Criticado pela imprensa brasileira pela forma como tem tratado o novo coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro tem sido motivo de chacota entre a mídia internacional. A imprensa mundial destaca o tom que Bolsonaro tem utilizado para se referir à pandemia, bem como as atitudes em desalinho às recomendações das autoridades sanitárias.
> Os erros dos EUA que o Brasil está repetindo no combate à covid-19
O la Repubblica, jornal diário italiano, chama Bolsonaro de “o último cético” e afirma que ele ficou isolado entre os chefes de Estado nas posições adotadas para enfrentamento ao vírus. O diário também destaca as aglomerações provocadas pelo presidente brasileiro nos últimos dias e as dissonâncias entre Bolsonaro e os governadores.
Leia também
A Itália é agora o segundo país mais afetado pela pandemia, tendo sido superado na última semana pelos Estados Unidos. O país europeu registra 18.849 mortes relacionadas ao vírus. Sua população, no entanto, é menos de um quinto da população do país americano.
Um dos mais respeitados jornais do mundo, O Le Monde, da França, destacou uma frase de Bolsonaro contrária às medidas de contenção: “Alguns vão morrer? Sim claro. Sinto muito, mas isso é a vida. Você não pode parar uma fábrica de automóveis porque há mortes nas estradas todos os anos”. O periódico francês cita nas atitudes do brasileiro um viés eleitoral. “Ao retomar esse discurso populista, muitas vezes insensato, Jair Bolsonaro certamente consegue remobilizar sua base eleitoral, de base conspiratória”, diz a matéria publicada em 4 de abril.
Na Inglaterra, o The Guardian destacou os ataques de Bolsonaro à mídia e a queda de popularidade do presidente, com protestos registrados em várias cidades do país. Para a BBC, “enquanto o mundo tenta desesperadamente combater a pandemia de coronavírus, o presidente do Brasil está fazendo o possível para minimizá-la”. A rede britânica salienta as divergências entre Bolsonaro e seu ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e afirma que o líder brasileiro está frustrado porque foi eleito com a promessa de melhorar a economia, o que foi barrado pelo avanço da covid-19. “O Sr. Bolsonaro está determinado a fazer essa pandemia política, culpando seus adversários por tentarem destruir o país.”
Preocupação com a economia
Publicações econômicas como The Economist, Forbes e Wall Street Journal destacam o descaso do presidente brasileiro e o foco nas questões econômicas. O The Economist afirma que Bolsonaro “toca violino” enquanto a pandemia cresce e se refere ao presidente como BolsoNero.
Para a Forbes ,Bolsonaro emulou o presidente americano Donald Trump no início da epidemia, mas acabou não seguindo seus passos nas últimas semanas. A revista de negócios afirma que a base de apoio do brasileiro está encolhendo e irá reduzir ainda mais se ele der as respostas erradas ao coronavírus. Na mesma direção, o Wall Street Journal critica o foco excessivo de Bolsonaro na retomada da economia frente à uma doença mortal.
Críticas fora da Europa
Bolsonaro também é criticado fora da Europa, por periódicos dos Estados Unidos, Japão, Índia, Indonésia, Austrália e Emirados Árabes Unidos.
Para o The Sydney Morning Herald, principal e mais antigo jornal australiano, Bolsonaro faz aposta de vida e morte com coronavírus. Mesmo com a disseminação da doença no país, o brasileiro não dá sinais de hesitação e faz cálculo político ao adotar postura cada vez mais desafiadora.
“Bolsonaro pode ter concluído que, quando enfrentar a reeleição em dois anos e meio, a economia importará mais para a maioria dos brasileiros do que o número de mortes por coronavírus. Ao rotular a ameaça de vírus como exagerada e reduzir as quarentenas e paralisações dos governadores a medidas desnecessárias, ele pode estar se preparando para culpar os outros por qualquer recessão que possa acontecer”, diz o texto, que cita analistas políticos brasileiros.
A Al Jazeera, emissora de televisão mais importante do mundo árabe, reproduziu entrevista com a deputada federal Tabata Amaral, que afirmou que Bolsonaro está colocando “vidas em perigo” no maior país da América Latina. A rede destaca as referências de Bolsonaro ao vírus, que utilizou termos como “gripezinha” e “histeria”.
