Principal líder do grupo 300 do Brasil, a militante Sara Winter foi presa nesta segunda-feira (15), pela Polícia Federal em Brasília. A ordem de prisão foi expedida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Mais cinco organizadores do 300 do Brasil também foram presos. As prisões são temporárias e têm a duração de cinco dias.
>Mansueto pede demissão e deve deixar o Tesouro ainda este mês
No sábado(13) o acampamento foi desmanchado por policiais do Distrito Federal. O grupo de extrema-direita defende o presidente Jair Bolsonaro e uma intervenção militar. Acampados na Praça dos Três Poderes desde o início de maio, o grupo tem promovido atos contra o Congresso e o STF. Sara já disse que os integrantes do acampamento tinham armas.
Leia também
A Secretaria de Segurança do DF afirmou por nota que o grupo era ilegal. Para o Ministério Público, o movimento é uma “milícia armada”.
Os pedidos de prisão foram apresentados na sexta-feira (12) a partir de indícios obtidos pelo Ministério Público Federal (MPF) de que o grupo continua organizando e captando recursos financeiros para ações que se enquadram na Lei de Segurança Nacional (Lei 7.170/1983), objeto do Inquérito 4.828. O objetivo das prisões temporárias é ouvir os investigados e reunir informações de como funciona o esquema criminoso.
O pedido de abertura do inquérito dos atos antidemocráticos foi feito em 20 de abril pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, com a finalidade de apurar fatos em tese delituosos envolvendo a organização de manifestações contra o regime da democracia participativa brasileira, por vários cidadãos, inclusive deputados federais, o que justificou a competência do STF.
Na ocasião, Augusto Aras afirmou que “o Estado brasileiro admite única ideologia que é a do regime da democracia participativa. Qualquer atentado à democracia afronta a Constituição e a Lei de Segurança Nacional”.
Sara também é investigada no inquérito das fake news, relatado por Moraes. No início do mês, ela publicou em suas redes sociais vídeos ameaçando o ministro.
Com informações do portal do MPF.
>Cavalieri do Otoni, aliado do deputado bolsonarista, participou de ataque ao STF
Defender intervenção militar é LIBERDADE DE EXPRESSÃO. E prender alguém por dizer o que pensa é atentado grave à democracia.
Isto não é liberdade de expressão; é crime! Pelo seu comentário, vê-se se tratar duma pessoa completamente ANALFABETA. Deveria envergonhar-se de escrever tamanhas asneiras. Que tipo de ser humano é você ao defender uma delinquente como essa sujeita? Esse país está nesta lástima por causa de gente como você! PROCURE ESTUDAR, pois nem de Língua Portuguesa você entende.
* Depois da palavra “expressão”, conforme você grafou acima, em vez de ponto segmento, o correto seria colocar a vírgula. Sob a ótica jurídica, percebe-se, TAMBÉM, seu completo analfabetismo, algo muito próprio de bolsonaristas e fascistas, sendo estas duas expressões pleonásticas. A LSN (lei de Segurança Nacional), em seu Art. 1º, prevê crime àquele que atentar contra o regime democrático conforme redação a seguir: Esta Lei prevê os crimes que lesam ou expõem a perigo de lesão: I – a integridade territorial e a soberania nacional; Il – o regime representativo e democrático, a Federação e o Estado de Direito Portanto, o regime democrático é um dos bens a serem protegidos e quem contra ele atentar comete. O Gal. Hamilton Mourão está completamente equivocado no que se refere ao assunto aqui aventado. O mal de todo fascista analfabeto é imputar a outem seus próprios defeitos. VÁ ESTUDAR!
No mais, não vou perder tempo com gente ANALFABETA como você.
Vai perder tempo em me responder, pois será bloquearei você.
Crime? Crime porque alguém assim disse. Não vejo crime em falar o que pensa. Analfabeto? Você me conhece? Não! Então rotular aqueles que não conhece, é estupidez. Asneira? Asneira porque você discorda? Tente de novo. Bom, o uso da palavra “fascista” já me explicitou tudo. O seu posicionamento político é uma das causa do caos social em que vivemos.
Acampamentos em terras que possuem dono… PODE? Acampamentos que pretendem a libertação de ladrão CONDENADO… PODE? Este são ” a favor da democracia e da constituição?” .. Bom.. é POR ISSO que o STF não é respeitado! E vai continuar a não ser!
Até que enfim alguém resolveu se mexer e colocar essa aí na cadeia!
Em breve, serão os invasores de hospitais.
Por que? Porque ela acordou e se libertou da manipulação esquerdista e agora expõe a verdadeira e podre face da esquerda?
Demorou!!!!