O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta criticaram a militarização e a falta de um titular para a pasta durante a pandemia de covid-19, que já matou mais de 71 mil pessoas no país. As críticas foram feitas em debate transmitido pelo site da IstoÉ nesse sábado à noite (11).
Gilmar afirmou que a militarização do ministério é péssima para a imagem das Forças Armadas, que se juntam a um “genocídio” no país. “Não podemos mais tolerar essa situação que se passa no Ministério da Saúde. Não é aceitável que se tenha esse vazio. Pode até se dizer: a estratégia é tirar o protagonismo do governo federal, é atribuir a responsabilidade a estados e municípios. Se for essa a intenção é preciso se fazer alguma coisa”, afirmou o ministro do Supremo.
Leia também
“É preciso dizer isso de maneira muito clara: o Exército está se associando a esse genocídio, não é razoável. É preciso pôr fim a isso”, acrescentou.
A pasta é conduzida de maneira interina pelo general do Exército Eduardo Pazuello desde 15 de maio, ou seja, há quase dois meses. Bolsonaro sinalizou na última semana que deverá escolher outro nome para o seu lugar. O último ministro da Saúde, Nelson Teich, ficou um mês no cargo, do qual se afastou após divergências com as orientações do presidente Jair Bolsonaro em relação ao combate à covid-19.
Antecessor de Teich, Luiz Henrique Mandetta também condenou a delegação da condução das ações de saúde pelas Forças Armadas. “Não é nem uma interferência no Ministério da Saúde, é uma aniquilação. Uma ocupação militar do Ministério da Saúde”, afirmou.
Mandetta disse que a pasta perdeu credibilidade e transparência com a ocupação dos militares. Segundo ele, a atual gestão tem escondido informações relacionadas à pandemia. “Em saúde ter segredos é o caminho mais rápido da tragédia”, afirmou. “Na nossa sucessão vieram militares. A primeira coisa que eles fizeram foi não mais mostrar os números 17h, não mais mostrar nada”, criticou.
PublicidadeO ex-ministro declarou que sempre informou Bolsonaro sobre a dimensão da crise, mas que o presidente preferiu ouvir outras pessoas. “O presidente nunca deixou de saber quais eram os cenários reais. Assim como sua Casa Civil, assim como seu corpo de ministros. Sabiam os passos que iam dar, sabiam dos momentos duros que teríamos pela frente”, ressaltou.
Na avaliação de Mandetta, Bolsonaro agiu de maneira deliberada ao desrespeitar as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS). “O presidente falou: ‘Qualquer coisa bote na minha conta, jogue no meu colo’. Ele falou: ‘Essa doença é que nem chuva, eu quero que todo mundo se molhe, porque daí todo mundo já tem essa gripe de uma vez só e acaba com isso”, relatou.
“Não foi por desconhecimento, foi por uma opção de não seguir as orientações do Ministério da Saúde e seguir uma assessoria que ele achava mais pertinente e mais conveniente, o que acabou colocando em descompasso o Ministério da Saúde que ia em uma direção e ele em outra”, reforçou.
O Ministério da Saúde e o Palácio do Planalto não se manifestaram sobre as declarações de Mandetta e Gilmar.
Já o Ministério da Defesa divulgou uma nota em que faz um balanço das contribuições da pasta no combate à covid-19. Veja a íntegra:
“O Ministério da Defesa (MD) informa que as Forças Armadas atuam diretamente no combate ao novo coronavírus, por meio da Operação Covid-19. Desde o início da pandemia, vem atuando sempre para o bem-estar de todos os brasileiros. São empregados, diariamente, 34 mil militares, efetivo maior do que o da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial, com 25.800 homens. O MD tem o compromisso com a saúde e com o bem estar de todos o brasileiros de norte ao sul do País. A mobilização desta Pasta começou no dia 5 de fevereiro, quando foi deflagrada a Operação Regresso à Patria Amada Brasil. Na ocasião, foram resgatados 34 brasileiros de Wuhan, na China, antes mesmo de aparecer o primeiro caso confirmado de coronavírus no Brasil, em 26 de fevereiro.
