A coligação do ex-presidente Lula pediu à Justiça eleitoral que obrigue as cinco principais emissoras privadas do país – Globo, Record, SBT, Bandeirantes e Rede TV! – a cobrirem diariamente a campanha da chapa, a exemplo do que fazem com os demais candidatos, em seus telejornais.
Segundo a defesa, a “omissão proposital” das emissoras sobre a campanha eleitoral de Lula, por meio do “completo silêncio e ausência de suas ações, fere os fundamentos republicanos. “Não cabe aos meios de comunicação, motivados por razões político-partidárias, omitir-se de acompanhar a campanha do candidato Lula, ainda que a posição editorial de cada um deles seja contrária a tal candidatura”, argumenta. A petição foi entregue ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nessa quinta-feira (23).
Lula lidera todas as pesquisas de intenção de voto, mas tem sido preterido na TV por estar preso e condenado, o que, em tese, impede sua candidatura com base na Lei da Ficha Limpa. A palavra final sobre o assunto, porém, será dada pelo TSE.
O principal alvo do pedido dos advogados do ex-presidente é a TV Globo, que decidiu não divulgar informações diárias sobre Lula e seu vice, Fernando Haddad, que faz a campanha pela chapa. A emissora também não convidou Haddad, que deve substituir Lula caso a Justiça confirme que ele está impedido de concorrer, para a série de sabatinas com os presidenciáveis.
Leia também
A defesa também faz referência à edição do debate promovido pela emissora entre Lula e Fernando Collor de Mello no segundo turno, em 1989. “A Rede Globo de Televisão, no ano de 1989, manipulou o debate político entre os candidatos a presidente da República que estavam no segundo turno para prejudicar, assumidamente, o candidato Lula”, acusa a petição.
Em mensagem postada por sua assessoria nas redes sociais ontem, Lula voltou a atacar a emissora. “Não vai ser a Globo quem vai definir minha candidatura. Não adianta tentarem esconder nossa campanha. A Rede Globo tem dificuldade de aceitar a soberania do voto do povo brasileiro. Já vimos essa história com as Diretas. A campanha Lula está na rua junto a milhões de brasileiros. Fernando Haddad segue, na qualidade de meu vice e porta voz, viajando pelos quatro cantos desse país e levando nossas ideias para retomar um Brasil mais justo e com oportunidade para todos. As pesquisas mostram que o povo brasileiro não está disposto a abrir mão do direito de escolher seu candidato.” Os advogados do ex-presidente têm até o próximo dia 30 para apresentar sua defesa contra a candidatura do petista no TSE.
Publicidade
Exato Bessa, só lembrando que o falecido Roberto Marinho deu total respaldo para a Intervenção Militar em 1964, mas com a maior “cara de pau” os filhos dele “reeditaram em 2013” um outro comunicado que “aquele apoio foi um erro”, ora como são sem vergonhas e mascarados. GLOBOLIXO!, aliás o candidato Bolsonaro deixou a repórter Mírian Leitão com cara de tacho, ao relatar tudo isso detalhadamente para ela ao vivo.
1º : LULA É UM CONDENADO EM 2ª INSTÂNCIA. 2º : VAI COBRIR O QUÊ DA CAMPANHA DELE ? LULA ACORDA ÁS 08:00 DA MANHÃ, USA O ” BOI “, TOMA CAFÉ DA MANHÃ PAGO PELO CONTRIBUINTE, FICA VENDO TV O DIA TODO… TOME VERGONHA NA CARA LULA E ADMITA QUE VOCÊ NEM SEUS ASSECLAS VÃO GANHAR.
Desde quando um condenado e preso pode mandar em alguma coisa?. Preso só tem um direito que é o DIREITO DE NÃO TER NADA e apodrecer no xilindró sem a menor piedade!.
Prisioneiro não tem direito de exigir nada.
O criminoso está INELEGÍVEL. Acordem!
O problema é o seguinte: Lula não pode ser candidato, senão ganha a eleição.
Errado: Lula não pode ser candidato, pois é um criminoso condenado em várias Instâncias. E a lei é clara.