A previsão da inflação para 2022 medida pelo Índice Nacional de Preços do Consumidor Amplo (IPCA) aumentou de 7,65% para 7,89%. Essa projeção consta no Boletim Focus divulgado pelo Banco Central (BC) na manhã desta segunda-feira (2).
O BC também revisou a projeção para a inflação de 2023, que foi ajustada de 4,0% para 4,1%.
O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Insider, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, clique AQUI e faça uma degustação gratuita de 30 dias.
A meta da inflação do BC era de 3,5% em 2022 e de 3% em 2021. Entretanto, esta é a 16ª semana seguida com revisão acima do percentual estimado. Caso se confirme a previsão, este será o segundo ano consecutivo que o país encerra rompendo o limite da meta de inflação.
Leia também
Os analistas do BC também elevaram as previsões para a taxa básica de juros (Selic). Em 2022 é esperado que a taxa Selic alcance os 13,25% e para 2023, que passe de 9% ao ano para 9,2%.
O próximo encontro do Copom acontece na terça-feira (3). A data, entretanto, marca a retomada da greve dos servidores do Banco Central e ainda não há informações sobre os impactos da paralisação. De acordo com Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), dentre as razões para a greve está a não apresentação de uma proposta alternativa aos 5% de reajuste oferecido pelo governo. A categoria reivindicava 27% de aumento.
O Boletim Focus desta segunda foi divulgado às 10h, ao invés das 8h30, como de costume. O BC não informou os motivos para alteração do horário. Esta é a segunda divulgação após três semanas sem atualização devido à paralisação dos servidores.
Deixe um comentário