A ministra da Saúde, Nísia Trindade, divulgou no sábado (7) via X (ex-Twitter) um vídeo pedindo desculpas pela realização de um evento do ministério em que houve a apresentação de uma dança sensual. No comunicado, a ministra diz que foi “surpreendida” pelo episódio e que afastou do cargo o diretor do Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde, responsável pelo evento.
O Ministério da Saúde informa que, neste sábado (7/10), adotou as devidas providências para a exoneração, a pedido, do Diretor do Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde.
Confira a íntegra do posicionamento da ministra Nísia Trindade.
“Ontem tomei conhecimento de um fato… pic.twitter.com/DcQ5BwIUGq
— Ministério da Saúde (@minsaude) October 7, 2023
O caso foi no 1º Encontro de Mobilização para Promoção da Saúde no Brasil, realizado na sexta-feira (6). O roteiro previa a apresentação de sete grupos artísticos durante o intervalo do evento. Em uma delas, houve um número de voguing, que foi registrado em vídeo e divulgado em reportagem do portal Metrópoles. O vídeo se propagou na internet e rendeu críticas ao governo Lula e ao Ministério da Saúde.
Leia também
No vídeo, Nísia diz repudiar veementemente o evento. Segundo ela, o Ministério da Saúde criou uma curadoria para que o caso não se repita. O funcionário afastado é o diretor Andrey Roosewelt Chagas Lemos, que, segundo a ministra, assumiu total responsabilidade pelo evento.
Deixe um comentário