Antecipando um tema que será amplamente debatido nas eleições de 2022, o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, nesta segunda-feira (11), que o ex-presidente Lula (PT) é o “genocida de inocentes” ao defender o aborto. A fala foi feita em uma entrevista ao portal O Liberal.
O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Insider, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, entre em contato com comercial@congressoemfoco.com.br.
Leia também
“O Lula quer também transformar o aborto como se fosse você vai no dentista para tirar um dente e você vai no médico para fazer um aborto”, atacou Bolsonaro. “Não tem qualquer respeito com a vida humana. O Lula é o genocida de pessoas inocentes quando ele prega abertamente o aborto no Brasil”, completou.
O tema está em alta desde a semana passada, quando o presidenciável do PT defendeu a legalização do aborto, pois mulheres mais pobres se submetem a tratamentos invasivos e perigosos, enquanto as de classe mais alta têm recursos para fazerem procedimentos seguros. Após a repercussão negativa, o ex-presidente recuou e afirmou ser pessoalmente contra o aborto, mas que deveria ser instituído como uma política pública.
Em agenda no Rio Grande do Sul, na última sexta-feira, Bolsonaro aproveitou para destacar que o seu governo é contra o aborto, posição reforçada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.