Em nova rodada de pesquisa Datafolha, o ex-presidente Lula (PT) registrou 19 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, o presidente Jair Bolsonaro (PL). Lula tem 47% das intenções de voto no primeiro turno; Bolsonaro registra 28%. A pesquisa aponta um cenário estável na corrida eleitoral.
Em comparação a rodada passada, Lula reduziu um ponto percentual, enquanto Bolsonaro cresceu um ponto. As diferenças se encontram dentro da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Em terceiro lugar, Ciro Gomes (PDT) conta com 8% das intenções de voto, crescendo um ponto em relação à última rodada.
O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Insider, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, entre em contato com comercial@congressoemfoco.com.br.
Leia também
André Janones (Avante) tem 2%; Simone Tebet (MDB), vera Lúcia (PSTU) e Pablo Marçal (Pros) têm 1%. Sofia Manzano (PCB), Felipe D’Ávila (Novo), General Santos Cruz (Podemos), Luciano Bivar (União), Eymael (DC) e Leonardo Péricles (UP) não pontuaram.
O Datafolha ouviu 2.556 eleitores em 181 cidades nos dias 22 e 23 de junho. A pesquisa foi feita no mesmo dia que surgiu a notícia de que o ex-ministro da Educação de Bolsonaro, Milton Ribeiro, havia sido preso pela Polícia Federal por conta do suposto esquema de corrupção no MEC.
Segundo a pesquisa, o eleitorado de Lula se mantém, com ele obtendo mais votos que Bolsonaro na região Nordeste (58% a 19%), entre os mais jovens (54% a 24%), menos escolarizados (56% a 22%) e entre os mais pobres (56% a 22%).
Sem credibilidade