O Cartão da Transparência, ferramenta do Congresso em Foco que facilita a fiscalização dos gastos de deputados e senadores, ganhou nesta terça-feira (20) o Leão de Ouro na categoria “Digital Craft”, na 70ª edição do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, na França. O projeto, desenvolvido em parceria com a agência de publicidade AKQA, também levou o Leão de Prata em uma subcategoria também da Digital Craft.
Essa categoria celebra a arte tecnológica. Para serem premiados, os trabalhos precisam demonstrar forma e função excepcionais em um contexto digital. O prêmio foi recebido em Cannes por representantes da AKQA. O festival, que é o maior evento global da indústria criativa de mídia, comunicação e publicidade, começou nessa segunda-feira (19) e vai até o próximo sábado (24).
O Cartão da Transparência ainda é finalista em outras cinco categorias: “Mobile”, “Direct”, “Creative Data”, “Innovation” e “Titanium”. Para o fundador do Congresso em Foco, Sylvio Costa, a premiação é motivo de orgulho para o site, criado em 2003, como primeiro veículo especializado na cobertura do Congresso. “O Cartão da Transparência é algo original, útil e simples. Uma forma prática e inteligente de acessar pelo celular as despesas dos políticos pagas pelos contribuintes”, ressalta.
Diretor de criação associado da AKQA, Eduardo Nosé avalia que a premiação joga luz sobre uma demanda premente da sociedade brasileira: a transparência no setor público. “Ganhar esses Leões de Ouro e Prata em ‘Digital Craft’ no Cannes Lions representa o mais alto reconhecimento da excelência na utilização de tecnologia, criatividade e propósito juntos. Além de ser uma excelente oportunidade para trazer mais visibilidade para o projeto e consequentemente para o problema de transparência que ainda é grande em nosso país”, explica Nosé.
O projeto do Congresso em Foco é o único case brasileiro que concorre na “Titanium”. A categoria, considerada a mais importante do festival, é destinada aos projetos que celebram o “trabalho provocativo, que rompe fronteiras e inspira inveja, que marca uma nova direção para a indústria e a leva adiante”.
O Cartão da Transparência foi lançado em setembro do ano passado. Ele permite monitorar como os deputados federais e senadores gastam o dinheiro público, recebendo as notificações diretamente no celular.
Esta é a primeira vez que o Congresso em Foco ganha um Leão de Ouro no festival de Cannes Lion. Mas não a primeira em que é agraciado no mais importante evento da publicidade mundial. O site levou o Leão de Bronze em duas oportunidades, com trabalho criativo a cargo da agência FCB Brasil. Em 2021, o projeto Bolos Antiblock venceu o Leão de Bronze na categoria “Cultural Insight – Social & Influencer”, em parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Em 2019, o Trending Botics, levou o Leão de Bronze na categoria “Digital Craft”, a mesma em que conquistamos o ouro nesta edição.
COMO FUNCIONA O CARTÃO DA TRANSPARÊNCIA
- O Cartão da Transparência é uma ferramenta que permite aos leitores receber notificações em seus smartphones sobre os gastos dos parlamentares.
- Os leitores podem selecionar os deputados federais e senadores que desejam monitorar e adicionar à sua carteira digital do celular.
- A ferramenta atualmente inclui os gastos dos deputados federais, senadores e também as despesas dos cartões corporativos dos últimos presidentes da República.
- O objetivo é permitir que os cidadãos acompanhem de perto como o dinheiro público é utilizado pelos parlamentares.
- As informações são agrupadas nos portais da Transparência da Câmara dos Deputados e do Senado.
- O Cartão da Transparência utiliza a função nativa de carteira digital dos celulares para facilitar a visualização dos dados e conscientizar os cidadãos sobre os gastos da cota parlamentar.
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