Congresso em Foco vai medir transparência de deputados e senadores

O Congresso em Foco está coletando informações para medir o nível de transparência dos mandatos dos deputados federais e senadores do Brasil. O levantamento está sendo feito pela equipe do site nas páginas pessoais e perfis de parlamentares nas redes sociais e também por meio de um questionário enviado a todos os gabinetes. 

Entre os critérios avaliados para a composição das notas estão a justificativa de gastos da cota parlamentar, o detalhamento das funções dos assessores parlamentares e a publicação sistemática da agenda do congressista. 

Medir o nível de transparência dos congressistas é uma etapa do projeto Radar do Congresso, viabilizado com financiamento do Google em um projeto que começou em 2019 após o Congresso em Foco ser um dos vencedores do Desafio de Inovação da Google News Initiative na América Latina.

Além da transparência, a plataforma hospedada dentro do site do Congresso em Foco, traz informações sobre assiduidade, votações, discursos, gastos e proposições dos congressistas.

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!