Veja abaixo um compilado das publicações:
La Repubblica (Itália)
“Coronavírus, verdadeiro ou falso? Bolsonaro, o último cético: ‘Apenas uma gripezinha’”
https://www.repubblica.it/…/coronavirus_vero_o_falso_bolso…/
Le Monde (França)
“Coronavírus: no Brasil, Bolsonaro se isola cada vez mais da gestão da crise da saúde”
https://www.lemonde.fr/…/coronavirus-au-bresil-bolsonaro-de…
El País (Espanha)
“A atitude temerária e irresponsável do líder do maior país da América do Sul ameaça causar inúmeras mortes”
https://elpais.com/…/2…/04/03/opinion/1585937358_193172.html
The Guardian (Inglaterra)
“Jair Bolsonaro diz que crise de coronavírus é um truque da mídia”
https://www.theguardian.com/…/brazils-jair-bolsonaro-says-c…
BBC (Inglaterra)
“Enquanto o mundo tenta desesperadamente combater a pandemia de coronavírus, o presidente do Brasil está fazendo o possível para desacreditá-la”
https://www.bbc.com/news/world-latin-america-52080830
Deutsche Welle (Alemanha)
“O presidente de um país não pode confrontar a ciência”
https://m.dw.com/…/o-presidente-de-um-pa%C3%ADs-…/a-53057119
Observador (Portugal)
“Bolsonaro volta a subestimar pandemia: ‘O brasileiro tem que ser estudado, ele não pega nada’”
https://observador.pt/…/bolsonaro-volta-a-subestimar-pande…/
Aftonbladet (Suécia)
“Bolsonaro questiona números de mortes”
https://www.aftonbladet.se/…/brasiliens-bolsonaro-ifragasat…
Wall Street Journal (Estados Unidos)
“‘Voltem ao trabalho’: Bolsonaro descarta riscos mortais do coronavírus no Brasil”
https://www.wsj.com/…/bolsonaros-casual-stance-on-coronavir…
Forbes (Estados Unidos)
“Em Coronavírus versus Brasil, Bolsonaro fica quase sozinho”
https://www.forbes.com/…/in-coronavirus-versus-brazil-bol…/…
New York Times (Estados Unidos)
“Bolsonaro, isolado e desafiador, descarta ameaça de coronavírus ao Brasil”
https://www.nytimes.com/…/americas/brazil-bolsonaro-coronav…
Washington Post (Estados Unidos)
“Bolsonaro pode ser o líder mais cético do coronavírus no mundo”
https://www.washingtonpost.com/…/bolsonaro-may-be-worlds-c…/
The Japan Times (Japão)
“Jair Bolsonaro isolado e enfraquecido pela negação de coronavírus”
https://www.japantimes.co.jp/…/brazil-jair-bolsonaro-coron…/
Asahi Shimbun (Japão)
“Pelo menos um líder mundial seguiu as alegações de Trump de promover o uso das drogas. O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, elogiou repetidamente os benefícios da hidroxicloroquina e da azitromicina”
http://www.asahi.com/ajw/articles/13277451
Times of India (Índia)
“Presidente do Brasil tira selfies e aplaude manifestantes apesar de riscos da pandemia”
https://timesofindia.indiatimes.com/…/articles…/74644572.cms
Al Jazeera English (Emirados Árabes Unidos)
“COVID-19: Bolsonaro está colocando ‘vidas em perigo’”
https://www.aljazeera.com/…/covid-19-brazil-bolsanaro-putti…
The Sydney Morning Herald (Austrália)
“Bolsonaro joga com a vida e a morte em meio a pandemia”
https://www.smh.com.au/…/brazils-bolsonaro-makes-life-or-de…
TIME
“O presidente do Brasil ainda insiste que o coronavírus é um exagero. Governadores revidam”
https://time.com/…/brazil-jair-bolsonaro-coronavirus-gover…/
Detik (Indonésia)
“Além de subestimar o risco, Bolsonaro também deu um mau exemplo, aparecendo na multidão várias vezes com seus simpatizantes. Ele também não concordou com a política de ‘bloqueio’ que muitos governadores adotaram”
https://m.detik.com/…/deretan-pernyataan-kontroversial-pemi…
Zing News (Vietnã)
“No contexto da pandemia imprevisível do Covid-19, o presidente brasileiro costuma fazer declarações subjetivas. Em 29 de março, ele anunciou que gostaria de dar continuidade às atividades econômicas do país e se opõe à medida dos governadores para impedir a propagação da doença, dizendo que é natural que alguém morra pelo vírus”
https://zingnews.vn/tong-thong-brazil-len-mang-dang-tin-gia…
> Governo vai à Justiça contra medidas de estados e municípios durante pandemia
prednisone 20 mg tablets: https://prednisone1st.store/# prednisone over the counter cost
Flávia, acho que a citação do The Guardian contém um erro: imagino que a palavra seja “maximizá-la” e não “minimizá-la”.
Quem dera o Aberração estive ao menos tentando minimizar.
Verifique se não precisa de correção?
As respectivas reportagens listadas nessa matéria não são de forma alguma “chacotas”. São reportagens normais, que só idiotas vêem diferentemente disso.
Vocês realmente são RIDÍCULOS!
Eu tenho vergonha deste presidente. Ele só está preocupado com a economia. Foi assim q a Itália se afundou…
Pelo teor de seu comentário, vossa senhoria não consegue enxergar nas “entre linhas”. Politizaram o vírus e o usam desonestamente para derrubar o presidente. A economia não é mais importante que a saúde, mas também não é menos importante. Depois que quebrarem a economia do país, culparão o presidente e pedirão seu impedimento. Não consegue ver isso? É tão simples…
Se controlem jornalistas esquerdopatas do Congresso em Foco! Deixem de inventar “fofocas”! O que voces sao e um bando de “esquerdistas fofoqueiros” que nao se aguentam em ver a popularidade do Presidente Bolsonaro! E esse povo “fora do Brasil” nao sabe “patavinas” da realidade brasileira! So sabem as mentiras que voces espalham! Peguem suas trouxas e vao pra Cuba ou pra Venezuela! Nao queremos comunistas e quem apoia comunistas no Brasil!
besteira
A mídia estrangeira têm seus próprios correspondentes aqui, não dependem de jornalistas brasileiros.
Bolsonaro está com popularidade negativa em alta, se é isso que você quer dizer.
Quem não sabe patavinas da realidade é você, e se soubesse não estaria defendendo um bandido de alta periculosidade.
Parece que o mundo todo está fofocando, né.
Ou você perdeu a parte do artigo em que a “jornalista esquerdopata” oferece uma longa lista de links para jornais estrangeiros?? Pode clicar, ler e pensar: é grátis, e daí você pode tirar suas provas, ao invés de repetir o negacionismo idiota do seu ídolo.
Mas na sua cabeça bostomerdista, aposto que o mundo todo é comunista.