A Operação Covid-19, criada em 19 de março de 2020, estabeleceu 10 comandos conjuntos espalhados por todo o Brasil, além do Comando Aeroespacial (COMAE). Os resultados mostram que a operação está atingindo os objetivos a que se propõe. De lá para cá, foram descontaminados 3.348 locais públicos; realizadas 2.139 campanhas de conscientização junto à população, 3.249 ações em barreiras sanitárias e 21.026 doações de sangue; distribuídos 728.842 cestas básicas; produzidos 20.315 litros de álcool em gel e capacitadas 9.945 pessoas para realizar ações de descontaminação.
É ainda importante destacar que já foram transportadas 17.554 toneladas de pessoal e equipamentos médicos via terrestre, 471 toneladas de pessoal e equipamentos médicos via transporte aéreo, voadas 1.334 horas, o equivalente a 14,5 voltas ao mundo.
As Forças Armadas realizam permanentemente atividades subsidiárias para cooperar com o desenvolvimento nacional e defesa civil. Este ano, em face à pandemia causada pelo novo coronavírus, os Ministérios da Defesa e da Saúde, em ação conjunta, intensificaram a assistência à saúde prestada a indígenas em diversas localidades carentes e isoladas do país. As mais de 200 missões em aldeias indígenas somente na Amazônia Ocidental realizam atendimentos de saúde, promovem cuidados básicos de saúde e orientam sobre a prevenção de doenças, sempre respeitando os aspectos socioculturais, condizentes com a realidade de cada etnia.”
> Cadastre-se e acesse de graça, por 30 dias, o melhor conteúdo político premium do país
É melhor se coçar, voltar de Portugal e começar a usar a caneta, “Excelênça”. Acabaram de mandar prender a Quadrilha do Baratinha, a quadrilha daquele$ amigo$ $eu$.
A verdade é uma só, alguns ministros do STF devem voltar para sua casinha, o STF como instituição não merece isso!…E é obrigação do Congresso Nacional reestruturar a operação do STF, desde o formato da escolha dos ministros, duração no cargo, contra pesos de decisões arbitrárias etc…
Então… ministro do STF comparar o presidente da republica a hitler.. pode!! Ministro do STF dizer que os militares estão se unindo a “genocídio”, pode. Mas se alguém falar que acha que a filha de ministro do STF deveria ser estuprada.. aí é crime!? E depois ainda a mídia esquerdista vem encher o saco dizendo que falar em ACABAR com esta corja do STF é crime!
O mar de sangue das mortes pela COVID-19, está nas mãos sujas dos 11 ministros do STF, os reais culpados pelo desastre na condução do combate ao coronavírus. Ou já se esqueceu que VOCÊS, tiraram do Executivo Federal o poder de determinar os protocolos de combate à pandemia e passaram para os “governadores e prefeitos”? VOCÊS SÃO OS GENOCIDAS. O POVO NÃO ESQUECERÁ!
Está nas mãos de um presidente totalmente omisso.
O libertador de bandidos tem mais é que ficar calado. O mundo fede em cada bobagem que ele diz.
De vez em quando ele acerta, como agora.
A OMS está perdidinha. Não sabe de nenhum medicamento que combata o vírus satisfatoriamente. Seu diretor é um biólogo etíope comunista aliado da China. Já o Mandetta é um excelente cantor de Karaoke. E o Gilmar é melhor que o LactoPurga. Tá com prisão? Ele solta.
Ô “beiçola”, o mar de sangue das mortes pela COVID-19, está nas mãos sujas dos 11 ministros do STF, os reais culpados pelo desastre na condução do combate ao coronavírus. Ou já se esqueceu que VOCÊS, tiraram do Executivo Federal o poder de determinar os protocolos de combate à pandemia e passaram para os “governadores e prefeitos”? VOCÊS SÃO OS GENOCIDAS. O POVO NÃO ESQUECERÁ!
