A bancada do Psol na Câmara solicitou ao Ministério Público (MP) que investigue os atos do acampamento bolsonarista “300 do Brasil”, instalado em Brasília. Os parlamentares pedem que a apuração do caso tenha tramitação na Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) e na Procuradoria da República no Distrito Federal.
> Cadastre-se e acesse de graça, por 30 dias, o melhor conteúdo político premium do país
A representação encaminhada nesta quinta-feira (7) ao MP também requer que seja aberto um “inquérito civil, criminal ou procedimento análogo” contra os responsáveis pelo acampamento, incluindo Sara Winter, uma das organizadoras.
Leia também
O acampamento, reunido no gramado próximo ao Congresso e em outros dois pontos de Brasília, se organiza principalmente em redes sociais e aplicativos de conversa. Entre os posicionamentos acolhidos pelo grupo estão a defesa do “extermínio da esquerda”, o fim da corrupção e o respeito à soberania nacional.
O documento assinado pela líder da sigla na Câmara, Fernanda Melchionna, e outros deputados afirma que o movimento demonstra atitudes antidemocráticas. “É indisfarçável a motivação autoritária e antidemocrática dos organizadores dos atos, publicando vídeo em redes sociais com o claro objetivo de disseminar fake news e atacar a democracia”, diz a representação.
O partido também considera que o acampamento, desrespeita o isolamento social recomendado pelas autoridades de saúde durante o período de pandemia de coronavírus e pratica os crimes de: “incitação ao crime”, “apologia de crime ou criminoso” e “Constituição de milícia privada”. “Além dos eventuais crimes contra a saúde pública, todos esses atos deixam claro que há em curso um recrudescimento autoritário, com graves consequências para a democracia brasileira, e que coloca em risco a Constituição Federal de 1988”, demonstra trecho do documento.
Além de organizar o acampamento autointitulado “300 do Brasil”, o grupo também foi um dos responsáveis pelo ato do último domingo (3), em que alguns manifestantes agrediram profissionais de imprensa.
Proibir manifestações
Com o objetivo de impedir que manifestações marcadas para o fim de semana aconteçam, presidentes regionais do PT, Psol, PSB, Rede, PV e PDT ingressaram com uma Representação no Ministério Público do Distrito Federal. Os signatários da ação alegam que os atos atentam contra o regime democrático, a separação dos poderes e contra a saúde pública diante da necessidade de isolamento social.
Os presidentes dos partidos no DF pediram ao MPDFT que sejam adotadas todas as medidas necessárias para impedir a realização não só desse, como de futuros atos antidemocráticos. Além disso, a representação também requer o impedimento da instalação do acampamento do grupo “Os 300 do Brasil” e que o Governo do Distrito Federal impeça a entrada de veículos de outros estados que cheguem à capital com a finalidade de se somar às manifestações.
“Não bastasse atentarem contra a Constituição e contra o regime democrático, o ato citado e o acampamento intitulado “300 do Brasil” atentam também contra a saúde pública do Distrito Federal. Isso porque manifestações, ainda que convocadas como carreatas, desaguam em aglomeração de pessoas”, destaca trecho da representação.
> Com apoio de deputados, bolsonaristas montam acampamento com estratégia paramilitar
Partidos de uma esquerda moribunda. Eles “farão o diabo” para sobreviverem.
Quando havia um acampamento de idiotas gritando “”F D P de nove dedos livre” lá em curitiba.. pedindo a liberdade de um CORRUPTO LADRÃO CHEFE DE QUADRILHA CONDENADO.. o psol pediu investigação?!
Os bucéfalos do PSOL, e outros partidos de 3ª linha necessitam criar factóides para sobreviver na mídia e desconhecem para terceiros o direito de liberdade de opinião que advogam para si próprios !
Tem que descer o cacete nesses idiotas que estão acampados lá. Manda esses caras irem trabalhar.
É exatamente o que deveriam ter feito com aqueles idiotas que estava acampados pedindo “” F D P de nove dedos livre” lá em Curitiba!!!
Concordo plenamente, embora idiotice não justifique idiotice.
Cadeia prá esses criminosos que não sabem conviver em Democracia…. Deveriam ir prá Arábia Saudita….rs rs rs rs rs…..
Vamos pressionar o CENTÃO, pois somos maioria. Temos de pressionar nossos representantes políticos, o Ministério Público Federal e demais órgãos da justiça para colocar esses farsantes na cadeia, incluindo-se os militares. Bolsonaro não tem feito nada de positivo para o país exceto ameaçar a nossa democracia.
Ainda estou procurando a tal ameaça à democracia vinda do presidente da república. Até agora não vi nenhuma. E não é porque assim grita a esquerda que eu aceitarei ser manipulado.
https://uploads.disquscdn.com/images/7572bfab4a714374e725d36cbb5c031f64aa27d4d7bd11d015ead84dcef6fd53.jpg
Lá eles estavam pedindo a soltura de um preso, concordando ou não é diferente de vc pedir o fechamento do congresso, metralhar a esquerda e implementar um regime semelhante ao nazismo, faça me o favor!!! Tirem suas conclusões…
Eu tirei minhas conclusões sobre suas palavras.