O ministro Celso de Mello, decano do Supremo Tribunal Federal, reagiu às mensagens enviadas pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) convocando aliados a participarem de atos contra o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal no dia 15 de março. Para o ministro, se confirmadas, as mensagens evidenciam que Bolsonaro não está à altura do cargo. O posicionamento foi registrado em texto enviado ao jornal Folha de S. Paulo.
> Ex-presidentes veem ato de Bolsonaro como ataque “gravíssimo” à democracia
O ato, diz o ministro, revela “a face sombria de um presidente da República que desconhece o valor da ordem constitucional, que ignora o sentido fundamental da separação de Poderes, que demonstra uma visão indigna de quem não está à altura do altíssimo cargo que exerce e cujo ato de inequívoca hostilidade aos demais Poderes da República traduz gesto de ominoso desapreço e de inaceitável degradação do princípio democrático!!!”.
“O presidente da República, qualquer que ele seja, embora possa muito, não pode tudo, pois lhe é vedado, sob pena de incidir em crime de responsabilidade, transgredir a supremacia político-jurídica da Constituição e das leis da República”, concluiu o ministro.
O ministro Gilmar Mendes também se manifestou sobre o caso. No Twitter ele afirmou que as instituições devem ser honradas.
A CF88 garantiu o nosso maior período de estabilidade democrática. A harmonia e o respeito mútuo entre os Poderes são pilares do Estado de Direito, independemente dos governantes de hoje ou de amanhã. Nossas instituições devem ser honradas por aqueles aos quais incumbe guardá-las
Publicidade— Gilmar Mendes (@gilmarmendes) February 26, 2020
> “Dia do foda-se” e greve da PM tensionam debate político pós-Carnaval
TODO MUNDO BOTOU O RABO ENTRE AS PERNAS DIANTE DESSAS OFENSAS. AGORA ESSE MIMIMI.
“Nós temos um presidente da Câmara fodido, um presidente do Senado fodido, não sei quantos parlamentares ameaçados.”(…)”Nós temos uma Suprema Corte totalmente acovardada, temos um Superior Tribunal de Justiça totalmente acovardado, um parlamento totalmente acovardado.” (Luiz I. Lula da Silva).
HIPOCRISIA!
CELSO DE MELO, MILITANTE ESQUERDOPATA, DEVERIA SE OLHAR NO ESPELHO, POIS ELE E SEUS COMPARSAS DO $TF É QUE NÃO ESTÃO A ALTURA DO CARGO QUE OCUPAM….
O que seria um esquerdopata?
“Nós temos uma Suprema Corte totalmente acovardada, temos um Superior Tribunal de Justiça totalmente acovardado, um parlamento totalmente acovardado. ”
(Lula).
Diante disso tudo.nao me consta que o Celso de Melo tenha falado algo.
Hipócrita.
Um congresso que só age no toma lá, dá cá.. é que não está a altura do cargo. Um STF que vota contra a prisão após segunda instância (que TODO O BRASIL QUER) é que não está a altura do cargo. Um STF que vota para dividir impeachment e suspensão de direitos políticos é que não está a altura do cargo.
????