Na tarde da última quarta-feira (9), o líder do PT no Senado, Fabiano Contarato (ES), foi alvo de uma ameaça de morte com mensagens de teor nazista e homofóbico, tornada pública no dia seguinte quando uma mensagem semelhante foi enviada à caixa de e-mail de Marcos do Val (Podemos-ES). O endereço do segundo e-mail coincide com o de um usuário que, em junho, ameaçou provocar um atentado terrorista contra a embaixada brasileira em Lisboa, capital de Portugal, deixando as chancelarias dos dois países em estado de alerta.
No dia 13 de junho, um usuário identificado como “Reich português”, fazendo alusão ao terceiro Reich alemão, enviou um e-mail à embaixada brasileira com o tema “por uma península ibérica branca, fora pretos e zucas”, termo pejorativo utilizado em Portugal e Espanha para se referir a brasileiros. No texto, afirma que no país europeu “não há lugar para seres sub-humanos como indianos, nepaleses, marroquinos, muqulmanos [sic], judeus, ciganos,negros, os malditos brasileiros e os lgbt+”.
O autor, alegando apoio a diversos políticos e grupos neonazistas, exigiu a expulsão de “homossexuais, estrangeiros e não brancos”, defendeu as ofensas de teor racista proferidas por torcedores espanhóis ao jogador brasileiro Vini Jr no mês de maio e se referiu ao presidente Lula como “macaco” e ao ministro da Justiça, Flávio Dino, como “suíno”. Caso a expulsão não fosse realizada em 60 dias, segundo a mensagem, o usuário iniciaria uma onda de atentados terroristas em locais frequentados por brasileiros na capital portuguesa.
A ameaça gerou alerta na embaixada brasileira. Na época, o Correio Braziliense revelou um comunicado enviado no dia seguinte pelo embaixador Raimundo Carreiro ao Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, em que solicita providências para a proteção dos brasileiros no país. O principal motivo de preocupação era a proximidade de um amistoso entre as seleções de futebol dos dois países em Lisboa, com expectativa de grande presença de brasileiros.
Em resposta, o governo português reforçou a segurança não apenas nos arredores da embaixada, como também em locais de maior trânsito de brasileiros. O endereço tanto do e-mail enviado para a embaixada quanto no enviado para Marcos do Val, com ameaças a Fabiano Contarato, era luiscarpenter723@gmail.com.
A coincidência foi observada pela pesquisadora e jornalista Letícia Oliveira, que monitora movimentos e células de extrema-direita. Ela ressalta que o endereço de e-mail não é a única convergência entre as ameaças. “Nos dois casos, os textos foram concluídos com saudações nazistas, somadas a homenagens a personalidades exaltadas em movimentos neonazistas, em letras maiúsculas. As duas mensagens também foram acompanhadas de exigências extremas, acompanhadas de um prazo, cujo descumprimento resultaria em uma onda de atentados terroristas”, ressaltou.
A ameaça contra o Fabiano Contarato se encontra sob investigação da Polícia Legislativa do Senado.
Deixe um comentário