O deputado federal André Janones (Avante-MG) conseguiu igualar as interações nas redes sociais do núcleo bolsonarista composto pelos três filhos mais velhos do presidente Jair Bolsonaro (PL). É o que apontam as informações da empresa Vox Radar, especializada na análise de dados das redes sociais, e encomendados pela startup de comunicação corporativa O Pauteiro.
Entre os dias 28 de agosto e 9 de setembro, Janones igualou as interações associadas ao irmãos Bolsonaro. O deputado federal teve quase 1,56 milhão de interações relacionadas ao seu nome no Twitter. Em comparação, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) teve cerca de 800 mil; enquanto o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) obteve 630 mil interações; e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) teve 285 mil interações relacionadas ao seu nome.
Leia também
Somados, os três filhos do presidente contaram com aproximadamente 1,7 milhão de interações no período.
Mesmo no 7 de setembro, data marcada por ações bolsonaristas nas redes sociais, Janones ainda teve mais citações que os irmão Bolsonaro. Ele teve 14,3 mil interações no dia, contra 10,2 mil de Eduardo Bolsonaro, o segundo colocado.
Apoio a Lula
Janones era candidato à presidência da República até o início do mês passado. Ele anunciou no dia 4 de agosto a retirada da sua candidatura para apoiar o ex-presidente Lula (PT). Janones passou a apoiar o petista após ele assumir o compromisso de algumas de suas propostas, a manutenção do valor de R$ 600 do Auxílio Brasil a partir de janeiro de 2023 e a concessão do benefício em dobro para mães que cuidam sozinhas de suas crianças.
O apoio a Lula fez as interações do deputado mineiro dispararem. Segundo o levantamento, de 1º de janeiro até o dia 3 de agosto, Janones somou aproximadamente 1,2 milhão de interações no Twitter. Após o anúncio e até o dia 9, o advogado superou este número e obteve 4,6 milhões de interações. O deputado passou de uma média de 5,5 mil interações por dia para mais de 128 mil interações diárias.
PublicidadeDesde que passou a apoiar a candidatura do ex-presidente, Janones entrou de cabeça nas críticas ao presidente e seus filhos. O deputado não hesita em responder as publicações dos filhos do presidente, inclusive se referindo a eles como “milicianos”.
O miliciano fica irritado quando o chamam de miliciano pelas ruas, mas ele pode chamar os outros do que quiser. Simular uma facada e se envolver com assassinos de uma vereadora não é o limite. A se julgar por seus inspiradores (como Ustra), qualquer inocente sabe o que querem.
— André Janones 7040✌️ (@AndreJanonesAdv) September 17, 2022
Em uma publicação na última quinta-feira (15), Janones avisou que estava fazendo uma live no Instagram. “Vou arregaçar com o miliciano sobre o corte no orçamento do programa farmácia popular. Mais um viral vindo aí!”, escreveu o deputado, que aproveitou para marcar Carlos Bolsonaro.
Live no meu insta agora. Vou arregaçar com o miliciano sobre o corte no orçamento do programa farmácia popular. Mais um viral vindo aí! Segura @CarlosBolsonaro 👊
— André Janones 7040✌️ (@AndreJanonesAdv) September 15, 2022
Em outra publicação, o advogado mineiro ironizou uma ação do vereador contra ele: “Eita que o Carlos Bolsonaro tá me processando mesmo! O ‘homi’ é bravo”.
Eita que o @CarlosBolsonaro tá me processando mesmo! O homi é bravo 😳 pic.twitter.com/9aq9dcg18L
— André Janones 7040✌️ (@AndreJanonesAdv) September 16, 2022
O deputado também entra em assuntos que estão rendendo nas redes, como a ação do PDT no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra um filtro que ironiza campanha de Ciro Gomes (PDT).
O Brasil hoje tem 33 milhões de pessoas em situação de fome, metade da população vivendo em insegurança alimentar, violência política, violência urbana, violência doméstica e um governo que celebra a morte. Enquanto isso, tem candidato processando meme na internet #FreeJairme
— André Janones 7040✌️ (@AndreJanonesAdv) September 17, 2022
O advogado mineiro ganhou destaque nacional com a greve dos caminhoneiros de 2018. Na época, gravou uma série de vídeos de apoio à categoria, agindo como uma espécie de porta-voz do movimento. A primeira publicação sobre o assunto, compartilhada no Facebook, somava, no final de 2021, mais de 15 milhões de visualizações.
Em 2018, Janones se elegeu como deputado federal com 178,6 mil votos para o seu primeiro mandato.
> André Janones, o deputado com a mesma intenção de votos que Doria.
Deixe um comentário