Na manhã desta terça-feira (28), a empresa Google promoveu evento que reuniu importantes autoridades femininas do cenário político nacional. O Cresça com Google para Mulheres contou com a presença da primeira-dama, Janja Lula da Silva; da ministra da Cultura, Margareth Menezes; da ministra da Mulher, Cida Gonçalves; da ministra do Esporte, Ana Moser; da ministra Igualdade Racial, Anielle Franco; da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e da deputada federal, Maria do Rosário (PT-RS).
“É para falar de um compromisso de todas nós ministras que estamos aqui, e da companheira Janja, que é de rediscutir o papel das mulheres na sociedade. Esta é uma questão muito importante e muito cara para o presidente Lula”, disse a ministra Cida Gonçalves em seu discurso.
“É importante as mulheres estarem inseridas no mercado de trabalho, elas estarem em condições de produzir seus próprios negócios seja pequeno ou grande. E a rede que é constituída a partir das parcerias com o Google e com as empreenderas são fundamentais, porque é colocar a tecnologia à disposição das mulheres e do empreendedorismo delas”, ressaltou a ministra das Mulheres.
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Além de destacar a importância do evento para o desenvolvimento, a formação e a capacitação de mulheres empreendedoras, a ministra destacou também a relevância da plataforma Google para o combate de propagação de fake news contra as mulheres na internet.
Para Cida Gonçalves, o apoio das redes digitais é fundamental e estratégico para o combate ao discurso de ódio contra as mulheres brasileiras. “As empresas de grandes tecnologias têm capacidade de trabalhar temas como a questão da misoginia que vivem as mulheres de todas as formas hoje no Brasil. É lá nas redes sociais que a maior parte dos atos de misoginia e do ódio acontecem”. Em uma breve fala, ao final do encontro, a primeira-dama alertou: “Vamos ver se o Google ajuda a gente a acabar com as fake News”.
Empreendedorismo e geração de renda
PublicidadeNo encontro, o Google.org, instituição filantrópica do Google, anunciou a doação de R$ 5 milhões para o Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME), para viabilizar o treinamento de mais de 100 mulheres, por meio do projeto Ela Pode. O recurso irá apoiar o enfrentamento da desigualdade de gênero no mercado de trabalho e proporcionar independência financeira às mulheres brasileiras.
Até o momento, mais de 250 mil mulheres já foram treinadas pelo Ela Pode, na parceria entre Google e IRME. “Queremos apoiar mulheres que lutam todos os dias para construir seus próprios sonhos, seja ao investir em sua carreira ou em sua empresa”, diz Maia Malu, diretora de marketing do Google Brasil.
A prioridade é atender mulheres com pequenos negócios em regiões carentes. O programa pretende chegar a pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social e também ampliar a atenção às regiões Norte e Nordeste.
“Geração de renda para mulheres é essencial para combater situações de violência. Programas como o Ela Pode são fundamentais para capacitar, conectar e apoiar financeiramente mulheres. Realizar este evento em Brasília é a demonstração de que a colaboração entre governo e sociedade civil mudam o jogo para elas”, afirma Ana Fontes, fundadora do RME.
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