Se o Congresso Nacional estivesse dando notas para o governo Lula, ele passaria de ano em promoção da democracia e ficaria de recuperação no relacionamento com o Congresso. Segundo a pesquisa Painel do Poder realizada periodicamente pelo Congresso em Foco, a avaliação dos parlamentares a respeito do governo caiu no último ano em todos os quesitos analisados – mas, em alguns, continua acima da média.
Para a realização desse levantamento, o Painel do Poder pediu para que deputados e senadores avaliassem o governo Lula em dez critérios: combate à corrupção, saúde, economia, meio ambiente, educação, melhora geral do país, promoção da democracia, relacionamento com o Congresso, relacionamento com o Judiciário e relacionamento com outros países. Leia, abaixo, as notas médias dada pelos congressistas à gestão palaciana:
Leia também
A rodada anterior do Painel do Poder foi realizada em dezembro de 2023. De lá para cá, todas as dez notas tiveram alguma variação para baixo. A maior queda foi na avaliação do relacionamento do governo com outros países: foi de 3,79 para 3,04.
“As notas caíram pouco”, ressalta o economista Ricardo de João Braga, também um dos coordenadores da pesquisa. As próximas rodadas do levantamento podem confirmar a natureza destas variações – se são uma oscilação sazonal, ou se representam um movimento prolongado. Ricardo também aponta duas possíveis causas políticas para a baixa nas notas:
- Desgaste do Congresso com o governo: “Pode ser o fim de uma lua de mel, tanto pelo governo quanto pela oposição”
- Piora de desempenho do governo em algumas áreas: “É o caso do meio ambiente. Ou de já ter passado as novidades de retomada na saúde e na educação – que melhoraram em relação ao governo Bolsonaro”
O humor do Congresso
O Painel do Poder é a única pesquisa no Brasil a ouvir exclusivamente os líderes políticos mais influentes no Congresso Nacional para aferir as tendências predominantes na Câmara e no Senado quanto ao relacionamento com o governo federal e às políticas públicas.
Feita no formato de painel, o que permite aferir as mudanças de humor no Congresso, a pesquisa permite a tomadores de decisões antecipar cenários e fazer prognósticos. A cada três meses, ouvimos cerca de 70 congressistas que consideramos ter maior influência no Legislativo. O resultado é publicado, em parte, no nosso site.
Mas você pode comprar o relatório completo da pesquisa, contratar perguntas exclusivas ou mesmo agendar uma apresentação personalizada. Para isso, contacte nossa equipe de marketing.