Quanto ao sr. Mandetta, ainda deve muitas explicações:
1 – Quando será o “pico” da pandemia?;
2 – Como foi o esquema do desvio de R$ 43 milhões do FNS para o prefeito de Imperatriz/MA, por ter se filiado ao DEM?;
3 – Quantos se infectaram naquela “festinha” de despedida em seu gabinete, com abraços, dancinhas, e tudo SEM MÁSCARA?;
4 – A compra superfaturada em 67% a mais de máscaras cirúrgicas, sem licitação.
E tem muito mais, não é mesmo?
E A CF CONTINUA COVARDEMENTE CALADA SOBRE O CASO DO MBL (Moleques Bu4n4da Livre). Será por quê?
Só uma pergunta, Mandetta. Quando vai ser o pico da pandemia? Na primeira quinzena de abril, na segunda quinzena de abril, na primeira quinzena de maio, na segunda quinzena de maio e etc…etc….Qual quinzena?
Como não temos mais ministério, nem política, de Saúde, vamos viver ainda por um bom tempo de pico em pico.
Se depender só do Mandetta tem isolamento social até 2030. Vai fazer campanha para governador do MT em cima disso.
Isolamento até ter uma vacina ou um remédio eficaz. Mandetta ser candidato a governante seria bom, o Brasil precisa de opções.
Bom mesmo. Mas antes precisa explicar os desvios de quando era secretário de saúde do MT.
Nunca ouvi falar disso, mas se houve cabe explicar. Há inquéritos a respeito, acusações concretas, investigações?
Procura na VEJA de 20/11/2018
Não tenho Veja. Mas desde então a investigação (mesmo pela imprensa) não progrediu? Já se passaram 20 meses!
Não tem VEJA?
Então leia na sua Folha de São Paulo de 13/11/2018
MANCHETE:
Cotado para Ministério da Saúde é investigado sob suspeita de caixa 2 e fraude
Aproveita que ele tá aqui e pergunta ao Gilmar porque a investigação não anda.
“A investigação foi proposta pela Procuradoria Geral da República, em
Brasília, é supervisionada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e
realizada pela Polícia Federal (PF), porque Mandetta é deputado federal.”
O foro privilegiado é uma imundice e quando um julgamento demora mais de uma década ou até mais, por exemplo com renan calheiros, não mais se pode falar de justiça. É uma pena que a CPI Lava Toga não chegou a existir.
Concordo.
Quanto ao isolamento, eu aprovo que você fique para sempre. Eu não vou ficar, porque tenho que trabalhar para me sustentar.
Você dá mais impressão de ser um aposentado. Mas, mesmo trabalhando cabe sempre o máximo de distanciamento e quando possível trabalhar em casa.
Trabalho muito, inclusive porque trabalho para mim mesmo. Meu chefe é exigente.
Mesmo assim convém seguir o distanciamento e isolamento o máximo possível.
O Mandetta.. como ministro.. só serviu pra dar entrevista e pedir para o povo ficar em casa. E.. peteba.. diz aí.. o que foi de PRÁTICO que o mandetta fez enquanto ministro?
Quais foram as orientações da OMS? Usar máscaras? O Tedros Adhanon nunca usa máscara. Procurem para ver se tem alguma foto dele de máscara.
Taí outro que não tem a menor credibilidade para comentar sobre nada. Advogado de defesa de criminosos ricos, somente isso.
O país está à deriva nas mãos dos militares. E ainda tem gente que pede intervenção militar no país….Ó santa ingenuidade!
O país está e vai continuar nas mãos SEGURAS dos militares. Nao se preocupe, peteba.. não vamos permitir que sua ideologia imbecil faça com que o Brasil volte para as mãos nojentas da esquerda!
Aqueles que só pensam no butim deles? Veremos!!!!
É.. aqueles que honram a Pátria (não aqueles que assaltam os fundos de pensão). Aqueles que DEFENDEM a Pátria (não aqueles que fizeram o PETROLÃO). Aqueles que tem ética (não os que defendem a putaria).
Defendem a Pátria???? kkkkkkkkkkkkkkk São uns entreguistas, isso sim!!!
kkkkk.. Entreguista é o nove dedos, que quando a Bolivia PEGOU a nossa refinaria ele não falou nada. Entreguista é a dentuça terrorista.. que comprou Pasadena por DEZ VEZES o preço.. só pra pagar propina. Entreguista é o Zé terrorista dirceu.. o engenheiro do Mensalão do pute.
