Pesquisa Datafolha divulgada nessa sexta-feira (28) mostra uma profusão de candidatos da direita e cenário desfavorável para a reeleição do atual prefeito de Fortaleza. Segundo o levantamento, o ex-deputado Capitão Wagner (União Brasil) lidera com 33% das intenções de voto. Em um cenário competitivo, José Sarto (PDT), atual prefeito e aliado de Ciro Gomes, fica em segundo lugar com 16%, seguido por André Fernandes (PL) com 12%. Os dois estão empatados tecnicamente. Evandro Leitão (PT) alcança 9%, enquanto Célio Studart (PSD) aparece com 8% das intenções de voto. O senador Eduardo Girão (Novo) tem 5% da preferência, enquanto 12% dos eleitores pretendem votar em branco ou nulo, e 4% ainda estão indecisos.
A pesquisa, realizada entre 24 e 26 de junho e encomendada pelo Grupo de Comunicação O Povo, ouviu 644 eleitores de forma presencial em Fortaleza. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o número CE-01909/2024. A margem de erro é de quatro pontos percentuais.
A disputa na capital cearense tem sido marcada por uma disputa acirrada, especialmente entre os candidatos de direita, com destaque para Wagner e Fernandes, ambos buscando o apoio de diferentes setores políticos. Wagner, conhecido por sua carreira na Polícia Militar e por ter liderado um motim policial, o ex-deputado federal e ex-deputado estadual busca sua primeira eleição como prefeito após fracassar três vezes.
Os bastidores políticos sugerem possíveis movimentos estratégicos, como a desistência de Girão em favor de Wagner e a possível retirada da candidatura de Fernandes pelo PL, similar ao ocorrido recentemente em Goiânia com Gustavo Gayer.
Em um cenário alternativo sem a presença de Célio Studart, que avalia uma aliança com o PT e a retirada de sua pré-candidatura, Wagner mantém a liderança com 32%, seguido por José Sarto, com 19%, e André Fernandes com 14%.
A pesquisa também mostrou que na modalidade espontânea, onde os entrevistados não recebem uma lista de nomes, a maioria (64%) ainda não decidiu seu voto.
Deixe um comentário