A crise econômica enfrentada pelo Rio de Janeiro embaralhou o cenário das eleições municipais do próximo ano. Pesquisa Datafolha explica que, hoje, o atual prefeito Marcello Crivella (Republicanos) é rejeitado por 72% dos cariocas e por isso não seria reeleito, o que já fez o presidente Jair Bolsonaro descolar sua imagem da de Crivella. A disputa ficaria, então, entre o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM) e o deputado federal Marcelo Freixo (Psol), que é apontado como o candidato de Lula para a eleição carioca em 2020.
Leia também
> “Se sumir carteira, já sei quem é”, diz Bolsonaro ao ver flamenguista
A pesquisa Datafolha, divulgada nesse domingo (15), mostra que a rejeição à gestão de Crivella subiu de 61% para 72% entre março e outubro deste ano. Hoje, a gestão é avaliada como ruim ou péssima por quase todos os setores da sociedade carioca. Até os evangélicos, que ajudaram a eleger Crivella depois que ele se licenciou da Igreja Universal, têm críticas à prefeitura: 56% desse público avalia como ruim ou péssima a gestão Crivella.
> Doria, Paes e Bebianno conversam sobre eleição no Rio de Janeiro
Por isso, Crivella aparece com apenas 8% das intenções de voto para o próximo ano. Quem surge na frente da disputa municipal é o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM), que registrou 22% das intenções de voto em outubro e aparece empatado tecnicamente com Marcelo Freixo. O deputado do Psol, que já tem feito reuniões com o ex-presidente Lula, deve ser, então, o nome da oposição na eleição carioca em 2020, já que os outros possíveis candidatos de esquerda – como Martha Rocha (PDT), Eduardo Mello (Rede) e Benedita Silva (PT) – só aparecem depois de Crivella na pesquisa eleitoral.
Crivella ainda não comentou os resultados do Datafolha. Já Bolsonaro foi questionado sobre o estudo nesse domingo e disse que gostava de Crivella, mas não ia apoiar ninguém no Rio em 2020. “Gosto do Crivella, me dou bem com ele. A população é quem vai decidir o futuro prefeito lá”, disse o presidente.
O DEM, Eduardo Paes e Lula também não se manifestaram sobre os dados. Mas Freixo, que tem atuado contra a crise econômica do Rio com a ajuda da bancada de oposição da Câmara, comemorou o resultado. O deputado ainda recebeu o apoio de seguidores e de representantes de outros partidos de oposição. “Defendo que o PT apoie o Freixo como candidato a prefeito do Rio de Janeiro”, disse, por exemplo, o deputado Paulo Teixeira (PT-SP) nas suas redes sociais.
“Fico honrado pela lembrança dos eleitores e feliz por ver que o carioca está disposto a dizer não aos grupos criminosos e ao projeto de violência de Bolsonaro e Crivella”, disse Freixo, em um tuíte que teve mais de 5,5 mil likes. Veja:
A pesquisa de hoje mostra que o carioca ama o Rio e não aguenta mais ver a cidade tão maltratada. Fico honrado pela lembrança dos eleitores e feliz por ver que o carioca está disposto a dizer não aos grupos criminosos e ao projeto de violência de Bolsonaro e Crivella.
— Marcelo Freixo (@MarceloFreixo) December 15, 2019
> Marcelo Freixo defende união da esquerda para evitar ditadura
> Lula convoca Haddad, Freixo e aliados a lutarem todos os dias
> Tenha a melhor cobertura do Congresso de graça no seu Whatsapp
Estamos vivendo uma nova fase na política, onde “rostos” conhecidos já não nos enganam mais. Acredito que o perfil de um bom gestor deve se pautar na EDUCAÇÃO e CARÁTER. Acredito também que teremos dias melhores na nossa cidade com alguém verdadeiramente comprometido e qualificado. Conheçam essa ex-juíza!
“Não foi à toa que ela largou tudo por um Rio melhor
Gloria Heloiza, uma ex-juíza que largou 23 anos de sua carreira por um rio de janeiro mais humano e justo para todos.
Conheça um pouco da trajetória de vida dessa mulher fantástica!
Pré-candidata Gloria Heloiza!
“
É disso que os cariocas precisam! Uma pessoa comprometida e qualificada para gerir nossa cidade! Conheçam
Se a Sodoma de Janeiro, vergonha brasileira, continuar elegendo bandidos e dando despesas ao Brasil, que venham as intervenções federal e militar permanentes, até que surja a próxima geração com mais vergonha na cara.
https://uploads.disquscdn.com/images/7cff67b7f954d637ddffe1585b3e701774ba7db1bb6bf6487d8e566830f96752.jpg
https://uploads.disquscdn.com/images/650cb22cc8e6f138334c2bb475f8a9483a843600f87a1355df28f83a2c9155d6.jpg
Quem acredita nesta DataFALHA?
Só os Petralhas.
https://uploads.disquscdn.com/images/f12b9f4c8be85c80ff53f0cd016f49f0abb6414e7ee33eb2f508f765f92e2f53.jpg
SE OS CARIOCAS ELEGEREM O MARCELO FREIXO DO PSOL, SERÁ O FIM DE VEZ DO RIO DE JANEIRO. ESTE CARA DEFENDE MILICIANOS E BANDIDOS QUANDO APRESENTA PROJETO PROIBINDO A POLICIA DE PORTAR ARMAS, OU QUANDO O POLICIAL PORTAR ARMAS TEM QUE ESPERAR O BANDIDO ATIRAR PRIMEIRO. A ELEIÇÃO DESTA SUJEITO SERÁ O MAIOR ATRASO DO RIO DE JANEIRO, PRINCIPALMENTE PORQUE É O CANDIDATO DO LULADRÃO.
PELO DATA FOLHA O BOLSONARO NÃO SERIA PRESIDENTE DO BRASIL. FATA FOLHA FAKE NEWS.