O presidente Lula (PT) tem uma relação melhor com o Congresso e com o Judiciário do que o seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL). A constatação é do Painel do Poder, pesquisa feita pelo Congresso em Foco Análise, com os principais líderes da Câmara e do Senado. Os parlamentares entrevistados também consideram que o relacionamento de Lula com o Judiciário é melhor do que com o Legislativo.
Para ter acesso à íntegra do relatório, faça contato pelo email comercial@congressoemfoco.com.br.
O Painel do Poder pediu aos entrevistados que avaliassem o governo atual com uma nota de 1 a 5 em diferentes áreas. Em junho de 2019 e em outros momentos do governo anterior, a pesquisa já questionava os congressistas a respeito da relação do governo com o Congresso e com o Judiciário, o que permite traçar uma série histórica:
Leia também
- para os parlamentares, a relação do governo Lula com o Congresso hoje tem nota 2,61 de 5. A gestão Bolsonaro marcava 1,5 em setembro do seu primeiro ano de mandato;
- na relação com o Judiciário, Lula tem nota 3,73 de 5 pontos possíveis. Bolsonaro tinha 1,9 em setembro de 2019.
Apesar dos ventos favoráveis (queda da inflação, aumento do PIB, aprovações de matérias importantes no campo da economia, queda dos juros), o primeiro semestre foi desgastante para o governo Lula em termos de sua relação com os parlamentares. Na avaliação desses, captada pelo Painel do Poder, a média do governo caiu de 3,1 (em fevereiro) para 2,61 (em julho).
Para o cientista político André Rehbein Sathler, pesquisador-associado do Congresso em Foco Análise, essa queda está associada à dificuldades operacionais na formação e gestão da coalizão, com a divisão de emendas e distribuição de cargos. “Foram dificuldades que afetaram a relação até com partidos da própria base do governo”. Já a relação com o Poder Judiciário também apresentou algum desgaste, na percepção dos parlamentares, caindo de 4,1, em fevereiro, para 3,73, em julho. Nesse caso, para André, o efeito é mais devido “ao distanciamento temporal em relação ao processo eleitoral. Os parlamentares revelam uma percepção de que a boa relação com o Judiciário foi essencial para que o presidente Lula pudesse concorrer e ter sua vitória assegurada”.
A coleta de dados da rodada mais recente do Painel do Poder foi realizada de 8 de junho a 12 de julho de 2023. Nesse período, o governo registrou momentos de tensão com a Câmara: a dificuldade entre os deputados para a aprovação com mudanças da MP 1.154/2023, que estabelecia a nova estrutura de ministérios do governo, acendeu um alerta no Planalto. Depois da troca na pasta do Turismo, Lula segue negociando mais substituições no primeiro escalão para conquistar votos de legendas como PP e Republicanos na Câmara.
Por outro lado, o governo encerrou o primeiro semestre de 2023 com uma série de vitórias no Congresso, em particular na área econômica, com a aprovação da reforma tributária e do projeto que altera as regras do Carf na Câmara e do arcabouço fiscal.
Combate à corrupção
A gestão Lula também é melhor avaliada que a de Bolsonaro pelo Congresso na área do combate à corrupção, embora por uma diferença pequena: tem nota 2,69, enquanto o governo anterior marcava 2,6 em junho de 2019.
Humor do Congresso
O Painel do Poder é a única pesquisa no Brasil a ouvir exclusivamente os líderes políticos mais influentes no Congresso Nacional para aferir as tendências predominantes na Câmara e no Senado quanto ao relacionamento com o governo federal e às políticas públicas.
Feita no formato de painel, o que permite aferir as mudanças de humor no Congresso, a pesquisa permite a tomadores de decisões antecipar cenários e fazer prognósticos. A cada três meses, ouvimos cerca de 70 congressistas que consideramos ter maior influência no Legislativo. O resultado é publicado, em parte, no nosso site.
Mas você pode comprar o relatório completo da pesquisa, contratar perguntas exclusivas ou mesmo agendar uma apresentação personalizada. Para isso, contacte nossa equipe de marketing.
Deixe um comentário