Pesquisa do Instituto Opinião encomendada pelo Congresso em Foco revela que 53,9% dos brasileiros avaliam que o governo Lula é melhor que o de Jair Bolsonaro. Na outra ponta, 30% consideram que a atual gestão é pior do que a anterior. Para 9,9%, é igual. O levantamento ouviu 2 mil eleitores entre os dias 16 e 19 de agosto em todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com 95% de confiabilidade para o resultado geral.
O entendimento de que o governo Lula é melhor que o de seu antecessor prevalece entre 93% dos eleitores do petista. Entre eles, 5% avaliam que o cenário é o mesmo. Já entre os apoiadores de Bolsonaro, 13% consideram que a atual gestão é melhor que a do ex-presidente. Outros 66%, no entanto, julgam que a administração federal piorou.
“O presidente Lula iniciou seu terceiro mandato fazendo um contraponto claro à gestão de Jair Bolsonaro. Com mais diálogo e buscando ser um moderador. Após quatro anos de um governo belicoso, a população brasileira demonstra, e os números da pesquisa mostram, que torce para que o país volte a serenar”, explica o sociólogo e diretor do Instituto Opinião, Arilton Freres, que coordena a pesquisa ao lado do estatístico Claudio Rui dos Santos.
Leia também
A pesquisa também indica que seis de cada dez brasileiros (59,7%) aprovam o desempenho pessoal de Lula. Entre os eleitores de Bolsonaro, a aprovação ao atual presidente é de 22%. De acordo com o levantamento, 11% dos eleitores de Bolsonaro não votariam nele hoje. Esse percentual é de 2% entre os apoiadores de Lula.
A pesquisa mostra que a economia ajuda a explicar por que o petista é bem mais avaliado que o seu antecessor. Há certo otimismo dos brasileiros com a economia: 42,9% entendem que a situação econômica do país já melhorou desde o início do atual governo e metade acredita que vai melhorar mais daqui pra frente. As respostas foram coletadas por telefone por entrevistadores humanos. Foram feitos sorteios aleatórios na base de dados, sistemáticos, com critério de divisão geográfica, sexo, escolaridade e faixa etária.
Veja dados da pesquisa:
De acordo com a pesquisa, 11% dos eleitores de Bolsonaro não votariam nele hoje
Seis a cada dez brasileiros aprovam o desempenho pessoal de Lula. Aprovação é de 22% entre eleitores de Bolsonaro.
Para 42,4%, governo Lula é bom ou ótimo
Para 42,9%, economia melhorou no governo Lula
Situação econômica em casa melhorou, na avaliação de 35,3%
Para metade dos brasileiros, situação econômica do país vai melhorar
De cada dez brasileiros, seis acreditam que situação econômica vai melhorar em sua casa
Como publicou mais cedo o Congresso em Foco, a pesquisa do Instituto Opinião também mostra que 51% dos brasileiros que tomaram conhecimento da existência do caso acreditam que o ex-presidente Jair Bolsonaro era o responsável pelo esquema de venda de presentes recebidos por ele em viagens oficiais. Para 27,5%, ele não tem qualquer envolvimento com o episódio. Outros 21,1% não souberam responder.
São tão mitômanos quanto o Luladrão!