O presidente Jair Bolsonaro é alvo de uma notícia-crime protocolada na tarde desta terça-feira (31), no Supremo Tribunal Federal (STF). Todos os partidos de oposição ingressaram com a ação. PT, PSB, PDT, PCdoB, Psol, Rede e PCB acreditam que Bolsonaro colocou em risco a saúde da população ao incentivar e participar de aglomerações pelo Distrito Federal no último domingo (29).
A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann (PR), diz esperar que o processo prospere. “Espero que o Ministério Público e o STF cumpram seu papel de proteger o povo e o Brasil, sob pena de serem coniventes e corresponsáveis pelas barbaridades que ele [Jair Bolsonaro] está fazendo com o Brasil e com o povo brasileiro”, disse Gleisi ao site.
> Assista à entrevista do biólogo Atila Iamarino sobre covid-19 no Roda Viva
Segundo a presidente do PT, Bolsonaro cometeu crimes previstos no código penal. “Artigo 132 do código penal, por representar perigo para a vida e saúde de outrem; artigo 268 do código penal, por cometer infração de medida sanitárias preventivas; prevaricação, por atuar em interesse próprio, liberação das igrejas e lotéricas, e por incitação ao crime ao infringir medidas sanitárias”.
Para o presidente do PDT, Carlos Lupi, Bolsonaro tem colocado a população em risco “ao incentivar que as pessoas saiam às ruas, contrariando o próprio ministro da Saúde”. “Essa série de fatos que acabam levando ao sentido de considerar ele uma pessoa que está inabilitada para ser presidente da República”, disse Lupi.
PublicidadeO presidente do PDT explica que a escolha de entrar com notícia-crime contra Bolsonaro em vez de todos os partidos de oposição endossarem os pedidos de impeachment que já foram protocolados na Câmara acontece justamente para acelerar o possível processo de afastamento de Bolsonaro, que dessa maneira, pode acontecer mais rápido.
Trâmite processual
Pedidos de impeachment do presidente
Após 13 dias no ar, uma petição pedindo o impeachment de Jair Bolsonaro atingiu um milhão de assinaturas. O documento online foi criado no dia 18 de março e será incorporada ao pedido de impeachment protocolado na Câmara por lideranças do Psol. Entre os signatários estão os deputados federais Fernanda Melchionna (RS), Sâmia Bomfim (SP), David Miranda (RJ) e a deputada estadual do Rio Grande do Sul, Luciana Genro, além de artistas e intelectuais.
O presidente também é alvo de mais dois pedidos de impeachment na Casa. Um apresentado pelo deputado e ex-aliado de Bolsonaro, Alexandre Frota (PSDB-SP) e outro apresentado pelo deputado distrital Leandro Grass (Rede-DF).
Outra notícia-crime
O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, solicitou à Procuradoria-Geral da República que analise uma notícia-crime apresentada contra o presidente Jair Bolsonaro. O autor da ação, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), argumenta que Bolsonaro cometeu crime ao ignorar a gravidade da pandemia do coronavírus com um “histórico das reiteradas e irresponsáveis declarações”.
Mais uma vez, venho dizendo que o momento é inadequado para esse tipo de discussão. O momento atual exige e exigirá muito esforço da Nação Brasileira (povo, políticos, empresários, industriais, informais e outros) para passarmos essa pandemia o mais breve possível e torcer para não entrarmos numa recessão sem precedentes. Quanto a vaidades e irresponsabilidade de uns e oportunismo irresponsável de outros, devemos pensar que uma crise governamental e institucional no momento, só agravaria a situação atual, correndo o sério risco de entrarmos numa guerra civil no meio de uma pandemia tão grave, face a essa rixa política ignorante, sem precedentes, que assolou e assola o País.O momento é de união e não de divisão. Como temos visto todos os dias, a equipe do governo está trabalhando de maneira séria, procurando fazer o que é possível no momento. Quanto a saída do Presidente ou não, deixemos para discutir tal situação num momento mais oportuno, pois de certa forma, como todos têm visto, o palanque está aberto aos oportunistas. Por amor ao Brasil e ao povo brasileiro e por caridade e amor a Deus, nos preocupemos mais agora, com a nossa saúde e também com a do próximo.
