O fundador do Congresso em Foco, Sylvio Costa, participou nesta segunda-feira (4), da live Fórum Onze e Meia, promovida pela Revista Fórum. Na transmissão, Sylvio ressaltou a importância da cidadania para a prática do jornalismo diário e a defesa da democracia. A conversa foi conduzida pelos jornalistas Renato Rovai, Dri Delorenzo e Cynara Menezes.
Sylvio foi ameaçado de ser conduzido à delegacia e teve de assinar um termo circunstanciado de ocorrência após ser acusado de perturbar a ordem pública, ao comemorar o seu aniversário em um evento privado. Segundo a PMDF, a ação decorreu única e exclusivamente ao incômodo de alguns vizinhos com o barulho causado pela festa. Os policiais chegaram ao local, porém, pouco depois de convidados e o próprio anfitrião gritarem #ForaBolsonaro.
Leia também
Na live, o jornalista defendeu o direito à liberdade de expressão e disse ver com preocupação a ação dos policiais militares do Distrito Federal que o abordaram. Em nenhum momento buscaram a conciliação, como é praxe nesse tipo de ação. Sylvio também defendeu o engajamento do jornalismo brasileiro, neste momento, em defesa da democracia.
“Jornalismo hoje sem cidadania não é jornalismo. Só existe jornalismo na democracia. Não pode haver jornalismo advogando por algo que seja fora do campo democrático”, disse o fundador do Congresso em Foco (veja no vídeo abaixo – a participação dele vai de 32min54 a 1h06min57s):
Publicidade
Sylvio também comentou sobre a politização dentro das academias de Polícia Militar: “Há uma politização excessiva nas polícias militares. A polícia está muito arbitrária e politizada. Há um presidente autoritário que ameaça as instituições, não respeita o STF e nem o jornalismo”, disse.
Em outro episódio, o fundador do Congresso em Foco relatou que teve o carro multado por gritar “Fora Bolsonaro” em uma manifestação na Esplanada, em Brasília.
Para ele, tais acontecimentos têm reforçado a ideia de que, no governo de Jair Bolsonaro, o autoritarismo está avançando. “Está acontecendo algo muito estranho e grave no Brasil [sobre o estímulo à violência]. Há muitos clubes de tiro e muita gente comprando arma”.
O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputado Fábio Félix (Psol), enviou ofício ao comando-geral da Polícia Militar de Brasília (PMDF) cobrando explicações sobre episódio contra o fundador do Congresso em Foco.
PMDF terá de explicar ação contra o fundador do Congresso em Foco
Parlamentares solidarizam com Congresso em Foco após ação da PMDF
viagra online buy usa
Esse cara nem de longe pode ser chamado de Jornalista … No maximo seria um Jornazista (…). O verdadeiro jornalista escreve as noticias e as repassa sem o filtro de seu viés politico ou interesses pessoais ou partidários, o que não é nem de longe o caso dele
[url=https://hydraruzpnew4afonion.com]Ссылка на гидру hydraruzxpnew4af hydraclubbioknikokex7njhwuahc2l67lfiz7z36md2jvopda7nchid onion[/url] hydraruzxpnew4af.onion – https://hydraruzpnew4afonion.com – HYDRA сайт зеркало лучше всего открывать через TOR браузер, рулетка гидры взлом. Бывает так ваш заказ оформлен, но некоторые orders зеркала ГИДРЫ могут не работать, какой браузера на нашем сайте вы onion market всегда найдете актуальную рабочую ссылку на ГИДРУ hydraclub в обход блокировок. ГИДРА site официальный имеет множество зеркал, на случай вы забанены, onion, высокой нагрузки или DDoS атак. Пользуйтесь ссылкой выше v3.hydraruzxpnew4af.com.co для создания безопасного conversations соединения с сетью TOR и открытия рабочего зеркала. Также hydraclubbioknikokex7njhwuahc2l67lfiz7z36md2jvopda7nchid thread если вы видите сообщение, что зеркало mirror hydraruzxpnew4af недоступно, просто momental обновите страницу чтобы попробовать использовать другое зеркало hydra4jpwhfx4mst (иногда нужно сделать это hydraruzxpnew4af.com.co чем HYDRA откроется). Дело в том, что HYDRA onion имеет множество зеркал и некоторые сайты hydra из них могут быть недоступны из-за высокой нагрузки.