O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), virou alvo de bolsonaristas no Twitter nesta sexta-feira (28). Neste momento, as hashtags #MaiaGolpista, #MaiaVaiSerPreso e #MaiaTraidorDaPatria ocupam três dos 20 tópicos mais comentados na rede social, com mais de 112 mil tuítes.
> Em meio a crise e ataques, Bolsonaro segue sem falar com imprensa
Os ataques ocorrem em um momento de crise institucional entre o Executivo e o Legislativo. O desentendimento começou antes do carnaval com uma frase do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, afirmando que os congressistas fazem “chantagem” com o governo.
O clima belicoso ficou ainda pior após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) compartilhar um vídeo chamando militantes para uma manifestação contra o Congresso em 15 de março. Em live ontem, Bolsonaro mentiu, afirmando que o vídeo era de 2016, apesar de fazer referências à facada que levou, em 2018.
Leia também
Assim como em crises entre o Executivo e o Congresso no passado, o presidente da Câmara virou alvo preferencial de militância bolsonarista nesta sexta, mesmo que deputados e senadores tenham colocado panos quentes no episódio. Ele é malquisto pelos apoiadores de Bolsonaro, que veem na atuação do deputado federal tentativas de minar o poder do presidente da República.
> Locutor de vídeo que chama ato anti-Congresso é coordenador da Embratur
Rodrigo Maia foi à Espanha falar sobre parlamentarismo, o que foi confirmado pela própria Embaixada da Espanha no Brasil, pelo Twitter, que logo depois apagou a postagem.
O que ocorreu de fato foi uma confissão de que há em curso um golpe contra o presidencialismo, e a clara tentativa de Rodrigo Maia de tomar para si a função de mandatário da nação.
Rodrigo Maia descumpriu a Constituição Federal e ultrapassou suas atribuições, pois não há qualquer previsão legal para que o Presidente da Câmara represente o Brasil no exterior.
A representação do Brasil junto a outras nações é atribuição privativa do Presidente da República, e este sim, em caso de necessidade pode delegar a outros, tal atribuição, o que não foi o caso.
Este fato por si já indica a necessidade urgente da própria Câmara substituir Rodrigo Maia, quiçá um processo contra ele por traição e vilipêndio do cargo.
Diante de tal ameaça de Maia (que certamente tem o apoio de outros parlamentares da mesma estirpe), o Presidente, para garantir a sua governabilidade e a segurança política no país, estará amplamente amparado pela Constituição Federal, para tomar uma atitude enérgica, contundente e definitiva, conforme o texto Constitucional:
Título IV
Da Organização dos Poderes
Capítulo II Do Poder Executivo
Seção II Das Atribuições do Presidente da República
Art. 84. COMPETE PRIVATIVAMENTE AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA:
(…)
X – DECRETAR O ESTADO DE DEFESA E O ESTADO DE SÍTIO;
XI – DECRETAR E EXECUTAR A INTERVENÇÃO FEDERAL
Apenas lembrando, este artigo conjuminado com o
Título V
Da Defesa do Estado e das Instituições Democráticas
Capítulo II
Das Forças Armadas
Art. 142. As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à GARANTIA DOS PODERES CONSTITUCIONAIS e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.
Tais Artigos dão ao Presidente da República o respaldo mais que suficiente para deter qualquer tentativa de golpe contra o Presidencialismo.
Se é para pacificar os três Poderes e torná-los harmônicos entre si, garantindo a independência entre eles e a governabilidade, a primeira providência é a destituição de Rodrigo Maia, Alcolumbre e Dias Toffoli.
E por que não o Presidente da República?
Porque ele foi eleito pela maioria dos brasileiros para exercer a Presidência do Executivo, enquanto os outros não.
Paguem pra ver!
Fonte: Jornal da Cidade Online
Nem todos os que estão no Twitter e outras redes sociais são bolsonaristas, como afirma o jornalismo sujo como o da Faliu de S.Paulo.
E nessa Casa, sai Cunha e entra outro malandro carioca que devia ter sido cassado por negociar o engavetamento da CPI do antro estudantil impUNE com comunistas, para garantir sua reeleição.
https://uploads.disquscdn.com/images/7ca5e29e4d9169207bc6c43e46c82d4857d007b13b558a793c421b484aaa3fb2.png
O desentendimento não começou com a frase do General Augusto Heleno, mas sim com as “chantagens” cotidianas do Congresso. A frase do General foi apenas uma reação às atitudes antidemocráticas dos deputados e senadores que estão adentrando na competência do executivo. Isso chama-se chantagem!
Dever ser doentio acreditar tanto em algo que qualquer tipo de horror é justificável
SE tem alguém golpista nessa história, é o bozo…..
Acho que é um auto-golpe….
Não é possível alguém com o mínimo de lucidez falar e fazer tantas asneiras assim…. E é diária a coisa…..
Só bozolino prá passar pano desse jeito…. Tão passando, e muita, é vergonha mesmo, pois defendem o indefensável…..
#ImpeachmantBolsonaro JÁ….
TEM QUE SAIR !!!!!
Silas,pobre criatura iludida,hahahahhah
#Bolsonaro2026..
Relaxa,em 2022 vai dar Bolsonaro no primeiro turno. https://uploads.disquscdn.com/images/2ad46cebfcc843262d101279bf407f08063961b9198da95a5318dc255b93ab19.jpg
https://uploads.disquscdn.com/images/52c9726b40b5ed66762592c5f3213600dd2bbedc2e5a5bf475fe5a3e2fe4005c.jpg
É o gado bolsonarista! Fora os robôs que ficam bajulando Bozzo!
É isso aí! IMPEACHMENT DO BOZZO JÁ!!!! Esses bolsonaristas no Twitter são todos robôs!