Bolívia pegou a nossa refinaria? Pelo visto não sabes da história dessa refinaria. Se não me engano foi em 1999 que o Brasil comprou essas refinarias que eram da Bolívia e depois este as nacionalizou PAGANDO por elas. Tinha vendido essas refinarias por R$ 104 milhões para o Brasil no governo FHC e PAGOU R$ 112 milhões para nacionalizá-las. Essa notícia foi dada pelo jornal O Globo no dia 13.08.2007. Portanto, nada foi dado de graça, querido! E quem fez a transação toda de Pasadena foi o sr. Gregório Preciado , que vem a ser o primo do senador José Serra. E esse Preciado foi indiciado por essa transação e por ter faturado a propina. E não só Preciado, mas outras pessoas foram indiciadas por isso, segundo a coluna do jornalista Fausto Macedo que saiu no Estadão 18.12.2017. Entendeu, querido?
Sabe fazer conta, “querida”? (aliás, lembrei do delicioso TCHAU, querida):
2006
Ao tomar posse, Evo Morales avisa que nacionalizará o setor de
petróleo no país. Em 1º de maio, o presidente promove a invasão
de refinarias da Petrobras; em setembro, o decreto de
nacionalização dos hidrocarbonetos é assinado e começa a
negociação de ressarcimento da Petrobras.
2007
Bolívia e Petrobras negociaram, em maio, o valor a ser pago à
Petrobras pela nacionalização das refinarias. Embora
inicialmente a empresa quisesse US$ 200 milhões pelos ativos,
ficou decidido em acordo que o valor de venda seria de US$ 112
milhões. A empresa havia comprado os ativos em 1999, por US$ 104
milhões, tendo investido US$ 30 milhões em melhorias.
Só passei aqui para deixar esse PS: até os técnicos da Petrobrás na época em que a Bolivia nacionalizou as tais refinarias disseram que o Brasil se livrou de 2 abacaxis. E agora, definitivamente: TCHAU QUERIDO!!!!!!!! E, por favor, não me “ligue” mais. Ignore-me, tal kei (parodiando o seu ídolo)?
Putz..fica tranquila.. não tenho nada pra falar com vc não. Só mesmo que.. JAMAIS PERMITIREMOS QUE SUA CORJA VOLTE AO PODER!! J A M A I S !
Acho que vc sonha,,,,,vc viu o relatorio do BNDE onde consta que esta usina nunca foi paga ….foi dada ao indiozinho que nao exsite mais na Bolivia pelo teu bebado e corrupto de estimacao…….outro exemplo e o Porto de CUBA so $ 4bilhoes ?!?!?!1…..onde esta este pagamento…….talvez alguem recebeu e depositou em algum paraiso fiscal………Tenho pena de pessoas como vc que tem um cerebro limitado e lavado pelo socialismo…..vc e uma COITADA!!!!!!!……….
Que a Bolívia pagou as refinarias em 2 parcelas de US$ 56 milhões cada foi noticiado pelo jornal O Globo em 13.07.2007 quando o país efetuou o pagamento da segunda parcela. Fontes da Petrobrás confirmou o depósito do pagamento em uma conta da empresa em um banco de Nova York. Com o pagamento dessa 2a. parcela a Bolívia passou a ser dona absoluta das 2 refinarias, sendo uma situada na região central de Cochabamba e outra no leste de Santa Cruz. Se não estiver satisfeito com a reportagem do jornal O Globo o que te impede de ir na Petrobrás, e verificar com os seus próprios olhos, a confirmação dos depósitos dos pagamentos efetuados pela Bolívia?
