Divulgada nessa terça-feira (14), a nova pesquisa do Instituto Ipec surpreendeu ao apontar que o deputado André Janones (Avante-MG) tem 2% das intenções de voto para o cargo de presidente da República, empatado com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB).
Considerando a margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, Janones se aproxima de nomes consolidados na chamada terceira via, como Sergio Moro (Podemos), com 6%; e Ciro Gomes (PDT), com 5%.
Mesmo sem fazer campanha, o deputado superou nomes consolidados da política, como a senadora Simone Tebet (MDB-MS), que pontuou 1% na pesquisa, e o presidente do Senado Rodrigo Pacheco PSD-MG, que registrou 0% nas intenções de voto.
Leia também
No Twitter, Janones disse estar feliz com as buscas recentes sobre seu nome, mas ressaltou que só fará campanha em 2022.
Muita gente procurando saber quem é Janones, fico muito feliz e aviso: quiser conhecer estou neste momento em plenário votando PEC. Agora é trabalho, campanha só ano que vem.
— André Janones (@AndreJanonesAdv) December 14, 2021
Quem é André Janones?
O advogado mineiro ganhou destaque nacional com a greve dos caminhoneiros de 2018. Na época, gravou uma série de vídeos de apoio à categoria, agindo como uma espécie de porta-voz do movimento. A primeira publicação sobre o assunto, compartilhada no Facebook, soma, atualmente, mais de 15 milhões de visualizações.
Os vídeos sobre a greve continuaram, com críticas à Rede Globo, ao então presidente, Michel Temer (MDB), e com outras pautas que eram reivindicadas pelos caminhoneiros. Quando surgiram bandeiras pedindo intervenção militar, Janones se posicionou contra e defendeu a democracia. Com a escalada rápida das visualizações, logo surgiram publicações acusando o advogado de usar a greve para se promover. Ele chegou a ser chamado de “petista infiltrado”.
Em 2018, Janones se elegeu como deputado federal com 178,6 mil votos para o seu primeiro mandato.
Outro momento crucial para o aumento da popularidade de Janones foi a redução do auxílio emergencial de R$ 600 para R$ 300, assunto debatido em setembro de 2020. Em transmissão ao vivo no Facebook, na qual se posicionou contra a diminuição do valor do benefício, o deputado teve o post mais comentado do mundo ocidental naquele dia, de acordo com levantamento do pesquisador Fábio Malini, do Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura (Labic) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Mais recentemente, em janeiro deste ano, Janones se candidatou à presidência da Câmara dos Deputados, contrariando a orientação de seu partido, que fazia parte do bloco de apoio do deputado Arthur Lira (PP-AL). Obteve três votos.
Atualmente, o deputado tem cerca de 128 mil seguidores no Twitter, mais de 2 milhões no Instagram e quase 8 milhões de seguidores no Facebook.
Deixe um comentário