Valorizar o parlamento é valorizar a democracia. A cerimônia da 17ª edição do Prêmio Congresso em Foco (assista à transmissão acima), realizada na noite desta quinta-feira (29), em Brasília, foi uma celebração dos bons exemplos de atuação legislativa e da participação popular na política brasileira.
- Os parlamentares vencedores de todas as categorias em disputa
- A classificação final dos deputados e senadores na votação do público, na internet
A cerimônia foi realizada em Brasília e contou com a presença de dezenas de deputados e senadores premiados. Cerca de 500 pessoas compareceram ao evento, que foi transmitido ao vivo nas redes sociais do Congresso em Foco e acompanhado em tempo real pela redação do portal.
No total, 31 parlamentares mulheres e 49 parlamentares homens foram agraciados nas diferentes categorias do Prêmio. Nesta edição, o público escolheu dois parlamentares LGBTQIA+ como melhores da Câmara e do Senado: Érika Hilton (Psol-SP) e Fabiano Contarato (PT-ES) foram, respectivamente, a melhor deputada e o melhor senador na votação aberta pela internet.
O júri escolheu dois gaúchos como os melhores do ano: o senador Paulo Paim (PT) e a deputada Fernanda Melchionna (Psol).
De maneira inédita, houve empate na escolha dos melhores pelos jornalistas: Benedita da Silva (PT-RJ) e Tabata Amaral (PSB-SP) dividiram o primeiro lugar na Câmara. No Senado, outro ineditismo: a primeira colocação foi dividida por Eliziane Gama (PSD-MA), Fabiano Contarato e Randolfe Rodrigues (PT-AP).
Foram premiados ainda os parlamentares que mais se destacaram nas categorias especiais: o senador Otto Alencar (PSD-BA) (Apoio à Indústria); a deputada Célia Xakriabá (Psol-MG) (Clima e Sustentabilidade); e o deputado Idilvan Alencar (PDT-CE) (Cidades Inteligentes), assim como os cinco mais bem avaliados em cada região geográfica no Senado e na Câmara (veja a lista completa).
A festa, como não podia deixar de ser, também foi regada a boa música, com a dupla brasiliense Margaridas com a DJ Aeva.
Veja mais fotos do evento no nosso Flickr
Passe a seta para saber mais sobre o prêmio:
Por que premiar político?
O objetivo de premiar os parlamentares é valorizar os bons exemplos e incentivá-los a cumprir seu papel. Ao mesmo tempo, o reconhecimento também sinaliza ao eleitorado que melhorar a qualidade da representação política é possível.
Além disso, segundo o regulamento, as outras finalidades do prêmio são:
- Estimular a população a analisar o desempenho individual dos representantes eleitos;
- Contribuir para formar eleitores mais conscientes, capazes de exercer plenamente a cidadania;
- Difundir o conceito democrático de que os direitos e deveres dos eleitores e eleitoras vão além do simples ato de votar e devem incluir o acompanhamento ativo e permanente da atuação dos representantes eleitos;
- Ressaltar a importância do Poder Legislativo em uma democracia.