Como vc e desinformada em 2007 eles disseram que iriam pagar e somente em 2014 (SO 7 anos depois) confirmaram que iriam pagar menos da metade ($256 valor) ou seja $115 em parcelas e o teu IDALO bebado e Anta disseram amem, isto nao e roubo ou pagar no teu “brilhante” conceito…………alem do que nao existe abacaxi de graca se quiser tem que pagar o que vale………….Cuba e Africa, claro que tem data para pagamentp depis de 35 anos…….35 ANOS……..enquanto isto o Brasil nao tem saneamento, estradas descentes, escolas descentes, hospitais descentes…………e assim que vcs distorcem tudo…………Vai procurar tua turma de babados e corruptos………..para “loira burra” so falta tingir o cabelo……e quem pagou tudo isto vc, eu, todos……se vc gosta de jogar teu dinheiro no bueiro da corrupcao e socialismo e problema teu , eu nao quero isto com meu dinheiro……………..
Nossa! Quer dizer que o governo Bozzo gastou R$ 48 milhões à toa mesmo e nós pagando de otários. Era só perguntar para o Vince, Bozzo, sobre a tal “caixa preta” do BNDES!!! Ele sabe de tudo. O jornal O Globo mentiu, o Estadão mentiu, o jornal A Tarde mentiu. Todos mentiram. Só o Vince está certo!!!!
LOL!!!!!!!!!…..vc e muito engracada…….Primeiro a GLOBO em 2007 dizendo que Bolivia pagou e em 2014 foi o ESTADO DE SAO PAULO que postou que a Bolivia ia pagar so $112 em suaves parcelas mensais……..ambos os campeoes do FAKE NEWS!!!!!……..LOLOLOL!!!!!!……vai no BNDES que nao e fake LOIRA FALSA!!!!!!!………LOL!!!!!!!!!!
Cara, é como eu disse: vai lá no jornal O Globo dizer que eles espalharam fake news em 2007 ao publicarem que a Bolívia pagou pelas refinarias. O que te impede de fazer isso? Peça para o O Globo desmentir essa notícia. Simples assim! Ao invés de ficar brigando comigo, faça isso! Porque até ela admitir que mentiu nessa publicação de 2007 eu acredito nessa notícia. Entendeu????
LOL!!!!!!!!!!!!……..O FILHINHA…….o GLOBO para mim nao serve nem para limpar aquele lugar…………vc e que pecisa se informar muito melhor do que ficar ainda acreditando na GLOBO…esta e minha ultima vez…….vai no site do governo BNDES e nao na globolixo!!!!!!!!!!!!…………vcs de esquerda sao realmente bloqueados…….ate no Dr. Google vc acha que a Bolivia nunca pagou em 2007……..so tem a noticia da Globo que nunca aconteceu……ACORDA!!!!!
Engano seu, querido! Pois essa Nota que me referi do BNDES eu li no site do Banco. É só vc pesquisar por “Nota sobre financiamento à exportação de serviços” publicada no dia 15.09.2019. É a 3° postagem mais lida no site do Banco no item Agência BNDES de Notícias. Há até uma secção no site destinado a esclarecer os boatos que divulgam sobre os empréstimos do Banco chamado Fato ou Boato. Propagam tanto que o BNDES só empresta para Cuba, Venezuela, Angola e Moçambique, mas o BNDES emitiu o seguinte: “Isso é falso. O BNDES financia exportações de empresas brasileiras para mais de 40 países. Essas exportações referem-se a bens e serviços de alto valor agregado, como aeronaves, ônibus, caminhões e bens e serviços de engenharia. Ao contrário do que comumente é noticiado, o maior destino dessas operações são os Estados Unidos (US$ 17 bilhões de 1998 a 2017). Em seguida, vêm Argentina (US$ 3,5 bilhões), Angola (US$ 3,4 bilhões), Venezuela (US$ 2,2 bi) e Holanda (US$ 1,5 bi)”. E sobre a inadimplência do Banco cabe ressaltar que apenas Angola estava a ponto de dar calote no BNDES, mas foi salva pelo empréstimo de US$ 2 bilhões concedidos em 2018 por Michel Temer. Lembra? Portanto não é só os governos petistas que emprestaram para países africanos, mas Michel Temer também emprestou. E o governo FHC também emprestou para Cuba e Venezuela.
