e da economia, tocando a perspectiva das reformas no governo Bolsonaro. Nosso compromisso é com o acerto e a consistência ao longo do tempo dos diversos assuntos tratados. Para isso, dividimos os elementos em conjuntura e estrutura, numa análise sistêmica, e utilizamos diversas fontes de informação e métodos de análise. Antes, e agora, cremos que grandes mudanças legislativas são altamente improváveis.
O Congresso em Foco tem expandido suas ações para além da cobertura diária de notícias. No sentido de avançar nas análises dos acontecimentos, sobretudo aqueles relacionados às esferas do poder em Brasília. Para isso, criou uma unidade de inteligência, o Congresso em Foco Análise, que articula as ações já implementadas pela equipe de jornalistas e desenvolve novas atividades como pesquisas de campo e análise de dados.
PublicidadeHá uma distinção entre notícia e análise. Notícia é algo “momentoso”, uma ação ou acontecimento capaz de mudar a percepção imediata das pessoas sobre o rumo do governo e da economia.
Análise consiste na interpretação de ações e acontecimentos em perspectiva temporal principalmente. Uma ocorrência no presente liga-se, e em certa medida, decorre de elementos estabelecidos antes dela, que funcionam como uma espécie de causa. Por certo, decisões do poder são multicausais, isto é, diversos elementos influenciam um determinado desfecho. Assim, a previsibilidade é sempre relativa, não absoluta. Mais que isso, a variedade de causas presentes na realidade gera uma pluralidade de análises concorrentes. Ao final, a capacidade de acerto da análise gera persuasão, que pode ser maior ou menor.
A estrutura de nossas análises não leva a acreditarmos em reformas profundas e abrangentes pró-mercado no governo atual, pois ausentes formulação adequada e coordenação eficiente de agentes.
Como chegamos a tais conclusões? Para ler o conteúdo completo, assine o Congresso em Foco Insider e tenha à sua disposição o Farol Político e outros conteúdos. Assinar é fácil! Veja aqui como fazer.
Deixe um comentário