Concordo que a mídia provoca histeria e pânicos sociais à população, sobretudo a esta menos informada, porém, tenho observado que as emissoras de televisão, em especial a Rede Globo, têm desempenhado um papel responsável e importante tão delicado. Já a Rede Record produz uma narrativa, subjacentemente, alinhada àquela preconizada por Bolsonaro. Bolsonaro é um mero Presidente da República decorativo. As pessoas devem se convencer de que bolsonaristas são, em geral, olavistas, terraplanistas, negacionistas, fascistas, genocidas etc. Merecem alguma credibilidade?
Tenho 54 anos de idade e acompanhei três governos militares (Médici, Geisel e Figueiredo). Interessei-me por Política, Ciência, Educação, Economia por volta dos meus 19 anos de idade. Não sou antropólogo tampouco cientista político, logo, o que vou dizer aqui é mera especulação, mas, ao longo desses anos, sempre que dei algum palpite, acertei na maioria esmagadora deles, seja guiado por minha intuição (meros palpites), seja pela análise cuidadosa dos fatos. Não sou tampouco pretendo ser o dono da verdade, mas, já estou cansado de escrever, nas redes sociais, DESDE O ANO PASSADO, que Bolsonaro cairá. Afirmo isto não me baseando em opiniões de quem quer que seja, mas pela forma com que Bolsonaro tem se conduzido ao longo da sua vida parlamentar. O mundo já não mais tolera este tipo de gente. Logo, afirmo, peremptoriamente, BOLSONARO VAI CAIR. Honestamente, não acho esta situação a mais desejável para a nossa frágil e incipiente democracia. O ideal seria que o T.S.E. cassasse a chapa Bolsonaro-Mourão. Bolsonaro representa risco eminente à democracia, ao meio ambiente, à saúde pública, à classe trabalhadora, aos indígenas, às minorias, ao mundo! Qualquer pessoa que não tenha nascido ontem, que tenha um mínimo de informação, empatia com o seu próximo e caráter, reconhece estas características deste senhor. O bolsonarismo se transforou numa seita semelhante àquela que levou mais de 900 mortes nos Estados Unidos, fanatizadas e hipnotizadas por Jim Jones. O bolsonarismo é nazista, presente no slogan que sustenta (Deus acima de tudo, Deus acima de todos), uma imitação para DEUTSCHLAND ÜBER ALLES (Alemanha acima de tudo), entoada na época do nazismo pelos seguidores fanatizados pela ideologia do Terceiro Reich.
Quanto a Bolsonaro, digamos que entendemos suas razões, mas conte-nos a razão de querer cassar também o Vice. Não o acha capacitado ? Qual seria o problema em ele assumir ? Imagino que respeites a nossa Carta Magna, e a tenhas citado, por diversas vezes, em 2016 por ocasião do processo de impeachment que foi SMJ, rigorosamente cumprido, com o vice assumindo a presidência. Embora seu texto tenha sido detalhado, não entendi como se pode cassar toda a chapa Bolsonaro / Mourão legalmente, ou seria um golpe do Congresso ? Lembro que a golpeada em 2016, mesmo com um “plus” do Datafolha e Ibope que lhe apresentavam com 30% de votos e liderança, durante nove semanas, sem falar que a dupla Renan / Lewandowski rasgou nossa Constituição para que a golpeada pudesse não perder seus direitos políticos. No dia das eleições, seus votos sumiram para 15%, um humilhante quarto lugar em seu curral eleitoral, MG e, diga-se de passagem, NENHUM FATO NOVO que justificasse tal queda. Aproveito para perguntar, se Bolsonaro sofrer um impeachment, tb não deveria perder seus direitos políticos ? Tudo sendo realizado corretamente, por que então cassar Mourão ? Explique por favor, sou todo ouvidos. Forte abraço Everaldo.
Que o Boçalnaro é o PIOR PRESIDENTE QUE O BRASIL E OS BRASILEIROS JÁ TIVERAM, ISSO É SEM DÚVIDA NENHUMA….
Mas o problema é o Aras…. Ele dar encaminhamento seria quase um parto….
FORAAAAA BOLSONAROOOOOOO JÁÁÁÁÁÁÁÁ !!!!!
Chora pelegada safada, pode espernear a vontade seus inúteis, Bolsonaro é o maior presidente da história do Brasil
Por que acha isso?
A um ano ouvi e concordei: Bolso não é um bom adubo, mas tem sido um excelente PESTICIDA ! Concordo plenamente, os governos do PT deixaram verdadeiros buracos para servirem de escoamento de $$$ para alguns companheiros !