Portanto, como vc pode ler NADa foi pago em 2007 somente em 2014 a Bolivia nos deu um cano de $135Milhoes e pagou o resto como quiz….e vc pode me dizer qual e a diferenca entre o PT , FHC, Temer vice do PT……….O ponto e BOLSONARO NAO FAZ ESTA IDIOTICES>>>>>……..se vc gosta de emprestar teu dinheiro sem correcao e prazo de pagamento ade atternun, faca com teu dinheiro…………..Outra GRANDE diference..o dinheiro para USA/Holanda foi para instalacao de empresas Brasileiras nos USA e nao para o governo americano como foi para CUBA, ANGOLA, VENEZUELA, ARGENTINA……
Vince, querido, o que vc está achando da “compra” dos votos do Centrão pelo Bozzo? São bilhões que ele está gastando para se salvar da degola e escapar do impeachment. E nós, os otários, inclusive vc, pagando por esta patacoada toda…… Sim, ele não faz idiotices….faz-me rir….. apoiar miliciano? Estou fora!!!!! E TCHAU QUERIDO!!!!!
Oras!!!!… se os antecessores fizeram coisa muito pior …e ja que o congresso e um antro de corrupcao, porque ele nao pode comprar votos para fazer o que e correto para ser feito ao inves da bandalheira que era antes…..no teu idalo era ….v nao consegue trazer NADA que faca algum sentido……..ACORDA!!!!
Só para finalizar esse papo: hoje o Estadão está divulgando que em meio a milhões de trabalhadores desempregados e mesmo com a economia em depressão e milhões de desempregados, o governo Bozzo quer aumentar ainda mais salário dos militares. A reportagem revelou que oficiais que hoje recebem até R$ 1.734,92 para exercer cargo de confiança na administração podem passar a receber até R$ 6.991,73, mais de seis vezes o salário mínimo (R$ 1.045), de acordo com minuta de Medida Provisória. Praças, que possuem mais baixas patentes, também não ficarão de fora do reajuste e poderão receber gratificações de até R$ 2.591,46, o equivalente a dois salários mínimos e meio. O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), comentou em sua página no Twitter, neste sábado (18), o aumento de 122% no número de militares com cargos no governo. Flávio Dino, que foi juiz federal, afirmou que o número recorde de militares no governo é inconstitucional e inconveniente. “Para vislumbrar a inconstitucionalidade e inconveniência, basta imaginar o contrário: servidores civis sendo nomeados para comandar batalhões do Exército. Ou mesmo para exercer o próprio Comando do Exército”, apontou. E, segundo o blog do Vicente do Correio Braziliense só 30% dos militares que receberam indevidamente o coronavoucher de R$ 600,00 devolveram o dinheiro. E o resto, os 70% que não devolveram serão punidos? Essa será a “elite militar” que vai nos governar para deleite dos bolsominions. E C’EST FINI, caro Vince!!!!!
UE!!!!!…os congresso aprovou o aumento do funcionalismo qdo o presidene nao queria…entao ele pode o que quizer tb……………….ainda bem fique com teu molusco de estimacao……cheio dos teus nonsenses…….
Vc lá no Esgotao247, “mas o único culpado é o Lula que visitou um. E não comprou.”
Vc ainda insiste na defesa deste criminoso. Vergonha.
Vamos privatizar o BB.
Quanto à Cuba e o Porto de Mariel o próprio BNDES soltou uma nota no dia 15.09.2019 para dirimir qualquer dúvida quanto aos financiamentos concedidos pelo Banco dizendo que NÃO HÁ NENHUM FINANCIAMENTO COM PAGAMENTO ATRASADO. Em 2009 foi feito um acordo entre Brasil e Cuba para construção do Porto de Mariel e a Odebrecht ficou encarregada pela construção. Segundo a nota do BNDES Cuba terá um prazo de 25 anos para
quitar o empréstimo. Portanto, caro, esse prazo terminará por volta de 2034 ou 2035. Agora saiu no jornal O Globo no dia 21.01.2020 que o governo Bozzo gastou cerca de R$ 48 milhões com uma auditoria para ver se achava algum ilícito nos financiamentos concedidos pelo banco e NÃO ACHARAM NENHUMA IRREGULARIDADE. Quem vai pagar por esses R$ 48 milhões gastos à toa? NÓS, os otários!!!