“Prefiro o Parlamento, com todos os seus defeitos, que a bota da ditadura correndo atrás de mim”. É com essa frase que o presidente da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), Álvaro Sólon de França, resume a decisão da associação de apoiar a sexta edição do Prêmio Congresso em Foco. “O prêmio é uma iniciativa fantástica, porque estimula as pessoas a vigiarem e avaliarem a atuação dos parlamentares”, elogia Álvaro.
“Vivi uma época dura, em que o Congresso ficou fechado”, lembra o presidente da Anfip, referindo-se aos tempos mais duros da ditadura militar. “Não há na história moderna nenhum regime ditatorial que tenha provocado avanços. As ditaduras só provocam pobreza e concentração de renda”, sentencia. Ao procurar distinguir a cada ano os parlamentares que fazem a diferença, o Prêmio Congresso em Foco valoriza a boa atuação do Parlamento, e ajuda a aperfeiçoá-lo. É nesse sentido que a Anfip resolveu tornar-se uma das apoiadoras da iniciativa na sua edição 2011.
Leia também
Associação já sexagenária, criada em 22 de abril de 1950, a Anfip congrega os auditores fiscais da Receita e, na sua relação com o Congresso Nacional, tornou-se uma referência, especialmente na área tributária e da seguridade social. “Funcionamos como uma espécie de assessoria para os parlamentares nessas áreas, porque temos vários estudos, vários levantamentos que os ajudam, além dos nossos posicionamentos nas questões atinentes a esses temas”, explica Álvaro. A Anfip tem,por exemplo, uma fundação destinada a promover estudos na área da seguridade social. “Nós entendemos que não podemos trabalhar apenas de forma corporativista, mas sim em consonância com os anseios sociais”, diz Álvaro.
No momento, a Anfip acompanha de perto o debate sobre a criação de um fundo de previdência complementar para os funcionários públicos, uma solução que é defendida pelo governo, especialmente pelo Ministério da Previdência. “Entendemos que há um equívoco do governo nessa questão”, diz Álvaro. “Essa proposta só oferece aos servidores uma única certeza: com quanto eles irão contribuir. Porque não há nenhuma certeza sobre o valor do benefício que eles vão receber e por quanto tempo”, prossegue. Além disso, ele alerta, criará o monopólio de uma instituição milionária que vier a ser escolhida para gerir os recursos do fundo no mercado financeiro. “Essa não é a melhor saída”, avalia, adiantando que a Anfip trabalha para oferecer aos parlamentares emendas ao projeto que possam aperfeiçoá-lo.
Última semana para votar
E o Prêmio Congresso em Foco está na sua reta final. O prazo de votação na internet dos melhores de 2011 termina no domingo (9). Qualquer pessoa pode entrar na página de votação e escolher os deputados e senadores que, na sua opinião, mais se destacaram neste ano, nas categorias gerais e em seis categorias especiais.
Os finalistas para cada edição do prêmio são escolhidos pelos jornalistas que cobrem o Congresso Nacional. Os dez senadores e os 25 deputados mais votados pelos jornalistas (quando há empate no final, como este ano, a lista cresce para abrigar os que tiveram o mesmo número de votos) formam a lista de finalistas. Essa lista é submetida à votação dos internautas para a escolha final dos melhores a cada ano. Essa votação chega agora à reta final. O prazo final para a votação no Prêmio Congresso em Foco 2011 é domingo, 9 de outubro.
Este ano, o nome dos vencedores nas categorias gerais e nas categorias especiais só será conhecido na própria festa de premiação, marcada para o dia 7 de novembro. O último boletim parcial de votação foi divulgado na última sexta-feira, 30 de setembro, e será ele a última informação sobre a votação antes da entrega do prêmio. De acordo com esse boletim, os sempre finalistas do prêmio estavam assim posicionados:
Padrão de comportamento
A partir de seu formato, o Prêmio Congresso em Foco visa estabelecer um padrão de comportamento que os eleitores, de um modo geral, buscam para os políticos brasileiros. Pouco importa na avaliação o quão poderosos são os políticos, quantos cargos eles conseguiram indicar no governo federal, que posições de destaque ocuparam, em quem eles mandam. O que importa mais é o grau de preocupação desses políticos com os problemas e anseios da sociedade, e de que forma eles atuam para, de alguma forma, resolver ou, pelo menos, minorar esses problemas.
É esse o pensamento que abarca a maioria das pessoas que votam nas duas etapas de votação do prêmio. Na primeira etapa, os jornalistas que cobrem o Congresso Nacional escolhem livremente os deputados e senadores que, na sua opinião, mais se destacaram, na categoria geral e nas categorias especiais. Este ano, votaram nessa primeira etapa 267 jornalistas dos diversos veículos de comunicação credenciados para atuar no Congresso. Os dez senadores e os 25 deputados mais votados formaram a lista dos finalistas. Os cinco parlamentares (deputados ou senadores) mais lembrados são os finalistas nas categorias especiais. Quando houve empate no número de votos dos últimos a entrar na lista, o número de finalistas foi acrescido.
A lista com esses finalistas é colocada, então, para a avaliação final dos internautas, que podem entrar na página do site e votar nos nomes de sua preferência. Uma demonstração de que tanto os jornalistas quanto os internautas entenderam o espírito por trás do prêmio é que nunca, em nenhuma das seis edições do prêmio, um político envolvido em denúncias de corrupção foi lembrado. É o que explica o diretor do Congresso em Foco, Sylvio Costa, nesta entrevista à Rádioweb.
Clique aqui para ouvir a entrevista
Parceiros
O Prêmio Congresso em Foco 2011 conta com o patrocínio da Ambev e da Petrobras.
Petrobras elogia Prêmio Congresso em Foco
Congresso em Foco premia parlamentar de futuro
Apoiam o prêmio a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), o Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), a Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), a Associação Nacional de Registradores de Pessoas Naturais (ArpenBrasil), a Federação Brasileira das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), e a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip).
São parceiros do Prêmio Congresso em Foco o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal e a Agência Rádioweb.
Deixe um comentário